As pessoas inteligentes são mais solitárias, revela estudo

Reprodução

Se você tem um QI mais alto e sente-se mais solitário do que o resto das pessoas, isso não é piração sua. De acordo com um novo estudo publicado no British Journal of Psychology, descobriram que as relações sociais podem criar um problema para as pessoas inteligentes, deixando-as muito mais sozinhas.

A pesquisa, realizada por psicólogos evolucionistas Satoshi Kanazawa, da London School of Economics e Norman Li, da Universidade de Administração de Cingapura, avaliou 15 mil pessoas entre as idades de 18 e 28 e examinou densidade populacional como uma questão comportamental.

“O efeito da densidade populacional na satisfação com a vida era, portanto, mais de duas vezes maior para os indivíduos de baixo QI do que para indivíduos de alto QI”, relata o estudo, acrescentando que “os indivíduos mais inteligentes eram, na verdade, menos satisfeitos com a vida se socializado com a sua roda de amigos mais frequentemente”.

Reprodução

De acordo com o Washington Post, Kanazawa e Li também disse: “Os moradores de áreas rurais e pequenas cidades são mais felizes do que aqueles nos subúrbios, que por sua vez são mais felizes do que aqueles em cidades pequenas centrais, que por sua vez são mais felizes do que aqueles nas grandes cidades centrais”.

A satisfação com a vida é negativamente associada à densidade populacional, enquanto a frequência de socialização com os amigos está relacionada de forma positiva, de acordo com os resultados do estudo.

Para o estudo, os pesquisadores propuseram “a teoria savana de felicidade”, sugerindo que “não é só as consequências atuais de uma determinada situação, mas também as suas consequências ancestrais que afetam a satisfação de vida dos indivíduos e explica por que tais influências de consequências ancestrais podem interagir com inteligência.”

É bem possível que as pessoas inteligentes exerçam mais atividades não-sociais e, portanto, em vez de passar o tempo com os amigos, se concentrem em outras coisas com mais profundidade. O estudo não significa que todas as pessoas inteligentes não gostam de passar tempo com amigos, mas que muitas vezes elas passam mais tempo sozinhas do que acompanhadas.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »