25 Maiores Arrependimentos antes de Morrer

Conheça quais são os principais lamentações na vida

Estamos sempre ocupados. É o trabalho, a busca por uma promoção, o estudo, o futebol e compromissos familiares. Além disso, há sempre os smartphones e tablets para ocupar o resto do nosso ‘tempo livre’ para acessar e-mails, facebook e acompanhar notícias instantâneas.

Há sempre algo para nos distrair e impedir de fazer coisas que proporcionam prazer. Apesar de saber que estamos negligenciando algumas coisas, dificilmente voltamos atrás para realiza-las.

Até que um grande amigo ou um ente querido – talvez com nossa mesma idade – morre inesperadamente. Neste instante, começamos a pensar e refletir sobre o modo como levamos a vida e os maiores arrependimentos que teríamos se estivéssemos em nosso leito de morte.

Com ajuda de um levantamento da revista Forbes, reuni aquilo que seria uma lista dos 25 maiores arrependimentos na vida. Você vai sair do automático e tomar uma providência ou deixará a vida passar?

1# Trabalho muito e não tenho tempo para a família e amizades

Como você equilibra o tempo do seu trabalho e o momento com a sua família? Há sempre preocupações do tipo: “O que o meu chefe e colegas de trabalho acham?” “Posso ficar até mais tarde desta vez”. “Eu vou fazer as pazes com a família neste fim de semana”. Mas esta promessa parece nunca acontecer. Dias transformam-se em meses e depois anos e depois em décadas. Quando vê, você é um total estranho para eles.

2# Gostaria de ter enfrentado os valentões na escola e na vida

Acredite ou não, muitos dos nossos maiores arrependimentos na vida tem a ver com as coisas que aconteceram conosco na infância ou alguma outra idade precoce. Nós nunca esquecemos – ou perdoamos a nós mesmos – principalmente quando se trata de valentões. Estávamos com muito medo.

Queríamos ter mais confiança. E pelo jeito, a maioria de nós também encontrou-se com um valentão na nossa vida profissional e tratou da mesma forma. Talvez ele fosse o nosso patrão ou superior. Gostaríamos de tê-lo enfrentado, mesmo que isso resultasse em uma demissão. Costumamos ter um pouco de consolo em saber que aquele valentão, mais tarde, terá algum tropeço ou troco daquilo que fez com você.

3# Queria manter contato com alguns bons amigos da minha infância e juventude

Maiores arrependimentos antes de Morrer 7

Há geralmente na infância ou adolescência pessoas que éramos realmente amigos. Então, um de nós se afastou, por trabalho, relacionamento ou opções de estudo. Poderíamos ter ficado em contato no começo, mas as coisas foram distanciando até não dar mais. Às vezes, pensamos até em pegar o telefone, mas talvez não tenha o número mais. Você já deve ter se perguntado como seria sentar-se com eles novamente para um café ou uma cerveja.

4# Desligar do meu celular ou deixá-lo em casa

Muitos de nós não sabe, mas tem vício de internet ou celular. Dormimos com ele ao nosso lado. Nós carregamos com a gente constantemente. Ele está bem próximo de nós no chuveiro, para o caso de receber um e-mail importante e poder ver no momento, através do vidro do chuveiro embaçado.

Constantemente estamos verificando e-mail, Facebook e Twitter durante a noite e nos fins de semana. Isto tudo tira o tempo com a família e amigos. No entanto, nós não paramos. Desconecte-se por alguns momentos.

5# O Término com o meu verdadeiro amor

Maiores arrependimentos antes de Morrer 12

O romance é uma grande área de arrependimento para a maioria de nós. Talvez você tenha rompido com alguém que gostava por uma falha ou imaturidade sua. Talvez ela tenha vacilado e colocado outro em seu lugar. Tudo isto vai para um jogo interminável do “que poderia ter sido” para o resto de suas vidas.

É difícil simplesmente ser feliz com o amor que você encontrou atualmente e curtir os momentos especiais de hoje se você está constantemente pensando no que você teve uma vez com outra. O que, na verdade, nem foi tão bom quanto você acha que foi.

6# Preocupar-se com o que os outros pensavam sobre você

A maioria de nós coloca demasiada importância ao que as outras pessoas ao nosso redor pensam sobre nós. Como eles vão nos julgar? No momento, nós pensamos que as suas opiniões são cruciais para o nosso futuro sucesso e felicidade. Em nosso leito de morte, nada disso importa e você gostaria de ter sido realmente você.

7# Não ter bastante confiança em si mesmo

Relacionado com o ponto anterior, uma grande tristeza para a maioria de nós está em questionar por que nós tivemos tão pouca confiança em nós mesmos? Por que permitimos que as preocupações dos outros seja tão pesada sobre nós em vez de confiar em nossas próprias crenças? Talvez nós não pensamos que valia a pena ter o que queríamos. Talvez só pensávamos mal de nós mesmos. Mais tarde, queríamos poder ter sido mais autoconfiança.

8# Aplicar isto para o nosso “emprego dos sonhos”

Talvez a gente não escolha o trabalho que sempre quis por causa de um filho, ou porque o nossa parceira não queria sair da cidade. Pode não ter sido o trabalho perfeito, mas a gente sempre se arrepende de não ter corrido atrás do sonho. Às vezes você fará escolhas ruins e terá que voltar atrás, isto ainda é melhor do que nunca correr atrás de um sonho na vida.

9# Queria ter sido mais feliz. E não levar a vida tão a sério

Parece estranho dizer, mas a maioria de nós não sabe como se divertir. Estamos demasiadamente sério. Nós não encontramos humor na vida. Nós não brincamos. Nós não paramos para achar as coisas engraçada. Então, passamos a vida muito a sério. Nós perdemos metade (ou talvez todas) a diversão na vida dessa forma.

Faça algo uma coisa boba hoje. Uma piada com o motorista do ônibus – mesmo que ele olhe para você achando um louco. Vá para o bar com amigos. Você provavelmente vai sorrir e se divertir. Depois é só continuar fazendo isso, dia após dia.

10# Viver a minha vida ao invés da vida em que meus pais escolheram para mim

Maiores arrependimentos antes de Morrer 11

Relacionado a falta de confiança, muitos de nós somos sugado para viver a vida que nós pensamos que um bom filho ou filha deve viver. Seja porque está explicitamente dito ou apenas porque, inconscientemente, adotamos.

Fazemos escolhas de vida fundamentais – sobre qual escola ir, o que estudar e onde trabalhar – porque acho que é o que vai fazer nossos pais felizes. Nossa felicidade é derivada através da felicidade deles – ou é assim que pensamos. É só mais tarde que descobrimos que os amigos ao nosso redor estão morrendo e não estamos realmente fazendo o que queremos fazer. Um pânico pode começar a se estabelecer.

11# Gostaria de ter ido em mais viagens com a família (ou amigos)

A maioria das pessoas ficam em casa e não viajam. No entanto, as grandes viagens com amigos e família – para a Disney World, Paris, ou mesmo para a cidade do interior – são as coisas que ficarão na memória por anos na sua vida. Por isso, encare um passeio com sua família, mesmo que tenha sido uma cilada, ainda assim você terá bons momentos para relembrar.

12# Queria não ter deixado meu casamento (namoro) acabar

Mais pessoas vão se divorciar do que ficar juntos. Se você perguntar a essas pessoas, elas vão te dizer que foi o melhor a fazer, não aguentava mais. E, claro, há alguns casamentos que não deveriam acontecer e onde o divórcio é a melhor coisa para todas as partes envolvidas. No entanto, se você falar com muitas pessoas em particular, eles vão te dizer que lamentam o término.

Nunca é apenas uma coisa que leva ao fim de um casamento – mesmo que a coisa seja a infidelidade. Normalmente existem muitos sinais e problemas que levaram a isso e você deixou que o barco corresse. Os pesares que a maioria de nós temos é que nós não corrigimos alguns ou a maioria dessas “pequenas coisas” ao longo do caminho e tudo se perdeu. Nós não podemos controlar as ações de nossa parceira, mas podemos controlar nossas ações e nós sabemos – no fundo – que poderíamos ter feito mais.

13# Queria ter ensinado meus filhos a fazer mais coisas

As crianças amam seus pais e adoram fazer coisas juntas com eles. E não tem que ser somente em um período de férias. Poderia ser coisas simples, como ir a um estádio de futebol, parques, andar de bicicleta, aprender a jogar futebol, ou limpar uma sala juntos.

Aprendemos com os pequenos hábitos a imitar o comportamento dos nossos pais. Se nós não temos tempo para fazer coisas com os nossos filhos, estamos roubando-lhes a chance de nos imitar e aprender conosco.

14# Fazer as pazes com um membro da família ou amigo velho

Muitas vezes brigamos e discutimos por besteira com irmãos ou amigos próximos. O resultado são dias, meses e até anos sem falar com uma pessoa. Por orgulho ou teimosia, não voltamos atrás. Agora, nenhum dos dois vai fazer um movimento para melhorar as coisas porque acham que é o outro que deve ceder. Você pensa que já fez tudo que podia para salvar este relacionamento até que vê seu bróder perto de morrer.

15# Confiando mais no meu sexto sentido

Maiores arrependimentos antes de Morrer 3

Seja em coisas como recusar-se a fazer algo por ferir seus princípios ou evitar uma situação que ponha em risco sua vida, a maioria de nós já teve a experiência de uma voz interior avisando-nos que algo estava errado naquele momento e que não deveria ir em frente. Muitas vezes, nós ignoramos aquela voz. Achamos que sabemos mais. Na maioria das vezes, aprendemos mais tarde que a voz estava certa.

16# Não falar o que sente

Coragem e confiança são coisas que se adquirimos com o tempo – e que nos falta muito quando somos jovens. Podemos até nos perdoar pelo fato de não ter tentado ficar com aquela garota do colegial, mas pensaremos sobre isso durante décadas. Às vezes, as pessoas se arrependem de ver alguém famoso ou conhecido na vida real e não ir até eles e dizer-lhes o quanto sua vida serviram de inspiração. Nós sempre podemos apenas dizer o que realmente sentimos naquele momento.

17# Envolver-se com o grupo errado de amigos quando era mais jovem

Fazemos coisas estúpidas quando somos jovens. Isto é uma lei universal​​. Fazemos amizades com a turma errada para impressionar e não achamos que isto seja algum mal. Eles são nossos amigos e, talvez, as únicas pessoas que pensamos que realmente nos entendem. No entanto, podemos tomar caminhos errados só por estar com eles, como drogas ou cometer crimes graves. Saiba escolher os verdadeiros amigos e reconhecer quem realmente importa-se contigo.

18# Não ter completado o colégio, curso ou faculdade

Muitas pessoas abandonam o diploma universitário no meio do caminho. Acham que é irrelevante e deixam para trás por estarem bem profissionalmente. Mas, de repente, o emprego estável cai por terra e o canudo irrelevante passa a ser de total importância para sua recolocação no mercado. O problema é que você saiu de lá a tanto tempo que não tem mais cabeça ou mesmo possibilidade de voltar atrás para concluir o curso.

19# Queria ter escolhido um trabalho que realmente gostava

Eu estava assistindo um jornal outro dia e um especialista estava aconselhando os adolescentes sobre a faculdade que deveriam fazer. Ele disse: “Pode parecer piegas, mas eles têm que fazer o que amam.” Ele está certo. Claro que, como um país, precisamos de mais engenheiros, cientistas e outras pessoas de ciências. Mas, no final do dia, você tem que viver sua vida, não do governo.

Há muitas pessoas que pensam que precisam trabalhar em algo que dê dinheiro ou seja estável para ter experiência antes de se estabelecer em um trabalho que elas amam. Embora existam muitos caminhos que levam ao emprego dos sonhos, você estará melhor começando imediatamente na área que você realmente gosta.

20# Passar mais tempo com as crianças

Maiores arrependimentos antes de Morrer 5

Quando o assunto são filhos, não se trata de qualidade do tempo que passam juntos, e sim quantidade. Quando ficamos tão ocupados no trabalho, nós nos confortamos sabendo que vamos ficar até mais tarde no escritório novamente com a ideia de que vamos levar nosso filho para o futebol no final de semana. Enquanto passar algum tempo de qualidade com ele, pensamos, tudo vai se equilibrar. Provavelmente não.

As crianças preferem que você participe mais da vida delas, isso incluí brincadeiras na sala, assistir filmes juntos, participar de jantares e eventos escolares do que só em datas festivas e eventos marcados.

21# Não cuidar da minha saúde, quando tive a chance

Todo mundo não pensa em sua saúde, até que tenha algum problema. E nesse ponto, nós prometemos a nós mesmos se ficar melhor, vamos fazer um check-up, fazer mais atividades físicas e tudo mais. Não devemos esperar que as coisas ruins aconteçam para cuidar da gente. Pequenos hábitos todos os dias fazem uma grande diferença aqui ao longo do tempo.

22# Não ter coragem de se levantar e falar em um evento importante

Fato, mais pessoas têm medo de falar em público do que morrer. Elas preferem morrer do que dar um discurso sincero. No entanto, quando você está perto da morte, você provavelmente vai desejar ter superado esses medos em pelo menos algumas ocasiões, mas especialmente em um funeral de um ente querido ou algum evento importante como um casamento.

23# Não visitar um amigo antes de morrer

Maiores arrependimentos antes de Morrer 8

Estamos sempre ocupado. Mesmo quando sabemos que um amigo ou parente está doente, adiamos o máximo para visitá-lo. Em certas ocasiões, dá tempo de ver a pessoa lúcida antes dela morrer. Ainda assim, ela pode não estar tão bem e você mal vai poder conversar com ela. E daí, sempre vai se arrepender de não ter ido visitá-la antes, quando tinha a chance. Sempre vai pensar o que você não daria para ter uma última conversa normal com aquela ela.

24# Aprender outro idioma

Muitos de nós viajamos muito. Mais poucos se aplicam em uma segunda língua. E este é um grande pesar no caminho para muitos de nós, mesmo que possa parecer uma coisa pequena, ao lado da família, carreira e romance. Muitos de nós gostaríamos que tivéssemos reservado um tempo para aprender uma nova língua para abrir a mente e conhecer toda uma cultura nova.

25# Ser um pai ou mãe melhor

Não há legado maior do que os nossos filhos. Muitas vezes, eles até podem nos decepcionar. Mas quando nossos filhos se esforçam e nos orgulham, não há nada mais recompensador. Houve muitas vezes que poderíamos ter e provavelmente deveríamos ter passado mais tempo com eles. Mas há sempre tempo para melhorar as nossas relações com os nossos filhos. Você só não pode esperar mais um dia, especialmente se é um relacionamento que tem sido negligenciada por anos.

Bônus

Nós não podemos mudar o passado, então esta lista não é para que você comece a sentir pena de si mesmo. A questão é o que vamos fazer com o resto de nossas vidas para garantir que não sinta nenhum desses arrependimentos mais tarde, quando estivermos no hospital se preparando para dizer adeus.

Você tem algum arrependimento que você gostaria de compartilhar? Descreva-o para a gente!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »