8 Coisas que ninguém vai te ensinar

Coisas que ninguém vai te ensinar

Dos meus 30 anos de vida, 2 terços dele eu passei sentado em cadeiras desconfortáveis, olhando o sol pela janela, perdendo longos períodos do meu dia, ouvindo conceitos e teorias que nunca pude colocar em prática.

Até mesmo quando decidi escolher uma carreira, quase nada mudou. Foram poucas as lições de meus professores da graduação que me serviram como inspiração e que ainda carrego para a minha profissão e para a minha vida.

O que aprendi disso tudo? Existem coisas que instituição de ensino nenhuma poderá te ensinar. Por mais tempo que você passe, por mais segmentado que seja seu estudo ou aplicação, a vida te colocará em caminhos onde a escolha foge de uma equação matemática, de um conceito geográfico, um elemento químico de uma tabela periódica ou uma análise comportamental do jornalismo no início do século 19.

Por isso, decidi reunir algumas dessas coisas, dentre tantas que você terá que aprender sozinho e fora das salas de aula. Confira:

1# Ninguém te ensinará a sofrer

Coisas que ninguém vai te ensinar 2

Ninguém vai ensiná-lo a sofrer. Mostrar como realmente é a dor e qual o melhor caminho para aliviá-la. Quanto menos você espera, sentirá seu chão sumir, perderá a vontade de viver ou fazer qualquer coisa. Nada mais terá sentido.

Aquilo vai te corroer por dentro, consumir cada parte do seu corpo e você se sentirá como se estivesse queimando vivo.

2# Ninguém te ensinará a perder algo ou alguém

Coisas que ninguém vai te ensinar 10

Pode ser a perda de um cachorro que você viu crescer, uma pessoa que ama ou mesmo um familiar. Você nunca foi preparado para ver seu pai – seu símbolo de força – ou seu irmão de luto na frente de você, chorando e totalmente abalados.

Não foi preparado para ver sua mãe como uma louca a implorar para o mundo levá-la também. Principalmente, ninguém te ensinará a lidar com a perda e tentar enxergar alguma lição positiva disso tudo. Pois não há!

3# Ninguém te ensinará a consolar

Coisas que ninguém vai te ensinar 8

Nenhuma sala de aula nunca vai ensinar como segurar alguém frágil e perdido pela mão. Fazer amenizar a dor de uma pessoa através de conforto e compaixão. Ser a fortaleza ou dar a melhor consolação para sua parceira que, desesperada, sofre pela perda de seus pais ou irmãos.

Eles não vão ensiná-lo a chorar com o seu melhor amigo, emprestar o ombro e tentar dar um norte para sua vida perdida.

4# Ninguém te ensinará a enfrentar as dificuldades

Coisas que ninguém vai te ensinar 5

Você procura por relacionamentos baseados em afinidades e no quanto a pessoa contribuirá para sua vida, te fazendo feliz. Mas, e quando tudo der errado? Se ela sair do emprego, estiver sem rumo, depressiva, com uma doença grave e você for o único norte em sua vida. Abandonar o barco seria o modo mais fácil de solucionar o problema, mas seria o mais correto?

Ninguém nunca vai te ensinar qual atitude tomar nestas horas. Você terá pensamentos mesquinhos, lutará contra o individualismo e vai segurar uma barra que ninguém imagina (mas que muitos estão só esperando sua atitude para julgá-lo). Só pense em fazer aquilo que acha certo para ter uma consciência tranquila.

5# Ninguém te ensinará a amar

Coisas que ninguém vai te ensinar 4

Não, eles não te ensinarão a amar. Como amar de maneira verdadeira, como entregar o seu coração a outro ser humano e confiar que esse sentimento não vai acabar com você, ou deixá-lo desprotegido.

Qual a melhor forma de tratar alguém que ama, como não a magoar por atos impensáveis, inocência ou pura infantilidade. E, o mais difícil, como deixar a pessoa que você quer bem ir embora, pois vocês não nasceram para ficar juntos.

6# Ninguém te ensinará a ter amor próprio

Coisas que ninguém vai te ensinar 6

Eles não ensinarão a amar a si mesmo, como construir um templo budista de meditação dentro de seu peito que não aumenta ou diminui com a rejeição, que não liga para as ruínas em meio à confusão da sua vida. Com seus professores, você não vai aprender a ficar sozinho, ter confiança em si, lutar racionalmente quando seu emocional quer te jogar no abismo.

Terá que aprender sozinho até onde você deve correr atrás de alguém que ama. Passar por orgulho e sentimentos feridos só para ficar ao lado dessa pessoa. E, principalmente, apagar o fogo que queima por dentro, pois não vale a pena seguir rastejando por alguém que não te merece e não te quer.

7# Ninguém te ensinará a resistir

Coisas que ninguém vai te ensinar 7

Você não vai aprender a resistir no colégio. A como se levantar a cada dia ruim e solitário como um boxeador que segue lutando mesmo depois de apanhar por 10 rounds seguidos. Eles não te ensinarão a viver (e conviver) com seus demônios, com seus medos, com suas decepções.

Você não vai aprender a descobrir quem você costumava ser antes que suas falhas e erros tomassem conta de você. Eles não o ensinarão a empurrar os problemas para o lado e seguir em frente quando os mesmos se fecham contra você. Você terá que aprender sozinho a sobreviver.

8# Ninguém te ensinará que é preciso ser real

Coisas que ninguém vai te ensinar 3

Não, instituição nenhuma ensinará o que é preciso para ser humano, o que é preciso para ser real. A medula dentro de nossos ossos é composta de prática; das memórias que nos definem, dos momentos que nos surpreenderam, o que nos feriram, o que nos desafiou.

Precisamos de aulas de respiração, as ruas são os nossos colégios, nossos amigos e parceiras são os nossos professores, nossos erros são nossos mestres.

Preocupe-se em estar constantemente aprendendo, principalmente fora das salas da aula. A vida ainda é a melhor instituição de ensino.

Inspiração: Thought Catalog

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »