66% dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria, aposta pesquisa

200432859-001

Você sabe o que vai estar fazendo daqui a 30 anos? Atualmente, vivemos tempos muito loucos em vários mercados de trabalho e a garantia de permanecer a vida inteira com carteira assinada em uma empresa está cada vez mais na corda bamba. Mesmo sabendo desta instabilidade, a maior parte da população brasileira não poupa dinheiro para uma possível rasteira do mercado de trabalho.

Segundo dados da pesquisa Educação Financeira no Brasil, realizada pelo SPC,  a aposentadoria não é uma preocupação para maioria dos brasileiros. Cerca de 35% dos entrevistados confessam que não se preparam de nenhuma maneira para a aposentadoria, 31% afirma que se prepara de alguma maneira, mas diz que se perdesse o emprego, hoje, teria dinheiro para sobreviver por no máximo três meses.

Entre os 34% que dizem poupar para o futuro, os planos mais populares são a poupança, seguida de previdência privada, fundos de investimento, ações e os imóveis. Ai você se pergunta: “Poxa, um terço da população guardando dinheiro já é um número bom, não?” Não. Nem de longe.

Os índices de envelhecimento da população brasileira tem crescido bastante nos últimos anos. Ou seja, as pessoas tem vivido mais, botando em cheque a sustentabilidade da previdência pública.

empty-pockets-no-money

Mais de 60% dos brasileiros correm risco de chegar a terceira idade dependendo apenas da aposentadoria oficial, que não dá para quase nada. Vão ter que acabar por diminuir o padrão de vida para poder equilibrar as contas.

Os críticos podem dizer: “O brasileiro ganha tão pouco, como ele pode pensar em guardar?” Bem, países com renda muito menor que a dos Brasileiros, como a China, apresentam altíssimas taxas de poupança. Nós que não sabemos guardar dinheiro mesmo.

Acho que o jeito mais simples de guardar dinheiro é separar uma pequena parte dele todo mês sem que ao menos cai na conta. Se você tem na faixa de 20 anos e guardar R$200 por mês, aos 65 anos terá quase R$ 150 mil poupados. Uma outra dica boa boa é também guardar parte do décimo terceiro e férias.

É só abrir mão de um ou dois rolês por mês, que daqui alguns anos você vai ter uma grana para curtir a melhor idade. E acredite, o seu eu do futuro vai te agradecer pelo esforço.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »