3 Benefícios de ter e manter um Hobby na sua vida

Reprodução

Levado pelo marasmo no trabalho, em 2012 eu resolvi, junto com meu colega de redação Edson Castro, criar um blog com conteúdo masculino. Surgiu daí o Manual do Homem Moderno, que hoje não só se transformou em um site como também um canal no Youtube. Hoje, profissionalmente, vivemos disso com algumas pessoas trabalhando com a gente.

Mas, a ideia inicial não era ganhar dinheiro. Era simplesmente dar vazão a uma necessidade de manter um hobby, fazer algo que curtíamos e que não tínhamos espaço dentro da empresa em que estávamos.

Hoje, por exemplo, passo por uma fase especial na minha vida que é a gravidez de minha mulher e quis criar um site (Pai Moderno) para compartilhar essa experiência com o público. O objetivo é o mesmo que o da ideia inicial do MHM. Se vai virar um projeto profissional ou será mantido como hobbie? Só o tempo irá dizer.

Mas o que eu quero falar aqui é sobre como um hobby pode te ajudar a tornar sua rotina muito mais gratificante. Se a sua área de atuação não anda te dando prazer, essa atividade paralela pode te ajudar a buscar realização e propósito na vida. Quem sabe até de virar um negócio próprio no futuro?

O hobby pode ser algo que você faça no tempo livre, no horário de almoço, quando chega em casa ou no meio da noite, antes de dormir. Ele não precisa consumir todo o tempo livre da sua vida. Pode ser em doses homeopáticas, algumas vezes por semana.

Para te dar uma forcinha em colocar seus sonhos e projetos em prática, vou elencar os benefícios pessoais que um hobby pode de dar!

1. Recuperar a sensação de controle na sua vida

Reprodução

Quanto mais adquirimos responsabilidades, mais temos a impressão que perdemos o controle da nossa vida. Isso gera uma frustração grande. Aquele mito de trabalhar com aquilo que você ama e acredita funciona de maneira fácil com empreendedorismo de palco. Mas a realidade é que até para fazer algo que gosta, você precisa se cercar de atividades chatas e desestimulantes.

Já o hobby é algo intrinsecamente seu. Você pode escolher como quer gastar o tempo nisso, trabalhar quando e como quiser. Ter uma atividade só sua te ajuda a voltar a ter um pouco de controle na vida, permitindo que você produza algo que você mesmo idealizou, sem chefes ou pessoas para desmotivar nas suas ideias.

O legal disso tudo é que você ainda tem o direito de decidir se deseja compartilhar com o mundo ou pode manter o projeto para si mesmo. No hobby você tem a capacidade de tomar todas as decisões e, ao tocar este passatempo, você se sentirá mais feliz e completo.

2. Sentimento de dever cumprido

Reprodução

Existe um sentimento mágico que te toca toda vez que você conclui algo com um valor, que exigiu dedicação, carinho e empenho. Tenho isso ao finalizar um texto com uma experiência pessoal, fazer um vídeo de um assunto que gostaria de compartilhar ou simplesmente montando um móvel ou um apoio para bicicletas na parede. É meio que um orgulho e satisfação pela tarefa cumprida.

Participar de algo desde do esboço da ideia até o resultado final é mágico porque você se sente parte do todo, de algo genuíno, autêntico. Diferente de simplesmente apertar um parafuso em um processo que não acredita, que você não ajudou a criar e nem obterá os frutos finais daquilo.

A beleza de um projeto pessoal não está somente na sua conclusão, mas na realização e experiência em todas as fases, tendo ciência que o seu melhor está ali.

3. Encontre propósitos e significados

Reprodução

Não sou de hábitos matutinos. Por outro lado, sou capaz de trabalhar até altas horas da madrugada quando uma ideia vem a cabeça e quero despejá-la no papel. Ter um pensamento exposto em texto ou vídeo é como participar da gestação de uma criança e vê-la andar com as próprias pernas.

E, você não sabe o quanto é gratificante saber que, de alguma forma, aquele pensamento ajudou uma outra pessoa a refletir ou ser alguém melhor. Esta é a força que me dá significado e propósito ao que eu faço.

Seu hobby pode não atingir outra pessoa, pode simplesmente melhorar uma habilidade pessoal, perseguir um sonho ou dar um sentido para sua vida. Tudo isso é válido.

Um passatempo pode te ajudar a esquecer o fim de um relacionamento, passar por uma fase de luto e perda, deixar de lado uma situação financeira nada favorável. Ele pode ser uma boa terapia para te tirar de um estado de depressão ou te trazer para um convívio social.

Seu trabalho não precisa ser o caminho único para a felicidade e realização na sua vida. Quando você não consegue unir paixão a vida profissional, pode buscar uma fonte de alegria em coisas pessoais.

Você pode até, a médio e longo prazo, ganhar dinheiro com seu hobby. Isso seria fantástico! Mas, este não deve ser o único motor do seu passatempo.

Reconhecer uma atividade que você gosta de fazer e que te traga realização pessoal e propósito não tem dinheiro no mundo que banque. Esta é a maior recompensa que você pode ter.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »