6 Dicas para detectar uma mentira, segundo técnicas do FBI

Confira as mais secretas técnicas para detectar uma mentira

“Eu te amo, mas estou confusa”. “Ele é só meu amigo”. “Isso nunca me aconteceu antes”. “Minhas amigas são todas barangas”. Diariamente, mulheres e homens usam das mais diversas mentiras como forma de proteção, para evitar conflito ou mesmo não magoar a outra pessoa.

Sei que muitas vezes uma mentira sincera é muito mais interessante. Mas, não seria bom, em alguns casos, saber se as pessoas estão dizendo a verdade ou não? Por exemplo, quando o seu chefe prometer aquele aumento salarial ou mesmo saber quando sua mulher está sendo sincera contigo.

Existe um caminho e nem é necessário conviver anos com a pessoa para saber. A especialista em linguagem corporal Janine Driver, com décadas de experiências treinando agentes do FBI e da CIA, apresentou as ferramentas para identificar a mentira em seu livro ‘You Can’t Lie to Me’ (Você não pode mentir para mim).

Confira as 6 principais dicas e use, com moderação:

1# Observe o comportamento padrão da pessoa

6 Dicas para descobrir uma mentira, segundo técnicas do FBI 8
Antes de tentar dizer se alguém está mentindo para você, você tem que ter uma noção de como ele(a) se comunica em uma conversa normal. “Falar sobre um amigo da escola primária que você encontrou no Facebook ou sobre um relacionamento anterior ajuda nessas horas”, Janine sugere.

Você precisa dessa base, porque alguns comportamentos que podem indicar uma mentira, como bater rapidamente um pé ou utilizar uma grande quantidade de cargas verbais, tais como “um” e “bem”, pode ser simplesmente o modo de comunicação normal daquela pessoa e não um modo de esconder a verdade.

“Quando você está construindo um relacionamento com as pessoas é quando você começa perceber seu comportamento padrão. Você precisa de um mínimo de três minutos para fazer isto”, lembra Janine.

2# Ouça com atenção

6 Dicas para descobrir uma mentira, segundo técnicas do FBI 2

O discurso usado pode ajudá-lo a discernir quando alguém não está dizendo a verdade. Por exemplo, se você fizer uma pergunta com um sim ou não, a resposta deve conter a palavra sim ou não. Cuidado com a negação de que não inclui um NÃO.

Vamos dizer que você pergunta: “Você já roubou alguma coisa?” “Se a resposta é: ‘Eu nunca faria isso”, isto já poderia indicar um sinal. Tudo bem se a resposta é: “Não, nunca”, o importante é a palavra NÃO estar lá. Basta pensar que “Eu nunca faria isso” é uma declaração sobre o futuro e não uma resposta à sua pergunta sobre o que ele fez no passado.

3# Observe os sinais da linguagem corporal

6 Dicas para descobrir uma mentira, segundo técnicas do FBI 5

Quando a pessoa está contando uma mentira, elas tendem a desviar do comportamento padrão de forma suspeita. Esta é a chave para desmascarar a verdade. Observe as posturas defensivas, como cruzar os braços, as pernas.

Outro ponto interessante é verificar tiques nervosos, como coçar o rosto, nariz, colocar a mão no pescoço ou contrair os ombros. Podem parecer pequenos e insignificantes sinais, mas isto denuncia que alguma coisa está errada.

Conheça outras expressões faciais para ficar atento. Quando as sobrancelhas se movem para cima, geralmente significa que a pessoa gostou do que acabou de ouvir ou ver. Apertar ou chupar os lábios, significa o oposto. E se abrir um sorriso em um dos lados da boca de alguém, geralmente indica desprezo ou superioridade. Mas também pode significar autossatisfação ou orgulho.

4# Faça a mesma pergunta, de formas diferentes

6 Dicas para descobrir uma mentira, segundo técnicas do FBI 7

Nos interrogatórios policiais (e uma tática muito usada pelas mulheres em relacionamentos) é fazer a mesma pergunta, de diferentes formas, pelo menos 3 vezes. Apesar de denunciar a sua desconfiança, essa é uma das formas mais fáceis de desmascarar quando alguém está mentindo, porque fica fácil descobrir inconsistências no discurso nas diferentes abordagens das perguntas.

Por exemplo, você poderia perguntar, “quantos anos você tem?”, “qual ano que você nasceu?”, “com qual idade você entrou no ensino médio?”. Note que todas essas perguntas levam a um lugar só. Mas, se a pessoa estiver mentindo, provavelmente você notará algumas inconsistências ou dificuldades para resposta. Tente intercalar estas perguntas para despistar seu objetivo.

5# Faça perguntas abertas

6 Dicas para descobrir uma mentira, segundo técnicas do FBI 3

Só porque a pessoa denunciou uma linguagem corporal diferente, não significa necessariamente que você tem uma mentira, mas você tem um bom motivo para continuar a explorar com mais algumas perguntas.

Uma tática muito utilizada nos interrogatórios são as perguntas abertas. Coisas do tipo “Me fale mais sobre…” ou “Como você explica…”. Após a resposta, permaneça alguns segundos em silêncio, apenas olhando a pessoa. Isso gerará um desconforto e, a tendência é que um mentiroso volte ao tema tentando cobrir as lacunas que ele possa ter deixado abertas.

6#  Pergunte se ele(a) está dizendo a verdade

6 Dicas para descobrir uma mentira, segundo técnicas do FBI

“A última pergunta que você deve fazer é: ‘Será que você me disse a verdade quando você respondeu a todas essas perguntas?’”, diz Driver. Você está procurando um sim ou não. Surpreendentemente, algumas pessoas vão admitir uma pequena (ou grande) mentira neste momento, e você pode chegar à verdade.

Se alguém estiver em uma posição de confiança e você realmente precisa saber se esta pessoa é verdadeira, você pode acompanhar com uma pergunta particularmente poderosa: “Por que eu deveria acreditar em você?”.

Aqui é a parte complicada: talvez a primeira resposta não seja válida, então você deve insistir novamente. “Isso realmente não respondeu à minha pergunta – por que eu deveria acreditar em você?”

Ouça com atenção para a próxima resposta. Deve ser curta, simples e direta ao ponto, algo como: “Porque eu já lhe disse a verdade.” Mas um mentiroso tenderá a compensar. Isto pode agir simulando uma raiva e acusando-o de alguma coisa, pelo fato de você não acreditar, mesmo que ele(a) está dizendo a verdade. Por outro lado, o mentiroso pode compensar com um monte de referências de caráter. “Você pode perguntar a qualquer um que já conviveu comigo para saber se eu sou honesto ou não!”

Aliás, a especialista diz, quando o mentiroso fala isso, ele espera que você não faça isso. “Mas, se você fizer, é provável que você se surpreenda com o que descobrir”, revela Janine.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »