5 Motivos pelos quais você deve se orgulhar de falar sozinho

Créditos: Rock Shock Pop

 

Falar consigo mesmo é uma ação normalmente relacionada à esquizofrenia, certo? Bom, alguns psicólogos e especialistas em comportamentos sociais defendem que, muitas vezes, conversar sozinho pode ser um procedimento saudável e útil para a sua vida.

A editora da revista eletrônica Elite Daily, Gigi Engle, garantiu que esse comportamento pode, inclusive, te ajudar em uma entrevista de emprego ou apresentação de algum projeto. Por exemplo, se você pratica bastante antes, pode preparar melhor o seu discurso e traçar as possíveis reações de quem vai te ouvir.

No artigo publicado por ela, Gigi afirma: “As pessoas mais inteligentes do planeta falam com elas mesmas. Basta estudar os maiores monólogos desenvolvidos por pensadores e filósofos, tanto na poesia quanto na história do mundo”.

Veja as vantagens de traçar uma discussão com você mesmo.

1# Melhora o funcionamento do seu cérebro

falar sozinho

 

Falar consigo mesmo te ajuda a se manter concentrado na tarefa que está realizando, e ainda aprimora sua percepção de capacidades.

Em um estudo realizado pelo psicólogo Gary Lupyan, da Universidade de Wisconsin-Madison, e por seu colega Daniel Swingley, da Universidade da Pennsylvania, foi descoberto que utilizar pistas verbais, por exemplo, podem te ajudar na busca por algum objeto perdido.

2# Impulsiona a retenção de memória

Falar em voz alta estimula mais canais sensoriais do que quando você apenas pensa naquelas palavras. Por realmente ouvir o som das frases, você impulsiona as suas emoções.

3# Te ajuda a preparar e se dar bem em reuniões importantes

Se você tem alguma apresentação ou entrevista, falar consigo mesmo pode te ajudar a praticar e encontrar a linha certa do discurso que deseja transmitir.

Praticar uma apresentação em alto e bom tom vai te fazer falar de forma mais tranquila e segura quando precisar se apresentar para valer. Além disso, falar sozinho reduz a ansiedade e te deixa mais confiante para não errar palavras ou termos importantes.

4# É motivacional

Reprodução

 

Principalmente se você utilizar a segunda pessoa do singular em vez da primeira. Quando conversar consigo mesmo, não diga “eu”, diga “você”: “você pode fazer isso” é muito mais impactante para o seu psicológico que “eu posso fazer isso”.

Segundo a Doutora Sanda Dolcos, pesquisadora da Universidade de Illinois: “aconselhar a si mesmo utilizando a segunda pessoa permite que as pessoas consigam alcançar uma perspectiva mais ampla”.

5# Melhora sua auto-estima

Quando você faz um elogio para si mesmo ou se encoraja na realização de algum projeto, sua confiança aumenta. Falar consigo mesmo não é algo que apenas crianças fazem, os adultos também devem sempre praticar esse comportamento.

Experimente e depois conte pra gente qual foi o resultado!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »