7 Princípios para um relacionamento feliz e duradouro

Psicólogos reúnem as características fundamentais de casais felizes

Por que, algumas vezes, a coisa muda tão bruscamente entre o namoro e o casamento? Por que alguns relacionamentos funcionam as mil maravilhas, enquanto outros funcionam como uma bomba-relógio? E, principalmente, como você poderia evitar que o seu casamento caia na rotina e ostracismo, indo para o ralo.

Perguntas difíceis para uma pessoa só responder, apesar de toda experiência que ela tenha com a vida a dois. Para resolver esta equação, o casal de psicólogos John e Julie Gottman, realizaram um estudo com 130 pares, chamado The Lab Love (O Laboratório do Amor).

Durante a experiência, os parceiros passaram o dia realizando tarefas corriqueiras como comer, cozinhar, limpar, enquanto os cientistas sociais os analisavam. No fim, os pesquisadores classificaram os casais em dois grupos: mestres e desastres. Seis anos depois, todos foram chamados novamente e, só os mestres permaneciam juntos e felizes.

O estudo serviu para John e Julie preverem se um casal vai durar ou não, de forma feliz e sadia. Aperfeiçoado a pesquisa, com apenas três horas de conversa sobre conflitos e outras interações, o veredito é dado. Quer saber quais princípios fazem um relacionamento feliz e duradouro? Confira os itens abaixo:

1# Conheça melhor sua parceira

7 Princípios simples para um relacionamento feliz e duradouro 5

Casais felizes estão intimamente familiarizados com a vida do outro. Eles conhecem os principais acontecimentos da história de cada um e continuam atualizando suas informações como mudanças do mundo do cônjuge.

O segredo disso tudo está no diálogo. Ele poderia dizer-lhe como o outro está se sentindo sobre seu chefe. Ela sabe que ele teme ficar muito parecido com seu pai e se considera um “espírito livre”. Eles sabem uns dos outros os objetivos, preocupações e esperanças.

2# Tenha carinho e admiração por ela

7 Princípios simples para um relacionamento feliz e duradouro

Carinho e admiração são dois dos elementos mais cruciais que um romance de longa duração pode ter. Se você não acredita que sua parceira é digna de honra e respeito, como você vai construir uma base para uma relação gratificante?

Tente lembrar, frequentemente, das qualidades e características positivas, ainda que você tenha que lidar com muitos outros defeitos. Essa é uma boa forma de impedir que um casamento se deteriore.

3# Preocupe-se com ela

7 Princípios simples para um relacionamento feliz e duradouro 8

Nos relacionamentos saudáveis e duradouros, os integrantes, periodicamente, não se incomodam em transmitir atenção, afeto, humor, ou apoio com o outro. Os casais que não se preocupam com o parceiro, acabam separando-se.

Lembre-se que, quanto mais conexão emocional, maior é o romance, paixão e uma boa vida sexual.

4# Deixe sua parceira influenciar sua decisão

7 Princípios simples para um relacionamento feliz e duradouro 7

Os casamentos mais estáveis ​​são aqueles em que o marido deve tratar a mulher com respeito e não tem receio de tomar as decisões juntas e compartilhadas. Quando há discordância, esses maridos procuram um terreno em comum em vez de insistir para obter o seu caminho.

Esta é uma forma de você demonstrar a importância que a parceira tem na sua vida. A maioria das mulheres já fazem isso, basta o homem retribuir da mesma forma.

5# A melhor forma de resolver seus conflitos

7 Princípios simples para um relacionamento feliz e duradouro 9

Este é um pequeno tutorial como você deveria lidar com os conflitos no relacionamento:

Passo 1 = Desarme-se para a discussão: reclame, mas não critique ou ataque a sua parceira. Declare seus sentimentos sem culpa e expresse uma necessidade positiva (o que você quer, não o que você não quer). Faça declarações que começam com “EU”, ao invés de descrever o que está acontecendo por causa de “VOCÊ”. Seja claro, educado e agradecido. E, principalmente, não guarde as coisas.

Passo 2 = Aprenda a fazer e receber tentativas de reparação: tirar o peso de uma tensão e sair de um ciclo de negatividade, compartilhar o que você está sentindo, se desculpando, ou expressando gratidão.

Passo 3 = Acalme-se primeiro: conflitos e discussões podem levar ao nervosismo. Quando isso ocorrer, e você se sentir sobrecarregado emocionalmente e fisicamente, faça uma pausa para acalmar e distrair-se, quebre o gelo e aprenda técnicas para aliviar o nervosismo de sua parceira.

Passo 4 = Compromisso: este é um exercício para resolver os conflitos. Decidam juntos qual problema solucionável vocês enfrentarão. Em seguida, desenhe dois círculos separadamente – um menor dentro de um maior.

No círculo interno, coloque os problemas que você não pode seguir em diante. No círculo exterior, liste os aspectos que você pode se comprometer para tentar resolvê-lo. Tente fazer o círculo exterior tão grande quanto possível e seu círculo interno tão pequeno quanto possível. Em seguida, volte e procure bases comuns para um acordo.

6# Superar o impasse

7 Princípios simples para um relacionamento feliz e duradouro 10

Muitos conflitos que permanecem na relação têm como base existencial os sonhos individuais não expressados por cada pessoa. Em casamentos felizes, parceiros costumam incorporar os objetivos alheios como seus, tentando realizá-los.

Esses objetivos podem ser tão concretos como querer viver em um certo tipo de casa ou intangível, como querendo ver a vida como uma grande aventura. O objetivo maior não é tornar o sonho de outro seu, mas esforçar-se para realizar aquilo que sua parceira tanto quer.

7# Crie um sentido comum

7 Princípios simples para um relacionamento feliz e duradouro 4

O casamento pode ter um propósito compartilhado, ou seja, os valores, hábitos que criam um legado cultural para os dois. Cada casal e cada família criam sua própria microcultura com os costumes (como sair para jantar domingo à noite), os rituais (como um brinde de champanhe após o nascimento de um bebê).

Incorporando vontades de cada um, os dois ganham confiança para uma vida feliz e realizada a dois. Quando um casamento tem este sentimento comum de significado, o conflito é menos intenso e os problemas não são susceptíveis a acabar em um impasse.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »