3 Truques básicos de como organizar a sua vida financeira


Vamos ser francos, 99% da população brasileira não é ensinada a controlar sua vida financeira.

E não falo de não ter dividas e o nome fora do SERASA, mas falo de ter uma noção clara de para onde vai cada real que você gasta; de ter um plano para quando completar 50 anos parar de trabalhar; de botar o seu dinheiro para trabalhar para você e de parar de trabalhar para pagar contas.

+ 5 Dicas para o seu dinheiro não acabar no fim do mês

Este é o primeiro, de uma serie textos, para ajudar você que quer ter controle sobre seu futuro financeiro.

Todo mundo já teve a sensação de estar sem dinheiro sem saber onde ele foi parar. “Nossa eu não comprei nada esse mês e meu dinheiro já acabou?”.

Isso basicamente acontece pois a maior parte deste dinheiro vai para gastos invisíveis ou seja, aquela camiseta que tava na promoção e nunca usou, o café que você toma todo dia no caminho do trabalho mesmo tento café no escritório, a revista que você não leu, aquele negócio pra casa que você não precisa mas tava em promoção e coisas desse tipo.

Obviamente se você não sabe para onde vai o seu dinheiro fatalmente nunca vai conseguir separar parte dele para investir.

Por isso, confira algumas dicas básicas:

Anote todos os seus gastos

Não importa se é o café, uma bolacha, uma revista, uma bicicleta ou a parcela da sua casa, independente do quanto você ganha, você precisa saber exatamente para onde vai o dinheiro que você trabalhou o mês inteiro para ganhar, só assim vai conseguir começar a investir.

Agora, se conseguir faça um pequeno exercício, tente lembrar e anote tudo que você gastou nos últimos 10 dias.

Se você for uma pessoa normal provavelmente vai lembrar no máximo de 60% ou 70% disso, por isso esse primeiro passo é importante, se você não lembra de onde gastou 30% ou 40% do total, provavelmente isso não era importante e se você começar a anotar provavelmente vai olhar uns dias depois e ver como gasta dinheiro sem perceber.

Se você estiver realmente focado em investir ou ter uma vida financeira saudável vai começar a perceber como está pensando melhor antes de gastar, isso acontece pela vergonha que começa a ter dos seus gastos quando estão anotados e você os olha de cabeça fria alguns dias depois, sem o impulso momentâneo da compra.

Tenha sempre em mente o mantra “Meu dinheiro é muito suado para que eu não saiba para onde ele vai”.

Sabendo onde gasta e tendo isso anotado vai conseguir prever gastos como IPTU, IPVA, manutenção de carro, trocar coisas da casa, viajar, etc. Tendo a maioria dos gastos futuros mapeados, você pode ver de forma mais clara como usar dinheiro para realizar seus sonhos.

Como controlar seu dinheiro

Particularmente gosto muito do aplicativo Guia Bolso acredito que para quem está começando é uma forma bem legal de controle, funciona atrelado ao cartão de crédito e a conta bancária. Tudo automático e sem complicação da pra categorizar, renomear e você não vai ter a desculpa de que não sabe onde vai parar seu dinheiro por não entender nada de Excel, ainda da pra adicionar os gastos feitos com dinheiro.

Caso seu dinheiro venha de muitos lugares, tenha que realmente movimentar muito dinheiro físico, vai realmente ter que usar um caderninho (Vale um Evernote) e um Excel (Planilha de controle).
Você pode achar que o caderno não é importante, mas se deixar pra anotar quando chegar em casa você com toda certeza vai na melhor das hipóteses esquecer alguma coisa e provavelmente um dia vai falar “amanhã eu faço” e o amanhã nunca vai chegar. Por isso, SEMPRE ANOTE NA HORA OU O QUANTO ANTES.

O que isso tudo vai mudar em você?

Provavelmente seus hábitos não irão mudar rápido, porém você vai conseguir entender quais são seus padrões de consumo, se gasta demais em bar, em balada, em restaurante, etc… e assim começar a balancear melhor seus gastos.

Se você entrou em um momento de controle financeiro e com gastos conscientes, não deixe com que isso faça você virar um mão de vaca que não sai com amigos porque cerveja no mercado é mais barato que no bar.

Planejamento financeiro serve para te libertar não para te aprisionar no mundo de contar centavos, você trabalha e economiza para ter uma vida saudável, prazerosa e tranquila.

Algumas outras considerações

Tenha tranquilidade você não vai conseguir saber onde gastou 100% no primeiro mês, eu mesmo só consegui chegar em 95% uns 4 meses depois de começar e nesse momento é que vai perceber como as anotações são importantes já que não vai saber onde gastou grande parte do seu dinheiro e essa sensação de impotência e desperdício é muito importante para começar a mudança.

Anotando tudo que gastou vai conseguir estar mais preparado, se as coisas pra faculdade custaram R$ 400,00 esse período, não precisa esperar chegar o ano que vem pra descobrir quanto vai ter que gastar, pergunte a alguém do período seguinte e já vá se preparando pra gastar o valor próximo ao que ele falou, mapear gastos futuros é tão ou mais importante que anotar os diários, isso não te livra de ter imprevistos mais eles irão reduzir muito.

Vai renovar o seguro? Não comece a procurar uma semana antes de vencer, não compre presentes na semana do aniversário, aproveite promoções para comprar presentes coringas como bebida, vinho, livro, arte etc.

► Texto escrito por Wagner Bandeira é especialista em finanças e escritor amador. Aficionado por fazer as pessoas terem uma melhor relação com o dinheiro.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »