3 desculpas mais comuns para não economizar (e como fazer para fugir delas)

Veja quais são as 3 principais desculpas entre aqueles que não conseguem guardar dinheiro e o que fazer para parar de usá-las.

Você vive sonhando em ser milionário mas, por algum motivo inexplicável, sempre termina o mês no negativo? Então, é bem provável que você esteja se enganando ao dizer que tenta economizar.

Todo mundo quer ser rico mas ninguém quer guardar dinheiro. Você pode dizer para si mesmo que quer, sim, salvar uma grana, mas, no fundo, a vontade não é o suficiente para te fazer reduzir os gastos com a cerveja no final de semana ou com o novo tênis de corrida que você não precisa.

A verdade é que, se a gente não traça uma meta, economizar vira uma atitude completamente abstrata e, como não temos um objetivo claro, guardar dinheiro, para o nosso subconsciente, parece algo inútil.

Eu já dei muitas desculpas esfarrapadas para mim mesma quando resolvi pegar grana das minhas economias porque, até então, eu não tinha traçado um objetivo e não tinha entendido a importância de manter uma reserva financeira.

Você também já deve ter criado desculpas e prometido para si mesmo que no próximo mês agiria diferente. Então, para não cair novamente nessa armadilha da mente, veja quais são as 3 desculpas mais comuns entre aqueles que não guardam dinheiro (e como fazer para fugir delas):

Eu não ganho dinheiro o suficiente para poder economizar

Crédito: Reprodução

Esta é uma das minhas desculpas favoritas. Tirar de nós mesmos o peso da nossa irresponsabilidade financeira é tentador, mas é preciso mudar essa linha de raciocínio o quanto antes.

Você não precisa economizar uma fortuna por mês, basta separar uma porcentagem do seu salário e não mexer mais nela. Tente, por exemplo, economizar 5% do que ganha todo mês e você vai se surpreender em como essa pequena contribuição pode fazer maravilhas.

Você pode expandir essa porcentagem para outros ganhos, como, por exemplo, o seu décimo terceiro ou valores extras que entrem na sua conta.

Gradualmente, você pode aumentar a porcentagem de acordo com o ajuste do seu salário e, em pouco tempo, vai perceber que foi a melhor atitude que você já tomou em relação ao seu dinheiro.

Eu faço isso depois

Crédito: Reprodução

Todo mundo já empurrou com a barriga a ideia de economizar uma grana. Essa é certamente a desculpa mais comum entre aqueles que não conseguem guardar dinheiro de jeito algum.

Um jovem de 20 anos, por exemplo, costuma pensar: “Eu tenho mais uns 60 anos para economizar dinheiro, preciso aproveitar minha juventude agora”. Bom, amigo, se você pensa assim, saiba que essa faixa etária é a ideal para começar a guardar uma grana!

Começando agora, você vai precisar separar menos dinheiro por mês e vai ter mais tempo para aproveitar os benefícios que essa economia te proporcionou.

Eu mereço esse presente!

Crédito: Reprodução

Muitas pessoas sabotam suas economias com essa desculpa. Por trabalhar demais ou por acreditar que não é recompensado pelos seus esforços, você pode querer se presentear com mais frequência e tentar compensar o cansaço gastando dinheiro em coisas supérfluas.

É preciso traçar prioridades e objetivos. É preciso saber diferenciar o que você precisa do que você simplesmente deseja. Em vez de pensar no gasto como um luxo, pense na economia como um luxo, afinal, você vai estar se dando ao luxo de ter uma liberdade financeira no futuro.

Você realmente precisa trocar de computador agora? Você tem dinheiro para fazer isso ou vai se endividar para conquistar essa compra?

É óbvio, você pode ceder aos seus caprichos de vez em quando, mas não pegue o dinheiro que está destinado ao seu futuro para isso!

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso