7 Documentários para entender o colapso do sistema prisional brasileiro

No começo do ano, presos do PCC tinham suas decapitações filmadas por celulares de detentos de um facção rival em Manaus. Dias depois, três dezenas de presos morreram em um presídio em Roraima. Já no Rio Grande do Norte, facções entravam em combate em um presídio construído sobre a areia de Alcaçuz, resultando em 26 mortes.

Esses massacres são um reflexo de um sistema prisional que cresce em ritmo acelerado e segue alocada em condições precárias, apesar de investimentos bilionários do governo.

Dados recentes divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que o sistema carcerário brasileiro conta com um total de 715.655 presos. O dado coloca o país em terceiro com o maior número de detentos no mundo, só perdendo para Estados Unidos e Rússia.

Desta população, 41% aguardam atrás das grades seu julgamento.

Entre presídios e unidades socioeducativas, em 2013 foram gastos 4,9 bilhões de reais, segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A despesa média com cada preso situa-se entre 2,5 mil e 3 mil reais por mês (valor aproximado do investimento anual com alunos da rede pública).

O mais impressionante é a taxa de reincidência do preso (percentual de pessoas que voltam a cometer o crime depois de preso e cumprido a pena): impressionantes 70%. Só por isso já dá pra notar que o sistema prisional brasileiro não recupera ninguém, mas parece um matadouro ou uma universidade do crime.

Para entender um pouco melhor como funciona nosso sistema prisional e você formar uma opinião que fuja do senso comum, reúno documentários que tratam sobre o tema:

Prisioneiro da Grade de Ferro


O documentário retrata a ineficácia do sistema carcerário brasileiro, sobretudo sua falha no processo de ressocialização. O documentário revela as condições sub-humanas a que os presos estão submetidos no cárcere, confirmando o descaso Estatal que impera no Sistema Penal brasileiro.

Entre a Luz e a Sombra


O documentário Entre a Luz e a Sombra investiga a violência e a natureza humana a partir da história de personagens que tiveram seus destinos cruzados no complexo Carandiru, em São Paulo, que foi considerado o maior presídio da América Latina.

Justiça

Justiça, documentário retrata a rotina do Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro, acompanhando o cotidiano de alguns personagens, revelando ao telespectador o retrato frio e cruel da realidade carcerária e processual do nosso sistema penal.

Sem Pena


Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Quanto mais presos, maior o lucro

Este documentário trata da questão da privatização dos presídios, analisando o caso do primeiro presídio privatizado do país em Ribeirão das Neves-MG.

O Juízo


O documentário “O Juízo” da diretora Maria Augusta Ramos traz uma abordagem do julgamento de adolescentes que cometeram infrações e dessa forma propõe reflexões relacionadas a dificuldades atuais que dificultam o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Mulheres e o cárcere


O documentário é um apelo contra as precariedades vividas pelas mulheres presas e contra a tortura sistemática no sistema prisional. Para elas, a prisão ainda é muito mais cruel, pois a grande parte é abandonada por seus parceiros.

O Cárcere e a rua


o filme narra a história de três prisioneiras marcadas pelo destino em uma penitenciária em Porto Alegre: Cláudia, Daniela e Betânia, a psicologia do feminino num cotidiano dominado pela solidão e pelas perdas.

Se eu não tivesse amor


Condenadas pela Justiça, cinco detentas contam a história de crimes enquantam cumprem pena em regime fechado.

Bônus:

Se você ainda quer saber mais o que acontece no mundo carcerário, recomendo:

– Episódio 2 do Podcast Salvo Melhor Juízo
– Livro Estação Carandiru, de  Dráuzio Varella

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »