Arrumar a cama de manhã pode ser péssimo para a sua saúde

Arrumar a cama de manhã pode ser péssimo para a sua saúde

Quantas vezes você já gritou pela casa para os seus filhos arrumarem a cama? E quantas vezes você, na sua adolescência, já não ouviu seus pais dizendo que você não ia sair de casa se não esticasse os lençóis?

Pois a ciência tem uma péssima – ou boa, depende do ponto de vista – notícia: arrumar a cama de manhã pode ser prejudicial para a sua saúde.

Um artigo publicado na Science Alert aponta que você sempre teve razão quando reclamou e que seus filhos estão certos em resmungar.

Deixar todos os lençóis e cobertores bagunçados é uma estratégia para matar diversos ácaros que ficam correndo livres e soltos pela sua cama.

Em média, uma cama pode ser a casa de 1,5 milhões desses insetos microscópicos. Eles se alimentam de escamas da pele humana e, por isso, curtem viver nos nossos travesseiros e colchão.

Os alérgenos – substâncias que desencadeiam uma reação alérgica – produzidos pelos ácaros são, na verdade, as fezes deles e as principais causas de doenças como asma.

Essa contaminação acontece quando a gente se mexe na cama e ficamos suados durante a noite. Mas se você puxar os lençóis para cima e fizer a cama logo na manhã do dia seguinte, os ácaros vão ficar presos na parte de baixo junto com o seu suor apenas esperando você deitar de noite.

Arrumar a cama de manhã pode ser péssimo para a sua saúde

Porém, se você não fizer isso de manhã, os ácaros, o suor e todas as impurezas serão expostos à luz: “A gente sabe que os ácaros só podem sobreviver tomando água da atmosfera usando pequenas glândulas do lado de fora de seu corpo”, explicou o engenheiro Stephen Pretlove, da Escola de Arquitetura da Universidade de Kingston, em entrevista para a BBC. “Algo tão simples como deixar a cama bagunçada durante o dia pode remover a umidade dos lençóis e do colchão e fazer os ácaros desidratarem e, eventualmente, morrerem”.

Por quê? Os ácaros precisam de calor e umidade para sobreviver. Então, uma cama bagunçada costuma ser mais fria e seca do que uma cama toda arrumadinha, o que mata os bichos por desidratação.

Ou seja: a recomendação dos especialistas é deixar a cama toda bagunçada ao longo do dia e só arrumá-la quando voltar para a casa.

Dessa forma, a maioria dos ácaros já terá morrido.

Curtiu? Só não exagere na bagunça porque excesso de desorganização e sujeira também atraem microrganismos prejudiciais para a saúde. Deixar a cama bagunçada ao longo do dia não quer dizer que você deve parar de trocar os lençóis com frequência.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »