3 dicas simples para conciliar trabalho, vida social e faculdade

Trabalho, estudo e vida social, será que tem como conciliar tudo isso sem que seu desempenho vá lá embaixo?

3 dicas simples para conciliar trabalho, emprego e faculdade

shutterstock_271701236

Créditos: Shutterstock

Ao completar 18 anos, um mar de possibilidades se abre a sua frente. Você ganha a tão sonhada “independência” e pode finalmente tirar sua carteira de motorista, entrar no motel, comprar bebida, ir para um faculdade… Seria incrível, não fosse tivesse um problema: Dinheiro.

+ Inscreva-se em nosso canal no Youtube

Logo, não é difícil você se ver fazendo um curso superior, mas tendo que ralar em um estágio ou trabalho para conseguir pagar suas contas. E ai, começa a faltar um outro elemento: Tempo.  Difícil, né?

Trabalho, estudo e vida social, será que tem como conciliar tudo isso sem que seu desempenho vá lá embaixo? Foi pensando nisso que sentamos com o Eduardo, do Blog da Engenharia e tentamos levantar algumas dicas para você sobreviver a essa fase conturbada da vida.

Cuide da sua saúde

shutterstock_212692168

Créditos: Shutterstock

No meio da correria do dia-a-dia, a primeira coisa que a gente deixa de se preocupar é com a nossa  saúde e alimentação. Logo, você deixa de fazer exercícios e de comer decentemente.

Não é de se estranhar que muitos caras que entram na faculdade e começam a trabalhar engordam e perdem o condicionamento físico.

Por isso, o ideal é que você mantenha uma alimentação regrada de três em três horas. Evite as frituras da cantina da faculdade. Leve uma fruta ou lanche de casa para evitar as gordices. Além disso, tente inserir uma atividade física na sua rotina. Nem que seja uma caminhada leve, uma corrida ou uma academia.

Crie uma Rotina

shutterstock_154308860

Créditos: Shutterstock

No meio do caminho, tudo acaba se misturando. Você está no estágio, fazendo um trabalho para faculdade e marcando uma balada com a galera no Facebook. E vira uma bagunça…

Tente separar o máximo possível uma vida de outra. Enquanto está no escritório, foque nas tarefas do trampo, para não ter que ficar até mais tarde e perder aula – ou horas importantes no bar.

O mesmo vale para a faculdade e para o boteco. Foque e resolva um problema por vez para não embolar as coisas. Tente entregar todos os trabalhos o quanto antes e não deixe tarefas acadêmicas para última hora.

E na hora que for curtir meu velho, aproveite o máximo possível. São momentos da vida que não voltam mais.

Não se mate

Na empolgação, é fácil você perder o controle das coisas. Ou você se empolga demais e acaba focando demais no trabalho e esquece da faculdade e da vida social, ou se perde nos estudos e acaba não arranjando um trampo, ou – o mais comum – cai na bebedeira e deixa os dois de lado.

Vá com calma e faça cada coisa ao seu tempo e com moderação. Quatro anos podem passar rápido ou devagar, dependendo da intensidade como você vive isso. Então, tente aproveitar e não pire no caminho.

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso