50 livros que todo homem deveria ler

books-read-text-favim-com-277238

“Um homem que não lê, não leva vantagem nenhuma sobre um analfabeto” – Mark Twain

Seja uma ficção ou um livro técnico, a literatura ainda é uma das melhores formas do ser humano aprender, refletir e se desenvolver.

Quando estamos ali, sentados com um livro diante dos olhos, olhamos para dentro de nós mesmo e projetamos nossa criatividade e imaginação para dar vida aquelas palavras. É um processo de amadurecimento intelectual e pessoal.

Para aqueles que não estão acostumados a ler e querem uma indicação de por onde começar, separamos uma lista com 50 livros que todo homem deveria ler. Se liga:

Ficção

lord_of_the_flies_by_xgerka-d4t7wu1

O Senhor das Moscas – Um grupo de crianças acaba isolada em uma ilha deserta. Uma visão visceral sobre a condição humana e como é tênue a linha entre a civilização e  o nosso instinto animal.

O Coração das Trevas – Passado durante o século XIX, um homem deve conduzir um barco a vapor rio acima para o interior do Congo para encontrar um comandante perdido.

A Coisa – Não é a toa que Stephen King é um dos grandes mestres do terror. Neste livro, ele narra a saga de um grupo de amigos em dois momentos, quando eram jovem e agora adultos, e sua luta conta um mal que vive nos subterrâneos de cidade de Derry.

Ensaio Sobre a Cegueira – O que aconteceria se a humanidade ficasse cega?  O livro acompanha um grupo que é preso em quarentena dentro de um edifício e começa a ver de perto qual a real essência humana.

A Insustentável Leveza do Ser – Passado durante a década de 60, o livro conta as histórias de amor de quatro pessoas durante a invasão russa à Checoslováquia. O conto é uma reflexão sobre o Eterno Retorno, de Nietzsche, e os conflitos entre a leveza e o peso, do compromisso e da liberdade.

1984-Orwell

1984 – Um mundo que é governado por um Estado totalitário, onde tudo é feito coletivamente, sem espaço para escolhas individuais. Neste cenário, um homem tenta se rebelar contra o sistema.

Alta Fidelidade – Uma das obras mais famosas de Nick Hornby, o livro traz a história de um dono de uma loja de discos, que, após tomar um fora da namorada, vai atrás de seus antigos amores descobrir o que deu errado.

O Guia do Mochileiro das Galáxias – Clássico dos livros de comédia, seguimos a vida de Arthur Dente, um inglês comum que levava uma vida pacata até ser levado para uma viagem espacial e presenciar a destruição do planeta Terra.

Cidade de Ladrões – Tudo muda em tempos de guerra. Durante o cerco alemão à Leningrado, em 1941, durante Segunda Guerra Mundial, dois jovens têm a missão de encontrar 12 ovos ou morrerão. Um história sobre companheirismo e amadurecimento.

Histórias Extraordinárias – Livro de contos de Edgar Allan Poe traz histórias que mostram o desejo do homem por entender mais sobre o desconhecido.

O Retrato de Dorian Gray – Clássico absoluto de Oscar Wilde, conta a história de um jovem apaixonado por sua própria aparência que consegue um quadro que envelhece em seu lugar enquanto ele permanece eternamente jovem.

animal-farm1

Revolução dos Bichos – Todos animais são iguais, mas uns, são mais iguais que os outros. Em uma fazenda, um grupo de animais resolve se rebelar e tomar o lugar dos humanos. Uma crítica ao socialismo e ao comunismo.

O Poderoso Chefão – O livro que deu origem ao filme é obrigatório para fãs da família Corleone. Em suas páginas encontramos algumas passagens estendidas, conhecemos a fundo mais de alguns personagens e como funciona a máfia.

Dom Casmurro – Uma narrativa poderosa sobre ciúmes e obsessão. Bento casa-se com Capitu, mas passa a vida se remoendo de ciúmes por achar que a amada leva um caso com seu melhor amigo Escobar.

Capitães da Areia – Toda criança tem direito de ser criança, mas nem todas conseguem praticá-lo. O livro retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua que tentam sobreviver meio a brincadeiras, assaltos e o cotidiano de Salvador.

O Grande Gatsby – O que falta para um “homem que tem de tudo’? Um homem rico vive uma vida luxuosa dando suntuosas festas frequentadas pela alta classe da década de 20. Porém, esconde um grande interesse pela bela Daisy Buchanan.

ESNTANGEIRO CAMUS

O Estrangeiro  –  A obra de Albert Cums mostra um homem comum e alheio ao mundo que tem que viajar até a Argélia para o enterro da mãe. Após a cerimônia, mata um homem. Um mergulho na condição humana na sociedade moderna.

Por Quem os Sinos Dobram – O livro narra a história de um jovem que recebe a missão de explodir uma ponte durante a Guerra Civil Espanhola. Uma história sobre a morte e a crueldade humana durante os tempos de guerra.

Cem Anos de solidão – A obra narra a história de vários membros da família Buendía enquanto tentam viver em uma região marcada pela violência e truculência. Todos os personagens são ligados pela solidão que sentem.

Lolita – Um história sobre paixão e a ruína de um professor de francês de 40 anos que se apaixona pela sua enteada de doze anos.

O Pequeno Príncipe – Clássico da literatura infantil traz a visão do mundo pelos olhos de uma criança ingênua e pura. Mostra como ao nos tornamos adultos ficamos mais céticos e paramos de dar valor para pequenas coisas da vida.

Não Ficção

maxresdefault (1)

127 Horas – A história real que deu origem ao filme sobre um alpinista que fica preso pelo braço entre uma pedra e um rochedo. O autor levanta tudo que passou em sua cabeça antes de tomar a atitude extrema que permitiu que ele continuasse vivo.

A Arte da Guerra – Obra de Sun Tzu sobre estratégias militares pode ser aplicadas nos mais diversos cantos da vida: profissional, pessoal e amoroso. Leitura obrigatória.

Uma Breve História do Tempo – O livro escrito por Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? O que é o tempo?

O Príncipe – Obra de Maquiavel fala sobre a relação entre o poder e a política. Afinal, os fins justificam os meios?

O Diário de Anne Frank – Um diário escrito por uma garota que retrata o drama da sua família judia que tenta se esconder dos nazistas durante a invasão da Holanda.

band-of-brothers-wallpaper-3

Band of Brothers – Companhia de Heróis – Baseado em depoimentos reais, o livro conta a história da Easy Company, 506º regimento de infantaria pára-quedista do exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial. A equipe teve uma baixa de 150% em seus homens e é considerada até hoje uma das maiores tropes de elite do conflito.

Enterrem Meu Coração na Curva do Rio – Um registro histórico triste sobre a forma como os índios americanos foram massacrados aos poucos pelo governo dos Estados Unidos.

O Herói de Mil Faces – Todas as histórias são uma só. O livro de Joseph Campbell mostra as similaridades entres as mais diversas histórias escritas através de gerações. Desde a Bíblia sagrada até os contos de fadas.

Kama Sutra – O antigo texto indiano é uma das obras definitivas sobre comportamento sexual e sobre o amor.

Hell’s Angels: Medo e Delírio Sobre Duas Rodas – Escrito por Hunter S. Thompson, a obra de new journalism relata de forma visceral o cotidiano da gangue de motocicletas no subúrbio dos Estados Unidos.

Biografias

BE-timmaia

Vale Tudo – Livro narra a obra de umas das maiores e mais controversas figuras da música brasileira: o Tim Maia

Anjo Pornográfico – Roy Castro disseca a vida de Nelson Rodrigues e alguns de seus familiares como Mario Filho, durante o Rio de Janeiro no século XX.

Arnold Schwarzenegger: A Inacreditável História da Minha Vida – De uma pequena cidade rural no interior da Áustria até se tornar governador da Califórnia. O livro conta a história de umas das mais carismáticas e polêmicas figuras do mundo do cinema, musculação e política.

Nada Censurado – Ícone máximo para os homens, Clint Eastwood tem uma carreira bem sucedida como ator, diretor e produtor de cinema. O livro traz os pontos altos e baixos da vida do cara.

Para o homem de negócios

o-poder-do-hábito

O Poder do Hábito – Livro aponta os mecanismos psicológicos do hábito e mostra como transformá-los para te ajudar a ter sucesso na vida e no trabalho.

Pai Rico, Pai Pobre – Com maior inteligência financeira muitos problemas comuns da vida cotidiana podem ser resolvidos. O livro discute a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais.

A Estratégia do Oceano Azul – Esse livro mostra como criar novos mercados e tornar a competição irrelevante. Ideal para quem quer fugir do lugar comum e se destacar com seu modelo de negócios.

O Ponto de Virada – O livro analisa como alguns produtos ou ideias se tornam um sucesso e quais os fatores para uma ideia dar certo.

O Andar do Bêbado – O físico americano Leonard Mlodinow, autor da obra, explica porque as pessoas têm dificuldades em lidar com o acaso. Para Armond, a leitura é indicada porque muitas pessoas não sabem o que fazer quando acontece algo que não estava nos planos da empresa. “Muitos têm visão racional, mas o empresário tem que aprender a lidar com o acaso. Já que o acaso acontece”, diz o professor.

noticia_95014

Geração de Valor – Livro escrito por Flavio Augusto, traz uma série de lições e reflexões para quem quer ter sucesso na vida profissional ou no empreendedorismo.

O Livro Negro do Empreendedor – O foco do livro é falar sobre o fracasso. Ele analisa alguns casos quando empreendedores não conseguiram alcançar seus objetivos.

Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation – A obra  traz diversas ferramentas para o que o executivo ou o empreendedor consiga achar um modelo de negócios que melhor se adeque com sua empresa.

Transformando Suor em Ouro – Um dos maiores técnicos da história do esporte brasileiro, Bernardinho, fala sobre liderança e a importância de ter uma boa equipe para alcançar o sucesso.

O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança – O livro traz uma série de lições e reflexões sobre o que é ser um bom líder.

Auto-Ajuda e crescimento pessoal

dale-carnegie

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Um dos mais famosos livros do gênero é um guia para compreender o comportamento humano e ensina a melhor forma para lidar com as pessoas na vida pessoal e profissional.

O Jogo: A Bíblia da Sedução – Uma das maiores obras sobre sedução, o livro ensina as melhores técnicas para aprender a mudar sua postura e começar a se dar bem com as mulheres.

Como se Preocupar Menos com Dinheiro – Esse vai direto ao ponto e analisa a maneira como nos relacionamos com o dinheiro e qual o seu significado em nossas vidas.

Inteligência Emocional – O livro fala sobre uma série de pequisas que prova que a inteligência de uma pessoa é responsável só por uma parte de seus sucessos. O resto vem da habilidade de lidar com pessoas e gerenciar equipes.

Quem Mexeu no Meu Queijo? – O livro ensina a lidar com mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »