Até onde um homem pode se abrir com seus amigos?

Dá pra confiar em seus amigos

Temos uma coluna no site que chama MHM Responde. Nela, respondemos algumas perguntas de leitores sobre a vida, universo e tudo mais. E olha cara, chega de tudo por lá. Pergunta de estilo, relacionamento, sexo…

Porém, de uns tempos para cá, comecei a reparar em algo comum em muitos dos caras que mandam as perguntas para gente: Eles simplesmente não tem com quem se abrir.

Não que eles não tenham círculos de amizade grandes ou não saiam de casa. Acontece que muitos homens têm um problema para se abrir com seus amigos. Com razão.

Mesmo hoje em dia, muitos caras ainda não estão confortáveis quanto aos próprios sentimentos e menos ainda quando falamos dos sentimentos dos outros.

amigo zoando o outro

Qualquer sinal de fraqueza ou desespero de um amigo é frescura ou bichice. Como se um homem fosse uma coluna de mármore que nunca pode ser abalada ou uma esfinge que deve saber a resposta para todas os enigmas da vida.

Assim, nos fechamos em uma bolha e sofremos por dentro por simplesmente não ter com quem contar de verdade. É um ou outro amigo que dá para realmente desabafar, pedir conselhos ou ajuda, sem o medo de ser zoado. Mesmo assim, o receio sempre é grande.

Você teria coragem de perguntar para um amigo com que convive se o tamanho do seu pênis é normal? Ou conseguiria desabafar com os amigos de boteco que está sofrendo por causa de uma ex? Ou só dizer para alguém que está triste, sem nenhum motivo aparente?

Confesso que eu mesmo confio mais em amigas mulheres para me abrir e pedir conselhos do que para muitos amigos homens. Aliás, elas são muito bem resolvidas entre si. Uma amiga pode contar com a outra para falar sobre problemas sentimentais, sexuais ou financeiros. Sem culpa ou medo

depressão masculina

Já entre nós, existe aquela pressão de sempre tentar passar a pinta de macho alfa para os outros ao nosso redor, mesmo quando isso não é verdade.

Podemos conversar sobre cerveja, futebol, filmes e até mesmo o que fazemos na cama com as mulheres que saímos, mas exite um limite claro que impede muitos caras de se abrirem com aqueles com quem convive. Há menos confiança, intimidade e, até mesmo, carinho em nossas amizades.

Os homens negam qualquer perrengue, porque acreditam que precisam ser sempre fortes e estar no controle da situação e de suas emoções. No Brasil, expressar emoções pode ser considerado um traço feminino.

Essa expectativa cultural faz com que muitos os homens encubram males que os afligem. É assim, que surgem muitos casos de depressão. São muitos os homens que sofrem com ela e sequer sabem que estão com o mal.

homem se sentindo sozinho

Estudos indicam que, quanto mais fechado um homem é, mais sujeito ele está a males como a demência ou depressão.  Dificilmente um cara assume o problema, fazendo com que ele se torne uma bomba-relógio em potencial. Não é a toa que os homens cometem 80% dos suicídios.

A saúde física preocupa também. Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia, 50% dos homens que procuram urologistas, fizeram isso apenas porque as namoradas ou esposas fizeram pressão.

Assim, muitos cara ficam sujeitos a câncer de próstata porque tentam manter um “código de honra” que apenas põe sua vida em risco.

São poucos os pais que ensinam os filhos quais cuidados e exames eles devem estar atentos. Diferente das mulheres que, desde a primeira menstruação, frequentam ginecologistas e estão mais ligadas a questões de saúdes.

DÁ PARA CONFIAR NOS AMIGOS

Muito me irrita ver a quantidade de metidos a especialistas e fanpages na internet dizendo que um homem deve esconder seus sentimentos ou agir como um lobo solitário. Você não é uma ilha e muito menos um bicho do mato.

Quanto mais amigos e familiares com quem você pode se abrir, maior vai ser o seu apoio emocional quando estiver passando por dificuldades. Você vai poder se abrir, desabafar, por tudo que te aflige para fora e receber carinho em troca.

Como esse suporte, você consegue passar mais rápido e como mais maturidade pelos mais diversos problemas. Sem se trancar em casa e ficar se corroendo com aquilo como se fosse um câncer.

Dá pra existir amizade entre homens

Você não precisa sair por ai desabrochando como uma flor sobre tudo que pensa e te aflige. Mas deve que aprender que ter sentimentos é o que te fazer humano.

Por isso meu velho, se você é desses que zoa um amigo que tenta se abrir, pare. Esse mesmo cara pode fazer o mesmo contigo quando você estiver passando por dificuldades.

Uma verdadeira amizade não envolve só sair para tomar uns gorós, ver o jogo e conhecerem umas minas juntos. Amigo verdade é aquele cara que você confia, respeita e pode contar na hora de lidar com os problemas da vida.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »