7 Motivos para manter sua ex no passado

7 Motivos para manter sua ex no passado

“Não desista do amor, só abdique da pessoa que criou muitas razões para você ir embora.”

Quando era pequeno, costumava brincar com meu irmão de futebol na sala de casa. Invariavelmente, um chute descuidado direcionava a bola para os objetos de decoração da minha mãe, como estátuas e quadros. Até tentávamos colar os pedaços de vidro para que ela não percebesse. Mas, invariavelmente, ela sempre acabava descobrindo.

Sabe por que? Por mais que você tente reconstruir um objeto de vidro ou cerâmica, ele jamais ficará o mesmo. Assim, também acontece com muitas coisas nos relacionamentos.

Você até pode aprender com os erros que cometeu e até conseguir superar algumas mágoas – só quando a coisa não é estrutural. Mas, em muitos momentos, persistir em algo que espatifou em pedaços além de não ser saudável (para ambos) acaba impedindo você de amadurecer e dar um próximo passo em sua vida.

Sei que a persistência é uma qualidade louvável. Mas, o que pretendo aqui é que você tenha um pouco de amor próprio. Se houveram N tentativas e não deu certo até agora, talvez chegou a hora de olhar para frente e seguir em frente.

E, se você ainda está agarrado a uma esperança para que tudo volte ao normal, vou apresentar os motivos para deixar este pensamento de lado, assim como a tentativa de voltar com sua ex.

1# Se fosse para dar certo, já teria dado

7 Motivos para manter sua ex no passado 3

Existe um conselho bobo, bem simplista, que ouvimos de pessoas próximas quando algo dá errado: “Tudo acontece por uma razão”. Preste bastante atenção nele. Apesar de genérico e clichê, é uma verdade fria e dura.

Se o seu relacionamento faltava confiança e respeito, não teria como dar certo. Se você não era valorizado pelo que fazia, era porque ela realmente não gostava de você. Por mais apaixonado que esteja, algumas coisas precisam existir para uma relação ser saudável. E, se a pessoa não te tratava como merecia, pode ter certeza que outra surgirá para tratá-lo melhor.

Você nunca vai encontrar a pessoa certa se estiver preso com a pessoa errada. Neste momento você até pode não enxergar a melhor alternativa, mas, quando o sentimento passar e você se distanciar da relação, vai entender que este foi o melhor caminho a seguir.

2# A pessoa vai continuar a magoá-lo

7 Motivos para manter sua ex no passado 7

Claro, o pedido de desculpas vai parecer tão sincero quanto a primeira vez que ouviu. Mas, será que a pessoa está arrependida depois de mais de uma dezena de perdões, ou descobriu uma maneira de amolecer o seu coração e aceitá-la de volta?

Se você está constantemente a ouvir um pedido de desculpas pelas mesmas coisas, ele nunca vai acabar. Você vai continuar se decepcionando e crendo em falsas promessas, seguidas por uma série de “desculpas” e “perdões”.

3# A síndrome da rejeição

7 Motivos para manter sua ex no passado 4

O ser humano não gosta de ser rejeitado. Isto é um fato. Logo, se você tomou um pé na bunda, é natural querer que a outra pessoa descubra que cometeu um grande erro ao terminar com você e volte pedindo desculpas e uma segunda chance.

Cuidado! Se alguém acabou o relacionamento, é porque no momento encontrou motivos mais do que suficiente para o rompimento. É difícil reconhecer que o barco afundou e só ficou você lá dentro, à deriva. Mas, talvez era o empurrãozinho que você precisava para ser realmente feliz.

4# A volta do cão arrependido

7 Motivos para manter sua ex no passado 8

Agora se você foi o responsável pelo término e, depois de curtir alguns momentos sozinhos, descobriu que a vida fora não era esse mar de rosas e resolveu que não era realmente isso que você queria, o retorno não é tão fácil como o término. Se você pensa que a pessoa vai te receber de braços abertos como se nada tivesse acontecido, enganou-se.

A mágoa estará presente e, ainda que a volta acontecer, nada será como antes. Se você realmente estiver preparado para cobranças durante todo o relacionamento, insegurança ou até mesmo que a outra pessoa dê o troco, pode até encarar. Mas, depois não diga que não avisei…

5# O respeito nunca será o mesmo

7 Motivos para manter sua ex no passado 9

A decepção funciona como cicatrizes de ferida no seu corpo. Você pode não estar mais sangrando, mas aquela marca vai te acompanhar pelo resto da vida. Toda a vez que pensar sobre o sentimento entre vocês dois, as decepções estarão sempre um passo à frente.

Ao tentar consertar as coisas com alguém do passado, ou você deixa de vez a situação lá atrás, ou tudo sempre parecerá como se estivesse fora do lugar.

É como se você trilhasse uma caminhada, dando dois passos à frente e um passo para trás. Você não pode seguir em frente se memórias duras bombardeiam sua mente cada vez que você olhar para a pessoa do seu lado. Esta sombra negra nunca vai embora.

6# Ela nunca mais será a mesma pessoa que era no começo

7 Motivos para manter sua ex no passado 5

Acreditamos que sempre é possível reviver os primeiros momentos de um relacionamento. A fase de ‘lua de mel’ é algo intenso e verdadeiro, como toda paixão deve ser. Vocês até podem achar que se conhecem muito bem, mas não bem o suficiente para entender as falhas ou cicatrizes que estão se escondendo um do outro.

Uma vez que um relacionamento termina de vez (ou sofre um grande trauma), não há nenhuma maneira de encontrar o caminho de volta para a fase da lua de mel. É tão impossível quanto tentar confiar em alguém que te passou para trás diversas vezes.

7# Existe sempre alguém melhor para você

7 Motivos para manter sua ex no passado 6

Tenha outro olhar sincero sobre seu relacionamento (e não se apegue somente as coisas boas que aconteceram). Você estava feliz, ou era conveniente? Você ama verdadeiramente esta pessoa com todo o seu coração, ou foi alguém que você gostava de passar o tempo, algumas transas e nada a mais?

Os problemas e momentos de discussões eram maiores do que as coisas boas que passavam juntos? A diferença entre personalidade de vocês servia para complementar ou causar mais atrito?

Seja fiel a seus sentimentos e a seu coração. Posso garantir que você vai encontrar alguém que irá respeitá-lo, alguém que vai fazer você questionar porque perdeu tanto tempo em uma relação doentia.

Essa pessoa vai fazer a sua vida parecer muito mais fácil, aliviá-lo de grandes problemas (com solução tão simples), além de proporcionar satisfação e felicidade.

O único detalhe é que, talvez, você apenas não tenha conhecido essa pessoa ainda.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »