20 Conselhos preciosos para viver os 20 e poucos anos (por uma pessoa de 30)

Shutterstock

Por aqui, os 30 anos chegaram faz um tempinho e, diferente do que eu pensara, não há diferença nenhuma dos aniversários desta década para os da década passada, – exceto que meu fígado não é tão eficiente contra o álcool, meu grupo de amigos ficam cada vez mais seleto, e é um bom momento para reavaliar as coisas e expectativas que criei até aqui.

É nessa época que você dá uma de idoso jogando dominó na praça, contando para os outros as histórias do passado e o quanto era incrível sua vida e aventuras pós-adolescentes, sem quase nenhuma responsabilidade além de viver um dia de cada vez.

É nela também que você se dá conta de quantos erros você cometeu. Das oportunidades que perdeu. Do sexo que poderia ter feito. Se tivesse uma máquina do tempo, voltaria para ajustar muitos vacilos. Ao mesmo tempo, penso que foram eles que me fizeram ganhar maturidade e chegar até aqui vivo.

De tudo que levei nessa vida até este instante, gostaria de deixar pelo menos esses ensinamentos que só pude desenvolver agora, nesta fase mais contemplativa. Essas notas mentais para, se alguém passar por aqui com os 20 anos (e tiver tempo e paciência para lê-los), levar estes conselhos em consideração.

1. Arrisque mais

Shutterstock

Você sabe o que vai ficar atormentando a sua cabeça durante anos? Aquela oportunidade que surgiu e que você, por medo ou insegurança, deixou passar. Talvez seja uma ideia para abrir um negócio louco, partir para viver por três meses em um grupo de monges budistas do Tibet, ou se tornar um artista de malabarismo na rua. Seja o que for, explore ou pense nas possibilidades. Talvez até mesmo tente. A vida é muito curta para não correr riscos.

Eu não estou sugerindo partir para um estilo de vida como Walter White, produzindo metanfetamina; ou participar de um Clube da Luta clandestino. Mas faça algo fora de sua zona de conforto. Tente. Talvez você vai falhar miseravelmente. Mas apenas permita-se tentar.

Porque em cerca de uma década, quando você for responsável por mais coisas e pessoas, será muito mais difícil fazer isso. E você vai encontrar-se em uma prisão mental autoimposta dos “E Ses”. Não deixe de fazer algo por estar com muito medo, por suas próprias inseguranças, por seus vícios tomarem conta de você e por temer o fracasso.

2. Cobre-se menos

Boa parte das vezes seu maior inimigo está dentro de você. Uma coisa é tentar fazer agir da melhor forma possível e a outra é cobrar-se ao ponto de achar que nada que você faz é bom o suficiente. Se as coisas estão dando certo, não se pressione tanto e nem se cobre demais. Isto pode ser o motivo que está travando você de agir de uma maneira melhor e mais natural.

3. Aproveite a vida

Shutterstock

Sua vida aos 20 não é muito melhor do que aos 30 anos. Desfrute cada fase e idade da sua vida e não deixe para depois. Viva o momento e não se preocupe se você está “perdendo” qualquer coisa.

O momento ideal não existe. Ou você se arrepende por fazer, ou por não fazer. Você nunca vai ser capaz mudar algo que já aconteceu, de modo que mantenha seu olhar sempre para o que vem. Seja feliz, cometa erros, e aprenda.

4. Erre bastante

Erre muito. Erre muitas vezes. Erre no amor. Erre no sexo. Erre em socializar. Erre em fazer amigos. Erre no trabalho. Erre no negócio. Erre com a família. Erre com amigos existentes.

Erre! Mas faça rapidamente e aprenda a lição.

Se você não aprender algo cada vez que você errar, então a falha que você cometeu não valeu de nada. Se você aprender alguma coisa, então você cresceu. Toda vez que você crescer e aprender com suas falhas, você fica melhor em descobrir o melhor caminho para o sucesso.

5. Pratique atividade física

Shutterstock

Sua saúde e capacidade de se recuperar fisicamente é muito mais rápida aos 20 anos. Entre em forma agora, deixe seu organismo ativo e assim será mais fácil permanecer saudável à medida que envelhece. Esperar os 30 pode ser tarde (e difícil) demais.

Limite seus vícios, faça atividade física, viva uma vida saudável e cultive a moderação.

6. Acumule pouco, mais verdadeiros amigos

As pessoas são as melhores e piores coisa que acontecerão na sua vida. Algumas irão ajudá-lo a ir mais longe, mais rápido. Outras vão te puxar para baixo e te fazer sentir um ‘merda’. A maioria está na média. Poucas são excelentes. Algumas pessoas vão mudar sua vida para sempre, positivamente.

Você não precisa de um monte de amigos ou pessoas ao seu redor. Você precisa de pessoas incríveis que se dediquem a você como você se dedica a elas. É muito simples, um monte de colegas medianos vai fazer você se sentir sozinho quando precisar de pessoas que realmente se importam com você. Valorizem estas últimas, são poucas, mais raras.

7. Encontre seus amigos sempre que puder

Shutterstock

Eu tenho 31 anos, moro sem meus pais, sou casado e trabalho mais de 60 horas por semana na empresa que ajudei a criar. Gosto muito da minha vida e a liberdade que tenho. A única coisa que eu realmente sinto falta é de ter tempo para sair com todos os meus velhos e novos amigos que construí. Tente não perder o contato com eles.

8. Previna-se

Se você decidir não ter filhos, os seus 30 anos podem ser muito parecidos com seus 20 anos, só que com mais dinheiro, liberdade e cabeça. É incrível!

Por isso, previna-se de gravidez indesejável, use camisinha e muito cuidado com quem anda transando.

9. Encontre seu hobby

Shutterstock

Encontre uma atividade física como hobby para você começar agora e praticar com frequência. Pode ser futebol, rugby, boxe, muai thay, corrida ou qualquer coisa que o valha.

Eu, por exemplo, sempre curti artes marciais, mas nunca corri atrás. Até que, depois de um término de relacionamento, aderi a luta aos 25 anos e hoje não consigo ficar sem ela.

Quando você chegar aos seus 30 e poucos anos e descobrir algo que você gosta, você vai querer se matar por não ter começado mais cedo.

10. Cuidado com o excesso de trabalho

Existem momentos na vida em que você precisa trabalhar duro e por muito tempo, mas muito cuidado ao fazê-lo às custas de trocar por momentos com seus amigos e entes queridos.

Aquele simples pensamento de trocar uma viagem fantástica por um fim de semana extra de trabalho, ou de substituir uma tarde de folga por um tempo com aquela sua companheira. As pessoas pensam que na vida existe um tipo de poupança do tempo, onde você pode colher no futuro, com juros, o lazer e os momentos de felicidade que você abdicou em uma fase da sua vida. Mas isso não acontece.

Se você não reservar um tempo para aproveitar e fazer valer todo o seu esforço dedicado ao trabalho, de nada vai adiantar construir um império ou uma carreira bem estabelecida, se não tiver com quem comemorar estas conquistas lá no topo. Não há nada errado em trabalhar duro, desde que ele não fique no caminho de áreas importantes de sua vida como saúde, família e relacionamentos.

11. Dinheiro nunca será a solução para todos os problemas

Shutterstock

É bom (e necessário) ter dinheiro para fazer as coisas que gosta, mas nem sempre ele será a solução de todos os problemas. Ter um emprego só porque te paga muito não necessariamente vai te dar uma satisfação pessoal. Em alguns momentos, você vai ter que declinar aquela proposta financeiramente fantástica para fazer algo que gosta. E a sua satisfação, dinheiro nenhum vai pagar.

12. Agrade a si mesmo, em primeiro lugar

Você nunca vai agradar a todos, por isso dedique sua vida a fazer as coisas que acredita e acha certo. Faça das suas necessidades uma prioridade. Quando se tratar de dizer sim ou não a algo ou alguém, escolha a resposta que se sinta em liberdade. O importante é dormir com a consciência tranquila de que fez o melhor.

13. Simplesmente viaje

Shutterstock

Conforme você envelhece, fica muito mais difícil fazer e manter os amigos, abandonar as responsabilidades e lutar contra a inércia da vida. Se você já pensou em se mudar para algum lugar totalmente diferente (cidade, estado, país), fazer um mochilão pelo mundo, agora é um grande momento para tentar, especialmente se você tem as habilidades para tal ou trabalha em um campo que facilitem essa mobilidade.

Trabalhe por um ano, economize dinheiro suficiente para experimentar o mundo mais barato, acessível e sem tantas responsabilidades.

Não sabe o que fazer nem para qual destino ir?
Viaje para os lugares óbvios.
Viaje para os lugares inusitados.
Viaje para aprender.
Viaje para esquecer.
Viaje para descobrir (e se descobrir).
Viaje para os lugares que desafiam o que você acha que quer ser.

14. Felicidade e tristeza são importantes

A felicidade é 100% dependente de perspectiva. Não é sobre o trabalho, sobre o dinheiro, ou sobre as coisas extravagantes que você tem. Você precisa cultivar e ter momentos de felicidade para fazer a vida valer a pena. Mas, pare de pensar que a felicidade é uma condição externa. Não é. Tudo – contentamento, paz, alegria – começa de dentro de você.

Já a tristeza não é agradável, mas você passará por momentos de baixa, provações, luto ou situações onde você terá que repensar suas atitudes. Isso fará você achar o caminho certo e valorizar ainda mais suas conquistas.

15. Confie mais

Conselhos preciosos para viver os 20 e poucos anos 7

A falta de confiança vai minar os seus relacionamentos (ou deixá-los mais tóxicos), inibir seu crescimento pessoal e a busca pelos seus sonhos.

Mesmo que isso mate alguns envolvimentos. Mesmo que isso destrua algumas concepções de vida. Mesmo que você perca pessoas próximas. Mesmo que isso signifique você acabar ferido. Confie nas pessoas até que elas lhe dê uma razão para não.

Mas não seja ingênuo. Saiba que algumas pessoas entrarão na sua vida para te foder.

16. Tenha paciência

Eu sei que você tem o desejo de ter tudo ao mesmo tempo e agora, mas nada vale a pena se for realizado rapidamente, sem pensar e planejar. Não se constrói um bom edifício em um mês, nem um relacionamento em poucas semanas.

O grande valor das coisas está no aprendizado que o tempo trás, na construção diária, nos planejamentos e readaptações. Uma grande caminhada não existiria sem cada passo.

Faça planos para décadas. Pense em anos. Trabalhe em meses. Viva em dias.

17. Não tenha medo de mudar

Shutterstock

Você pode mudar sua carreira ou trabalho na hora que quiser, se você não gostar dele. Nem todas as suas ideias iniciais (como a de muitos) são realmente geniais e viáveis. Você vai descobrir, no meio do caminho que as coisas precisam ser modificadas, recalculadas ou repensadas. Não tenha medo de mudar seu pensamento. É isto que separa os gênios dos teimosos.

18. Valorize o tempo

Isso é uma coisa que nós pensamos que temos de sobra, mas que se esgota muito mais rápido do que imaginamos.

Você não pode mudar suas decisões do passado e nem prever o que vai acontecer lá na frente. O presente é tudo que você tem e, se não aproveitá-lo, não vai sobrar nada de bom para lembrar. Não perca tempo se culpando pelas coisas que não fez ou pela vida que deveria ter tido.

19. Tudo passa

Shutterstock

Eu sei que em um momento de decepção, tristeza ou abandono, você pensará que nunca mais vai sair dessa fase negativa. Mas, acredite, tudo passa. O tempo tem um poder fantástico de curar desgostos. Pode demorar, pode te consumir por um bom tempo, mas acredite, vai passar.

20. Você não sabe de tudo (e isso é muito bom)!

Não é porque você tem a internet nas mãos (e o Google) que vai achar as respostas para tudo que você quiser ou precisar. Existem muitos momentos em que você vai se encontrar em um dilema por não saber qual o próximo passo a dar.

A vida é feita da quebra de estereótipos e preconceitos. Ao invés de impor sua visão de mundo, cagar regras e verdades, esteja mais propenso a ouvir e entender o outro. Você não tem noção do quanto você irá aprender só com esse simples gesto.

Fale menos. Julgue menos. Ouça mais e seja feliz!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »