6 Desculpas que você dá para si mesmo (e como se livrar delas)

Shutterstock.

A não ser que você tenha nascido rico e seus pais vão pagar para te dar todo o conforto do mundo, você vai ter que ralar para conseguir as coisas que você quer da vida.  E não minto para você, na busca pelos seus sonhos, você por muitas vezes vai sofrer.

+ Inscreva-se no canal do Manual do Homem Moderno no Youtube

Infelizmente, as pessoas vão se acomodando pelo meio do caminho. Muitas outras nem a tentam ir atrás do que querem. Se fazem de vítima e inventam mil e umas desculpas sobre como o mundo é cruel e elas não tem a menor chance.

Elas dão fundamento empírico para o ditado: “Quem é bom em dar desculpas, não é bom em mais nada”. Tanto faz se é para objetivos da sua pessoal, profissional ou amorosa:  Está na hora de parar de desculpas.

Separei 6 desculpas comuns que você dá para si mesmo e como se livrar delas. Se liga:

Eu não tenho tempo suficiente

Clker
Essa é a primeira grande desculpa que a maioria das pessoas inventa. Seja na hora de estudar ou perder peso. Cara, é difícil, mas sempre dá para arranjar um tempinho em seu cotidiano.

Quer prestar um concurso, vestibular ou quer aprender algo novo? Leia no caminho de ida e volta do trabalho. Baixe audiobooks ou vídeos do Youtube para escutar no fone de ouvido ou no rádio do carro.

É algo mais prático que não dá para fazer no caminho? Corte um pouco do tempo que você passa vendo televisão ou de bobeira no smartphone a noite. Acorde mais cedo ou vá dormir mais tarde. Use o final de semana. Organize-se e faça o tempo trabalhar ao seu favor.

Eu não tenho dinheiro

shutterstock
Esse sim é um problema sério e mais difícil de ser resolvido. Ainda mais levando em consideração o quão pouco nós aprendemos educação financeira quando somos mais novos.

Mas, a não ser que você esteja em uma condição muito miserável de vida, onde 100% do seu dinheiro vai pra sua sobrevivência, dá para ir juntando uma grana de pouco em pouco. Bote suas despesas numa planilha e controle seu dinheiro com mão de ferro para que ele trabalhe ao seu favor.

Quer viajar, comprar um carro ou uma casa? Corte gastos bobos do seu dia-a-dia, arranje um segundo emprego, faça uma especialização, consiga uma promoção e um salário melhor.

Também dá para procurar alguns “atalhos”. Existem diversos financiamentos públicos e privados que te ajudam na hora de comprar uma casa, carro ou financiar uma faculdade. Use-os.

Eu não conheço as pessoas certas

Como fazer uma network

O principal problema para quem está procurando um emprego novo ou quer lançar um projeto pessoal como um disco, livro ou canal do Youtube. E ei, você provavelmente não conhece as pessoas certas mesmo. Que tal mudar isso?

Pare de usar a internet só para jogar Candy crush e pedir nudes. Faça algo de útil com ela. Entre em grupos abertos do seu interesse, se apresente, adicione pessoas ao seus Facebook e converse com elas.

Pesquise no Google cursos, palestras e eventos de sua área e marque presença nos mesmos. Se apresente para as pessoas e aumente sua rede de conhecidos. Trabalhe sua timidez e aumente sua rede de conhecidos. Isso vai facilitar sua vida.

Eu não tenho uma faculdade

shutterstock

Muitas pessoas também colocam como impeditivo para terem carreiras de sucesso o fato de não terem um diploma na parede. Sim, um diploma ainda é uma coisa muito procurada em algumas empresas, mas quer saber a real?

O mercado de trabalho tem muitos caras que mesmo formados ainda são incompetentes e sem talento.

A não ser que você queria uma profissão que exija diploma, como medicina, advocacia ou engenharia, sempre dá pra dar um jeito. Você pode apostar em cursos técnicos ou de especialização que são mais curtos, mais baratos e, por muitas vezes, até mais úteis.

Agora, se o seu sonho é mesmo fazer uma faculdade, vá atrás. Como eu disse lá em cima, existem diversos financiamentos públicos e privados.

Eu não sou bom suficiente

Divulgação

Quando estava no colegial, Michael foi cortado do time de basquete da sua escola. Triste, foi para casa e chorou a noite inteira. No dia seguinte, começou a treinar até se tornar bom o suficiente. Sabe o sobrenome desse cara? Jordan.

Não nasceu com talento? Compense em esforço. Estude, treine, pergunte, corra atrás e saia da sua zona de conforto.

Todo mundo que conquistou algo na vida teve um momento em que não era bom suficiente em algo. O que diferencia elas é a capacidade que tiveram de superar suas barreiras.

Eu não nasci no lugar certo

shutterstock

Outra desculpa clássica que devia ter ficado no passado. Hoje, a Internet encurta distâncias. Grandes faculdades como o MIT e Harvard disponibilizam cursos e livros online para quem quer estudar.

Ferramentas como o Facebook, Skype ou WhatsApp permitem que você tenha contato com especialistas ou fornecedores  do mundo todo. Sem contar que hoje é mais fácil você conseguir um emprego remoto que não exija que você vá até um escritório todo dia.

Mesmo assim, se você tiver mesmo que estar presente em algum lugar para realizar seu sonho, pare de reclamar e vá. Use ferramentas para achar uma passagem barata, um emprego e aluguel barato ou pessoas que queiram dividir um apê.

Siga o MHM no Facebook

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »