A carta de 10 milhões de dólares de Bruce Lee e sobre como conquistar seus objetivos

É muito importante sonhar com seus objetivos futuros. Mas, muito mais relevante é traçar os caminhos de como você pretende chegar lá. Foi essa estratégia que levou Bruce Lee ao topo do mundo e lenda viva nas artes marciais e no cinema.

A prova disto está em Nova York, pendurada na parede do Planet Hollywood. É uma carta que o artista marcial escreveu para si mesmo, de próprio punho, datada de 9 de janeiro de 1970. Ela leva um carimbo escrito SECRET.

Nela, Bruce Lee promete a si ser a estrela do cinema oriental mais conhecida nos EUA, com uma fortuna de 10 milhões de dólares.

Leia a tradução dela abaixo:

MINHA PRINCIPAL META DEFINIDA

Eu, Bruce Lee, serei o o primeiro e mais bem pago Superstar Oriental nos Estados Unidos. Em troca disso, farei as performances mais entusiasmadas, e vou entregar o melhor da minha qualidade como ator. Começando em 1970 atingirei fama mundial, e a partir daí até 1980 terei em minha posse 10 milhões de dólares. Viverei do jeito que eu quero e atingirei paz interna e felicidade.
Bruce Lee, jan. 1969

Quando escreveu esta carta, Bruce já estava nos EUA, mas ainda não era famoso no cinema. Era apenas um artista marcial com algumas participações em seriados de pouca relevância demonstrando sua agilidade nas lutas.

Embora não tenha conseguido chegar vivo em 1980 (morreu em 73, 4 anos depois de escrever a carta), em sua morte ele já era um superstar, o oriental mais bem sucedido no ocidente e com uma fortuna de quase 10 milhões.

A razão para o sucesso de Bruce Lee não foi simplesmente escrever uma promessa de sonho, mas determinar um compromisso para atingir seus objetivos e o modo para alcançá-los.

A parte mais interessante desta carta é a segunda parte, a parte que muitas vezes omitimos quando nos sentamos com nós mesmos para definir metas. “E em troca vou dar a melhor atuação que eu poderia dar a cada vez que estou na frente da câmera e vou viver em paz e harmonia.”

Quem trilhou caminhos semelhantes foi o ator e comediante Jim Carrey. Quando Jim chegou em Los Angeles, ele fez para si mesmo um cheque de 10 milhões de dólares, guardou-o na carteira e prometeu que no Dia de Ação de Graças de 1995 iria depositar aquele dinheiro.

O ano começou com o lançamento de “Ace Ventura: o detetive de animais”, seguido por “O Máscara” e terminando com “Débi e Lóide”. Em apenas um ano, ele conseguiu um lugar entre as estrelas de Hollywood com as bilheterias mais lucrativas de todos os tempos.

“Então, pouco antes do dia de Ação de Graças em 1995, descobri que receberia 10 milhões por Débi & Loide. Eu coloquei aquele cheque no caixão do meu pai, porque era nosso sonho juntos.”

Esses dois casos não tem a ver com qualquer forma de técnica mística para conquistar objetivos. Não foi um pedido feito para alguém aleatório esperando que aquilo se concretizasse. É um compromisso que tanto Bruce Lee quanto Jim Carrey fizeram consigo mesmo, entregando tudo que podia (conforme sua ética e valor moral), trabalhando duro e traçando metas para alcançarem seus sonhos.

Muitas outras pessoas usaram tal recurso de traçar planos para si mesmo e materializá-los no papel. Isso ajuda a enxergar com mais clareza suas metas, o que você almeja e o que é preciso para alcançá-lo.

Não foque no dinheiro, ele poderá ser uma consequência do seu sucesso. Busque algo que te proporcione uma realização pessoal, que te faça uma pessoa melhor e, que acima de tudo, possa te dar felicidade e satisfação.

Eu quero saber de você: qual grande objetivo escreveria na sua carta de metas e como traçaria o plano para conquistá-lo?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »