4 Tipos mais comuns de amizade entre homem e mulher

Reprodução

Se você dizer para alguém que tem uma amiga muito legal, que quase sempre saem juntos e têm gostos em comum, logo alguém aparece para dizer: você já pegou? Quer pegar ela?

Por outro lado, se disser que tem uma sinergia absurda com tal mulher, mas que nunca sequer cogitou a hipótese de sair com ela, outra leva de pessoas vão falar: certeza que é feia!

Acontece com frequência, mas é muito reducionista pensar que a interação entre homem e mulher precisa ter como parâmetro o interesse sexual de pelo menos um dos membros. Mas, você, assim como eu, sabe que podemos e é até saudável ter uma amizade com o sexo oposto.

Quem aprofundou seus estudos sobre o tema foi uma pesquisadora americana, Heidi Reeder, professora de comunicação da Boise State University, que formulou um estudo para descobrir os tipos mais comuns de interação entre homens e mulheres.

Após realizar centenas de entrevistas com alunos e alunas de diversas idades sobre esse tema, Heidi chegou à conclusão de que o tipo mais comum de amizade entre eles e elas, já experimentado por 96% dos entrevistados, não inclui interesse romântico ou sexual.

“Descobri que há 4 maneiras mais comuns que a interação acontece. Estas podem mudar com o tempo e só porque você tem um tipo de atração com o seu amigo não significa que ele ou ela tem o mesmo tipo de atração por você”, revela Heidi.

Conheça quais são os principais tipos de atração entre homens e mulheres:

Atração amistosa

Reprodução

É a amizade pura e simples. É o tipo de atração que você sente quando gosta dessa pessoa e gosta de estar com ela. É o tipo de atração que a maioria dos heterossexuais, presumivelmente, sentem por seus amigos do mesmo sexo. Este foi de longe o tipo mais comum de atração entre amigos do sexo oposto na pesquisa.

Quase todos os entrevistados, 96%, disseram que atualmente sentem a atração de amizade com o seu amigo, e mais de dois terços disseram que sua atração de amizade aumentou ao longo do tempo.

Atração romântica

Reprodução

Em seguida, vem a atração romântica. É importante não confundi-la com atração física ou sexual. Vocês acham o outro atraente e, pelo menos um dos amigos já teve a ideia de transformar a amizade em namoro em algum momento.

Apenas 14% dos amigos disseram que atualmente sentem atração romântica para o seu amigo. Curiosamente, quase metade disse que costumavam sentir atração mais romântica, numa fase anterior da amizade, do que atualmente. (“Agora que eu sei que ela é realmente, não podia sair com ela!”)

Atração subjetiva física ou sexual

Reprodução

Refere-se as pessoas que sentem atraídas para a outra pessoa fisicamente e, talvez querendo fazer sexo uma parte do relacionamento de amizade (entrar na friendzone). Quase um terço dos entrevistados já sentiu essa forma de atração com seu amigo, mas dois terços não sentem essa atração atual. Esta sensação pode mudar ao longo do tempo, e é mais provável que reduza (em 30% dos casos) do que aumente (20% das situações).

Atração objetiva física ou sexual

Reprodução

A última forma de atração é uma das mais interessantes e proveitosas para a amizade. Refere-se a pensar que um amigo é fisicamente atraente em termos gerais (“Eu posso ver porque outras pessoas possam se interessar por ela”), mas não nutrem a mesma atração. Este tipo de atração foi vivida por mais de 50% das pessoas pesquisadas com amigo do sexo oposto.

É importante salientar que esta última forma de atração faz sua amiga encampar uma campanha com as conhecidas dela para você. Ou seja, ela faz o meio de campo, apresentando seus atributos, para você se relacionar com as amigas dela.

Talvez essa pesquisa te ajude a ir em direção oposta a muitos veículos de comunicação e indústria cinematográfica que insistem em colocar laços amorosos e sexuais entre homens e mulheres. Realidades como em filmes Harry e Sally, O Casamento do Meu Melhor Amigo, O Melhor Amigo da Noiva, Sexo Sem Compromisso e Amizade Colorida estão em uma minoria nas amizades entre os sexos opostos.

Por isso, a próxima vez que você notar um homem e uma mulher juntos, tente lembrar que homens e mulheres podem se conectar em uma variedade de maneiras, e uma delas, é a amizade pura e simples, muito mais comum do que a tensão sexual.

Fonte: Washington Times

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »