3 seriados sobre advogados que você não pode perder

3 seriados sobre advogados que você não pode perder

Antes de iniciarmos as minhas sugestões de seriados, quero logo destacar que nenhum deles retrata “exatamente” a realidade do mundo jurídico e o dia-a-dia de um advogado no Brasil.

Primeiro porque os seriados se passam nos Estados Unidos, um país que possui um sistema judiciário e legal completamente diferente do nosso. Não há como compará-los com os nossos advogados aqui.

Em segundo, o intuito das séries é em primeiro lugar entreter, por isso todas estão fundamentadas num estereótipo do advogado e talvez seja esse o motivo do porquê essas tramas fazem sucesso em todo o mundo.

Confira a lista com 3 seriados sobre advogados que você não pode perder:

Suits

Suits

Talvez a mais popular e queridinha do momento. Suits mostra os bastidores de um grande escritório de advocacia, trazendo todas as nuances, disputas e politicagem do mundo corporativo. Essa, é a séria que talvez chegue mais perto da realidade dos grandes escritórios de advocacia do Brasil.

Aqui fica claro o jogo entre egos, a vaidade e o orgulho que advogados poderosos e famosos possuem. A arrogância e o sarcasmo são constantes na trama, tornando-se uma marca registrada da série.

O seriado retrata o cotidiano do escritório nova iorquino, Pearson & Specter,onde um advogado Harvey Specter e seu assistente Mike Ross, desenvolvem diferentes estratégias nas defesas de seus casos.

Harvey Specter é inteligente, manipulador e ganhar qualquer ação judicial em que coloca suas mãos. Ele defende nada mais do que cliente milionários, em sua maioria empresas e atletas famosos. Mike Ross por sua vez, não terminou a faculdade de Direito, mas possui um dom importantíssimo, ele é um monstro da memorização, além de possuir um inigualável conhecimento sobre as leis, uma espécie de nerd/hacker do Direito.

Os dois acabam formando um dupla perfeita, algo como Batman e Robin. Juntos possuem características que se completam, e outras que se contrapõe. Um é mais emotivo, enquanto o outro é frio e movido principalmente pela vaidade.

Better Call Saul

Better Call Saul

Sse você assistiu “Breaking Bad” então você precisa acompanhar a saga do advogado de índole duvidosa, Saul Goodman. A trama se passa cinco anos antes de Saul conhecer Walter White.

No início da série, descobrimos que Saul é na verdade Jimmy McGill, um advogado de segunda linha, com um passado misterioso e que está sempre a procura de acertar sua vida financeira, por isso, acaba aceitando qualquer trabalho que aparece.

A série de Saul possui os mesmos elementos que fizeram de Breaking Bad um sucesso, ela se constrói na complexidade das personagens e com uma narrativa muito parecida. O mais impressionante é que a série não depende de você ter assistido a história de Walter White. Mas confesso que ver velhos conhecidos como Tuco, faz você se arrepiar e ficar bem ansioso pelo que vai acontecer.

Aqui, a figura do advogado é focada na destreza que Saul possui em colocar os bandidos, e ele próprio algumas vezes, dentro da lei, tentando tornar o ilegal em legal, muitas vezes através de métodos não muito éticos. Saul sempre acaba livrando seu traseiro com várias jogadas perspicazes de interpretação da lei, manejo de provas e testemunhas.

Bom, talvez não seja um exemplo de honestidade que faz de Saul um bom advogado, mas ele mostra o jogo de cintura e deixa claro o que todo advogado deve fazer, que é sempre ver e analisar seus casos minuciosamente para então conseguir o que o cliente deseja. A estratégia, jogo de cintura e arte de interpretar acabam fazendo de Saul um bom advogado, pelo menos em partes.

Demolidor

Demolidor

Deixei por último a melhor (na minha opinião) e a mais polêmica da lista. Porque? Ora, vocês podem pensar que essa série é sobre um super-herói, sim e realmente é, mas em sua essência ela fala de um advogado honesto e altruísta, uma figura que eu sempre busquei durante meu período na faculdade de Direito e um exemplo que pretendo manter dentro de mim por toda minha carreira.

Enfim, em Demolidor temos Matthew Murdock, um advogado cego que perdeu a visão ainda criança num acidente de trânsito. Nesse acidente, um caminhão com produtos tóxicos tombou e contaminou o jovem Matt, que perdeu a visão mas ganhou superpoderes que aguçaram em milhares de vezes seus outros sentidos. Matt cresceu e se tornou mestre em artes marciais e defesa pessoal, além de um talentoso advogado.

Durante o dia ele e seu sócio, ‘Foggy’ Nelson, enfrentam a dura realidade que advogados recém formados e honestos passam na maior cidade dos Estados Unidos, mas à noite, Matt veste sua máscara e combate o crime organizado de Nova Iorque, num jogo de gato e rato com o Rei do Crime.

A séria é incrível, uma megaprodução resultante da parceria entre a Marvel e a Netflix e já em seus episódios iniciais causou um furor da crítica. Cheguei a ler que um aclamado crítico de cinema disse que os dois primeiros episódios da série, se passassem por uns pequenos ajustes, poderiam por si só formar um filme completo de cinema e com certeza teria um extremo sucesso.

Realmente a série é sombria, intrigante e envolvente. Mas há também o dia-a-dia dos advogados, as cenas e diálogos jurídicos são perfeitos e bem comuns, sem deixar a série pesada ou chata. A indicação etária de 18 anos é justificada pela violência nos combates corpo-a-corpo, mas na série não há nudez e nem sexo, o que é muito bom, pois o foco da história não se perde em cenas picantes desnecessárias.

Só faço uma ressalva para você que quer acompanhar essa série, assista tendo sempre em mente de que se trata de um seriado baseado em uma história em quadrinhos, onde o protagonista é um super-herói que possui superpoderes, então espere por certos exageros e coisas impossíveis.

Bom, aproveitem as minhas sugestões e se souberem de outras séries, escreva nos comentários. Abraços!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »