25 anos de O Grande Dragão Branco

Van Damme em O Grande Dragão Branco 11

Em 1988, um jovem ator belga Jean-Claude Van Damme inicia seu segundo trabalho em Los Angeles. Após viver um lutador gay, em “Monaco Forever” (1984), o bailarino e fisiculturista foi protagonista de O Grande Dragão Branco, um lutador ocidental que entra em um torneio ilegal de vale tudo em Hong Kong, e acaba se tornando o primeiro a ganhar a competição.

Em 2013, O Grande Dragão Branco completa 25 anos, e o filme com ensinamentos de concentração, dedicação, empenho, trabalho e muita força de vencer os obstáculos, se tornou um marco para várias gerações, item obrigatório para quem curte os filmes de ação dos anos 80.

O filme
Protagonizando uma história baseada em acontecimentos verídicos, em O Grande Dragão Branco, Jean-Claude Van Damme interpreta um jovem ninja que aprendeu os rudimentos das artes marciais através dos ensinamentos do seu mestre Senzo (Tiger). Em um tributo a Senzo, que Frank concorda em participar no famoso, mortífero e clandestino torneio Kumite, em Hong Kong, tornando-se assim o primeiro ocidental a ganhar aquela competição.

Van Damme em O Grande Dragão Branco 4

O filme, que apresentava um torneio de vale tudo ilegal, foi talvez um dos precursores do MMA. Ficou eternizado na década de 80 entre os longas de ação, além de formar a cabeça de jovens e adultos com suas frases feitas.

Para muitos, o antagonista Bolo Yeung (Chong Li) é a verdadeira estrela deste filme. No melhor estilo de vilão “motherfucker”, ele ficou marcado com frases históricas no longa. A luta final é bem aquelas que te faz querer sair ao final do filem e imitar os golpes contra os amigos.

O tal torneio “ilegal” realmente existiu, e o personagem de Van Damme também. O “cara” era bom mesmo, e se aposentou invicto nos pesos pesados. Entre 1975 e 1980 ele participou de 329 lutas, sem ter sido derrotado. Posteriormente, o verdadeiro Frank Dux trabalhou como coordenador das lutas no filme.

Frases do filme O Grande Dragão Branco
Van Damme em O Grande Dragão Branco 12

– “Muito bom. Mas tijolo não revida!” – Chong Li
– “E daí se o Bruce Springteen é o Shidoshi dele?” – o carinha de óculos em O Grande Dragão Branco
– “Você quebrou meu recorde. Agora eu vou quebrar você! Como eu quebrei seu amigo!” – Chong Li
– “Você é o próximo!” – Chong Li

Curiosidades sobre o filme O Grande Dragão Branco
– Quando Van Damme foi contratado para O Grande Dragão Branco, Frank Dux disse que ele não estava na forma adequada para o papel. Desta forma o colocou em um programa de treinamentos de três meses, classificado pelo ator como “o treinamento mais difícil de sua vida”.

– Frank Dux não é muito fã das habilidades de Van Damme. “Ele é um lutador OK e um grande exibicionista. Ele queria um papel no filme e estava ansioso. Ele quase deslocou seu ombro tentando fazer algo que não sabia. Eu o treinava três vezes por semana e o ensinei a lutar nos filmes. Aprendemos juntos a deixa-lo bem nas telas”.

Van Damme em O Grande Dragão Branco 7

– Segundo Frank Dux, não havia nenhum dublê no filme. “Não estávamos pagando por nenhum dublê. Quando fizemos o casting, não era necessário saber artes marciais, mas todos tinham e aprender a levar um soco. Muitos dos caras eram especialistas em dança”. – A cena onde Van Damme fica cego durante a luta teria acontecido de verdade, segundo Dux. “Quando você está em uma situação desesperada como esta, você precisa encontrar seu nirvana para entrar na luta novamente”.

– Frank Dux narra uma cena de bastidores onde brigou de verdade com Jean Claude Van Damme. “Estávamos ambos malucos. Eu falei pra ele me encontrar no topo do Hotel Victoria que eu o mostraria quem era o campeão. Falei para lutarmos em uma plataforma que não tinha mais que 40 cm de largura, a 60 andares de altura. Eu dei um chute giratório e encarei ele. ‘Frank, você é louco’, ele disse. Depois disso fomos jantar e ele nunca mais levantou a voz para mim. Mesmo quando eu o levei ao tribunal”.

– Em 2011, Van Damme reencontrou Bolo Yeung (Chong Li) em um restaurante asiático. Além da foto, rolou até um video com o jantar dos dois.

Van Damme
Foi com O Grande Dragão Branco que Van Damme deu seus primeiros passos em sua carreira cinematográfica nos Estados Unidos. Depois disso, ver os filmes do ator se tornou uma atividade quase sem escapatória, seja para copiar seus movimentos de artes marciais, ou mesmo para ver as boas cenas de ação das tramas.

Como se poderá calcular, este é um filme recheado de coreográficas lutas de artes marciais. De destacar ainda a presença de Forest Whitaker (Rawlins), aqui num modesto papel e Michel Qissi (Suan Paredes), que também interpretou o cruel Tong-Po em Kickboxer – Desafio do Dragão.

O ator seguiu com outros clássicos que estão marcados na memória de toda uma geração. Duplo Impacto (1991), Soldado Universal (1992), O Alvo (1993), Street Fighter – A Última Batalha (1994), Risco Máximo (1996), Golpe Fulminante (1998),
Mercenários 2 (2012), entre outros.

Não entrou por acaso nos filmes de ação. Van Damme era especialista em artes marciais (kickboxing, Karatê Shotokan, Muay Thai, e Taekwondo), e foi campeão europeu de karaté aos 16 anos, na categoria meio-pesado, além de ganhar o título de “Mr. Bélgica” de fisiculturismo, e ser conhecido por “Os músculos de Bruxelas”.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »