20 Lições de vida nos 20 anos de Forrest Gump

forrest_gump_image_1

Não parece, mas já faz 20 anos que um homem sentado em um banco de praça contou pela primeira vez sua incrível história de vida. Lançando em 1994, “Forrest Gump. O Contador de Histórias”, não só foi um sucesso de público, como também de crítica.

O longa arrebatou 6 Oscar: melhor filme, ator, diretor, roteiro adaptado, edição e efeitos especiais. Mas, mais do que ganhar estatuetas, o filme ganhou os corações dos apaixonados por cinema com sua história sensível sobre um homem não muito inteligente e o seu jeito de encarar a vida.

Em comemoração as duas décadas de existência de Forrest Gump, o MHM separou algumas das melhores lições de vida que você pode aprender com o filme. Se liga:

A vida é como uma caixa de bombons

forrest-gump-1994-001-chocolate-sharing

Você pode até tentar se programar, criar metas e objetivos audaciosos. Em algum momento, a vida vai te surpreender. Cabe a você ter a mente aberta e saber encarar o inesperado com jogo de cintura e certa boa vontade. Assim como Forrest.

O personagem é jogado de uma situação para outra – seja ela boa ou ruim – mas nunca se deixar abalar. Ele vai da faculdade para a Guerra do Vietnã, ganha uma fortuna pescando camarões, larga tudo para correr na estrada… Você nunca sabe o que vem depois.

Veja o lado bom de cada situação

Forrest_Gump__001

Enquanto está no exército se recuperando de um ferimento de guerra – um tiro na bunda – Forrest aproveita seu tempo livre para tomar o máximo de sorvetes que pode e praticar tênis de mesa.

Seja o seu melhor

Picture-38

Em determinado momento do filme, a mãe de Forrest fala para o filho “Você deve fazer o melhor com o que Deus deu para você”. Ser melhor é estar atento a seus limites e como supera-los. É assumir responsabilidades e usar o máximo de seus talentos.

Nunca subestime uma pessoa

Forrest_Gump_running_alabama_jenny

Durante a vida toda, Forrest Gump foi julgado pelas pessoas ao seu redor. Sua mãe super protegia o garoto por causa de seus problemas nas pernas, os valentões do colégio pegavam em seu pé por conta dos aparelhos nas pernas e as pessoas que o conheciam logo o menosprezam por suas dificuldades de aprendizado.

Mesmo assim, o personagem conseguiu prosperar na vida. Ao longo do filme ele uma empresa de sucesso – a Bubba Gump, se tornou um acionista da Apple, ganhou bolsa para a faculdade por jogar futebol americano e até mesmo conheceu o presidente dos Estados Unidos. Isso que ninguém lhe dava crédito.

Você precisa parar de correr uma hora ou outra

051412_0230_ForrestGump1

Após ser deixado por Jenny, Forrest resolve colocar o pé na estrada e correr pelo país. Após 3 anos, 2 meses e 14 dias ele finalmente decide que é hora de voltar para casa. Não importa o tamanho do problema ou para onde você fuja. Uma hora ou outra você deve parar de correr encara-lo de frente como um homem.

Faça o que você ama

G0090406

O personagem gostava tanto de cortar grama que mesmo quando ele se tornou um milionário, ele continuou aparando os gramados da sua vizinhança. De graça. Seja honesto com você mesmo e não deixe de fazer o que te deixa feliz.

Não deixe os pensamentos negativos tomarem conta de você

forrest-gump-leiutenant-dan-apple

Quando o tenente Dan perdeu as pernas no Vietnã ele logo entrou em depressão e começou a viver uma rotina autodestrutiva com abuso de álcool e drogas. Após se juntar a Forrest Gump na pesca de camarões, o ex-soldado dá um novo rumo para sua vida.

Ele consegue ganhar uma bolada com o negócio de frutos do mar e ainda compra parte das ações da Apple. Além disso, encontra uma mulher a acaba se casando. Mantenha a cabeça em pé e o pensamento positivo. Dias melhores virão.

Mantenha sua promessas

FF7A6E7075D41DAE50D1561A86462_h498_w598_m2

Mesmo após a morte de Bubba, Forrest volta da guerra e resolver investir na pesca de camarões. Mesmo não tendo obrigação nenhuma, ele divide os lucros com a mãe de seu amigo. Seja uma home íntegro e mantenha suas promessas.

A morte faz parte da vida

forrest gump

A frase é dita pela mãe de Forresta Gump pouco antes da mesma falecer. Devemos aceitar que uma hora ou outras as pessoas que amamos vão nos deixar para – quem sabe – nos encontrar em outra vida.

Idiota é aquele que faz idiotices

Forrest-Gump-forrest-gump-6674987-1280-620

Você é fruto dos seus atos e não das suas palavras. Um idiota é quem faz idiotices. Um homem valente é aquele que age como tal. Um homem de caráter é aquele que demonstra o mesmo em seus atos. Não fale. Apenas seja.

Diga o que você precisa dizer

Forrest-Gump-movies-188176_1014_419

“Se eu soubesse que era a última vez que eu iria falar com o Bubba, eu teria pensando em algo melhor para dizer.” Por muitos momentos da vida, nós deixamos de dizer o que sentimos para pessoas importantes para gente. Não deixe o momento passar.

A inspiração pode vir de qualquer lugar

55801-forrest-gump-smiley-face

Nos três anos que correu ao redor dos Estados Unidos, Forrest não só reuniu uma multidão de seguidores como sem querer criou o smile e inspirou a frase “Shit Happens”. Além disso, ao longo de sua vida, acabou inspirando Elvis Presley e John Lennon. Preste atenção ao seu redor. Você nunca sabe de onde virá uma boa ideia.

Não tenha medo de ser honesto

34

Apesar de sempre impressionar as pessoas ao seu redor, Forrest Gump sempre fala o que pensa, da maneira mais honesta o possível. Ao lidar com os outros sem hipocrisia, ele faz com que as pessoas ao seu redor estejam sempre em contato com a realidade mais franca possível. Nada de falar algo apenas para agradar.

Seja leal aos seus amigos

FG fav

Apesar de já está seguro, Forrest não pensou duas vezes e voltou para resgatar seus amigos porque era a coisa certa a ser feita. Lealdade é algo que está em falta hoje em dia,

“Você deve por o passado para trás antes de seguir em frente”

Forrest-Gump-1994-Movie

Outra frase sábia dita pela mãe de Forrest. Você nunca conseguirá seguir em frente se você deixar as merdas que fez se tornarem âncoras na sua vida. Aprenda com o passado e siga em frente.

O amor as vezes demora

Kids

Apesar de terem se conhecido quando eram crianças, foram necessários quase 30 anos para que Jenny e Forrest ficassem juntos. As vezes a pessoa amada não está na mesma vibe que você. As vezes você que está com projetos pessoais para tocar. Cabe a você ter paciência e quem sabe um dia vocês não voltam a se encontrar?

Faça a coisa certa

maxresdefault

Apesar do tenente Dan ter pedido para ficar no selva e morrer, Forrest Gump salva a vida de seu superior porque era a coisa certa a ser feita. As vezes, seu coração diz uma coisa, enquanto as pessoas ao seu redor dizem outra. Siga seus instintos.

Você nunca sabe a vida de quem você pode mudar

maxresdefault (1)

Ao longo de sua vida, Forrest inspirou celebridades, criadores, inventores e movimentos civis. Apesar de não ter noção do seu impacto no mundo, o personagem acabou mudando a vida de diversas pessoas.

Seus pais tem conselhos incríveis para te dar. Basta ouvir.

Mrs.-Gump

Durante o filme inteiro, Forrest faz questão de citar os ensinamentos que sua mãe lhe disse ao longo da vida. Ouça seus pais. Eles viveram mais tempo que você e abriram mão de muita coisa para tomar conta de você. Quem sabe você não aprende algo com a voz da experiência?

O que significa ser normal, afinal?

forrest-gump

Gostaria de terminar com esta frase incrível da mãe de Forrest. Jamais tente mudar para apenas se encaixar num esteriótipo do que seria normal ou não. Você é o que você é. Nunca se sinta mal por isso.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »