7 Diretores de cinema contemporâneos para você acompanhar

christopher-nolan-on-set

Existem diretores que são lugar comum em Holywood: Coppola, Scorsese, Spielberg, Tarantino… São caras cujas obras são obrigatórias para quem curte cinema. Porém tem muita gente boa produzindo filmes por ai…

Separei uma lista com alguns dos melhores diretores de cinema contemporâneos para você acompanhar e alguns filmes desses caras que você deve assistir. Se liga:

David Fincher

937950-Girl With The Dragon Tattoo, The

Em “A Rede Social” Mark caminha pelo campus de sua faculdade sem prestar atenção às mais diversas atividades que acontecem ao seu redor. É só ao entrar em seu quarto e ligar o computador, que ele se demonstra algum tipo de vida e empolgação.

Esse contraste serve para mostrar a falta de adequação do criador do Facebook a uma vida social normal como a de outros jovens. Fincher é o homem das ambientações.

O diretor tem um trabalho impecável de fotografia e enquadramento tornando o ambiente de cada um de seus longas como parte da história. É assim também na cidade suja e molhada de “Se7en” ou na claustrofóbica casa de “O quarto do pânico”.

Nos roteiros, o cara parece ter um gostinho especial por histórias que façam crítica à sociedade moderna, vide “Clube da Luta” e a crítica sobre o casamento em “Garota Exemplar”.

Filmes para ver:

  • Clube da Luta
  • Se7en – Os sete pecados capitais
  • Garota exemplar

Spike Jonze

Spike-Jonze

O realismo fantástico já fazia parte das obras de Spike Jonze desde a época em apenas dirigia os clipes do Fatboy Slim e dos Beastie Boys.

Seu filmes são grandes exercícios de imaginação aplicada no nosso cotidiano. É só olhar quão banal e medíocre são as vidas dos personagens de “Quero Ser John Malkovich” até o momento em que eles encontram a porta para entrar na mente de um dos maiores atores de Hollywood.

Outro grande exercício de linguagem é “Adaptação”, onde Spike dirige a história sobre um escritor tentando adaptar um livro para um filme, mas que acaba escrevendo um roteiro sobre um escritor que tenta adaptar um livro para um filme. Isso mesmo. É de dar um nó na cabeça de tão louca que é a ideia e a forma como ela é retratada.

Filmes para ver:

  • Ela
  • Quero Ser John Malkovich
  • Adaptação

Danny Boyle

Danny-Boyle

Cortes rápidos e câmeras nervosas. O inglês traduz a linguagem que a MTV usou durante muitos anos para uma forma de contar histórias no cinema.

O diretor é conhecido por trabalhar nos mais diversos gêneros. Já teve terror em “Extermínio” – que trouxe os primeiros zumbis que correram no cinema; comédia com “Caiu do céu”; e drama agoniante de “127 horas”.

Talvez, seja um dos nome menos reconhecidos e prestigiados desta lista. O que é muito injusto, já que possui uma filmografia invejável.

Filmes para ver:

  • 127 horas
  • Extermínio
  • Trainspotting – Sem Limites

Sofia Coppola

011-sofia-coppola-theredlist

Filho de peixe, peixinho é. Sofia – filha do cara que nos presenteou com “O Poderoso Chefão” – seguiu os passos do pai e hoje é uma da diretoras de cinema mais prestigiadas no circuito cult.

Seus filmes costumam ser bem densos e mostram personagens em crises existenciais tendo que lidar com um mundo que não os compreende.

A cineasta é conhecida também por sua estética que utiliza de muitas luzes naturais, filtros e saturação baixa – quase como se filmasse utilizando o Instagram-, além de elementos da cultura POP e passagens musicais.

Filmes para ver:

  • Encontros e desencontros
  • As virgens suicidas
  • Maria Antonieta

Christopher Nolan

christopher-nolan_batman

Os nerds reverenciam Nolan pelo seu excelente trabalhos na trilogia de filmes sobre o Batman, mas o talento do diretor vai muito além do que fez com o herói em quadrinhos.

Christopher costuma escrever quase todas as suas histórias ao lado de seu irmão. O que é espantoso, já que em Hollywood é muito difícil um diretor poder escrever os filmes que dirige.

Suas histórias quase sempre tratam sobre temas como obsessão, visto “O grande truque”; problemas mentais, como em “Amnésia” e “Insônia; ou sobre como a moral pode ser dobrada para se alcançar um bem maior, vide o final de “O Cavaleiro das Trevas”.

Filmes para ver:

  • A Origem
  • Amnésia
  • O Cavaleiro das Trevas

J. J. Abrams

2014 NBCUniversal TCA Winter Press Tour Portraits

O diretor saiu dos seriados de TV para se tornar um dos maiores expoentes no gênero blockbuster em Hollywood. Seu talento é tanto que até mesmo Steven Spielberg já se juntou com o cara para produzir “Super 8”, uma bela homenagem aos filmes infantis de aventura dos anos 80.

Outro talento de J.J. é dar vida nova a velhas franquias do cinema. Para começar, foi responsável por dar uma nova roupagem aos filmes do “Missão: Impossível”, após o fracasso do segundo filme da franquia.

Depois disso, ele foi escolhido para adaptar a série “Star Trek” para uma nova geração de espectadores. Missão cumprida. Não é a toa que a Disney chamou o cara para dirigir o sétimo episódio de “Star Wars”.

Filmes para ver:

  • Super 8
  • Missão: Impossível 3
  • Star Trek

Darren Aronofsky

IMG_6307.CR2

O diretor consegue extrair poesia dos momentos mais negros de um ser humano. Seja retratando um viciado em drogas ou atleta em fim de carreira.

Boa parte de seus filmes trazem um triste retrato da condição humana e falam como a obsessão de um homem pode levá-lo a sua destruição. Tudo isso retratado como uma beleza antagônica.

É só olhar para o solo final de dança em “O Cisne Negro” ou para a maneira intimista como Darren retrata os viciados em drogas em “Réquiem para um sonho”.

Filmes para ver:

  • Cisne negro
  • O lutador
  • Réquiem para um sonho

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »