7 Lições de Vida com o Clube da Luta

7 Lições de Vida com o Clube da Luta

“Prove que você está vivo. Se você não for atrás da sua humanidade, você vira estatística” (Tyler Durden, Clube da Luta)

O ano de 1999 trouxe muitos bons dramas psicológicos para o cinema. De Olhos Bem Fechados, Quero Ser John Malkovich, O Sexto Sentido e Magnólia, são exemplos. Mas, dentro desses, talvez um que tenha marcado muita gente e transformado o modo como o público enxerga a ilusão e realidade na sétima arte como Clube da Luta.

+ 13 Frases de Clube da Luta 

A trama dirigida por David Fincher, com Edward Norton e Brad Pitt completa 18 anos e, por mais que eu tenha que quebrar a primeira e grande regra do filme, você precisa concordar que o longa está recheada de lições que moldou o caráter de muita gente e te fez evoluir na vida.

Há algumas coisas óbvias que o filme nos ensinou e algumas coisas não tão óbvias assim.

Vamos deixar as coisas óbvias de lado e se concentrar naqueles ensinamentos sobre a vida, a sociedade e como lidar com as pessoas em volta.

1. Pare de tentar controlar tudo

7 Lições de Vida com o Clube da Luta
“Não queira ser completo, nada de querer ser perfeito. Pare de tentar controlar tudo e deixe o barco correr”

Já percebeu como insistimos em tentar controlar tudo que acontece em nossa volta. É uma falsa impressão de que controlando as situações, teremos uma vida estável, segura, previsível e feliz.

Por causa disso, tentamos controlar nossas próprias vidas, a vida de outras pessoas, nossas emoções, a economia, o mercado de ações e por aí vai.

E, de uma hora pra outra, algo inesperado acontece e tudo cai por terra. Nosso excesso de expectativas nos levam à lona.

Você não pode prever o futuro. Ao invés de tentar controlar as coisas, viva seu presente e rememore as coisas boas que aconteceram no seu passado. Permita-se viver sem essa pressão de saber tudo o que vai acontecer.

2. Persiga seus sonhos

7 Lições de Vida com o Clube da Luta
Brad Pitt e Edward Norton entram em uma loja de conveniência, retiram o caixa da loja e Tyler Durden coloca uma arma na cabeça do garoto. Ele pergunta ao caixa qual era seu grande sonho na vida. O garoto diz que queria ser um veterinário, mas abandonou a escola porque era muito difícil.

Tyler então diz: “Eu vou matar você, a menos que você volte para a escola e persiga seus sonhos.” O garoto realiza a promessa e foge.

Edward Norton diz: “Por que você fez isso?”

Brad Pitt retruca. “Imagine como ele se sente agora – amanhã será o dia mais bonito de sua vida. Seu café da manhã será melhor do que qualquer refeição que você e eu já provamos”.

O narrador quer nos dizer que, quando passamos por uma situação limite (risco de morte, doença ou perda), perdemos o medo ou as distrações, focamos nas coisas que realmente importa e deixamos de lado todo o desnecessário.

Persiga seus objetivos e viva uma vida da sua forma mais satisfatória de modo que você não se arrependa dos passos que vai dar.

E se você não está certo do caminho que está tomando, imagine uma situação em que alguém coloca uma arma na parte de trás da sua cabeça e lhe perguntando qual é seu sonho de vida, como você responderia? E o que você faria hoje ou amanhã para perseguir seu sonho?

3. Deixe o consumismo de lado

7 Lições de Vida com o Clube da Luta
“Você compra móveis. Você diz a si mesmo este é o último sofá que eu sempre precisarei na minha vida. Compra o sofá, então por um par de anos você está satisfeito pelo fato de que não importa o que der errado, pelo menos você tem o seu sofá. Em seguida, o conjunto de pratos. Então a cama perfeita. As cortinas. O tapete. Então você está preso em seu lindo ninho, e as coisas que você costumava possuir, agora te possuem”.

Em certos momentos, entramos no modo automático da vida e agimos sequer saber o motivo de tais ações. Como em um momento em que Tyler pergunta a Edward Norton se ele sabia o que era um edredom. Edward Norton não sabia a diferença entre um edredom e uma colcha, mas tinha a peça porque todo mundo comprava.

Você não precisa assinar 500 canais a cabo, ter uma casa gigante ou um supercarro na garagem para se sentir realizado. Deixe de lado o consumismo exacerbado, tenha consciência dos seus gastos e compre aquilo que realmente for utilitário a sua vida.

4. Faça aquilo que tem significado para você

7 Lições de Vida com o Clube da Luta
Quando Tyler fala sobre seu pai, ele conta que seu velho praticamente lhe disse o que ele tinha que fazer a vida inteira. Mandou fazer faculdade, escolheu o curso, procurar trabalho, se casar…

Foi quando Tyler percebeu que ele estava vivendo uma vida que não significava nada para ele. Eu estava vivendo a vida de outra pessoa. Foi então que decidiu largar tudo e fazer coisas realmente significativas na sua opinião.

“E essa é exatamente uma das razões pelas quais para alguns de nós (especialmente minha geração) tornaram nossas vidas a nossa própria grande depressão”.

Seja o protagonista da sua vida, faça as suas próprias escolhas e não cerceia ou reduza suas escolhas por causa das opiniões alheias.

5. Perder a esperança pode ser libertador

7 Lições de Vida com o Clube da Luta
Não pode haver um verdadeiro desespero sem esperança. Enquanto você mantém a esperança, mantém a possibilidade de frustração.

Agora quando perde a esperança, aceita a realidade como está, para bem ou para mal, apenas vivemos com ela. Às vezes, chegar ao fundo do poço pode ser a melhor coisa que acontece a você.

Uma vez que perde tudo o que tem, podemos ser verdadeiramente livre para fazer tudo o que sempre quis fazer.

6. Torne-se a melhor versão de si mesmo

7 Lições de Vida com o Clube da Luta
O conceito interessante de Fight Club é que Brad Pitt e Edward Norton são a mesma pessoa. A diferença é que Tyler é a versão idealizada de Edward Norton. Pitt é tudo o que Edward Norton quer ser.

Todos nós temos um Tyler Durden no nosso interior. A única coisa que precisamos fazer é tomar mudanças radicais em nossas vidas, se libertar de amarrar para que ele possa aparecer.

Você precisa assumir a responsabilidade da sua própria vida. Não culpe os outros nem arranje desculpas externas para seu fracasso. Persiga seu sonho, siga em frente, aprenda com seus erros e faça coisas que realmente acredita, recusando a deixar que as outras pessoas ou convenções sociais dominem suas escolhas.

7. A vida não é sobre ganhar ou perder

7 Lições de Vida com o Clube da Luta

O Clube da Luta não é sobre ganhar ou perder. Trata-se antes de combater seus medos internos e seu grande vilão, você mesmo. A grande briga na vida acontece dentro de você.

Na vida real, não há vitórias ou derrotas. Todos estamos juntos do mesmo lado nesta comunidade mundial da humanidade. Precisamos ajudar uns aos outros, construir o seu melhor e cooperar para que o outro a explore suas potencialidades.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »