13 Satisfações que você não deve a ninguém (embora ainda ache que deva)

15 Satisfações que você não deve a ninguém 4
“A virtude vem de nós mesmos. É uma escolha que só a nós pertence. Quando um homem perde a capacidade de escolher, deixa de ser homem”. (Laranja Mecânica)

Dizem que o que nos define na vida são as nossas escolhas e o modo como reagimos com a situação que nos é dada. Porém, a nossa sociedade nos força a uma cultura de manter as aparências e fugir de conflitos. O resultado é que, muitas vezes, deixamos de ser nós mesmos para interpretar um simples personagem.

O que você precisa saber é que sua opinião tem que valer e suas atitudes precisam ser condizentes com o modo com que você enxerga a vida. Caso contrário, vai viver sob ordens dos outros passivamente o resto dos seus dias.

Em muitos momentos, as pessoas chegarão a você para pedir explicações pelas suas decisões e escolhas. Mas, nem sempre você precisa dar satisfação. Algumas ações são suas e ninguém tem o direito de tirar isso de você.

O que proponho aqui é um novo modo de interagir com as outras pessoas e saber quando, realmente, você não precisa se preocupar com a opinião alheia. Para isso, confira algumas coisas que você não deve a ninguém, embora ainda ache que deva.

1# Você não precisa explicar seu status de relacionamento

15 Satisfações que você não deve a ninguém 6

Por que você está solteiro? Quando vocês assumirão o namoro? Você não acha que está na hora de deixar seu relacionamento mais sério? Quando será o casamento? Os filhos, virão quando? Independentemente da idade, status ou objetivos, as pessoas ao redor sempre nos inundam de perguntas sobre a sua vida afetiva e os próximos passos que você precisa dar.

Mas, a quem interessa se você está simplesmente transando esporadicamente com alguém ou vivendo um noivado de 10 anos? Somente a você e a pessoa com quem compartilha a experiência. Não fique se justificando perante os outros por causa de escolhas que você fez e se sente muito bem. Lembre-se que a felicidade não tem um formato fechado e cabe a cada um encontrar seu caminho particular.

2# Você não precisa explicar sua situação de vida e prioridades

15 Satisfações que você não deve a ninguém 5

Se você está morando junto com alguém, resolveu fazer um mochilão em outro país, ou vive com seus pais mesmo depois dos 30 anos, não tem que se explicar para ninguém. O importante é você estar plenamente consciente de sua situação de vida e isso significa que você tem suas próprias razões para estar nessa situação.

Como o ser humano tem ideias e valores diferentes, sonhos e aspirações, você não precisa explicar a quem não faz parte desse círculo as suas prioridades na vida. É um negócio que só diz respeito a você e ninguém tem nada a ver com isso.

3# Você não deve pedir desculpas se não está arrependido

15 Satisfações que você não deve a ninguém 14

Se você não se arrependeu de suas ações, se ainda acha que alguém está errado sobre alguma coisa (e este alguém não é você) ou não se importa muito com o perdão, você não tem que se desculpar. Muitas pessoas são apressadas demais em pedir desculpas e tentar deixar de lado problemas que ainda não foram expostos completamente.

Isso só vai trazer mais confusões e desentendimentos posteriores. Você não deve pedir desculpas se não se arrependeu ou se o seu lado da história ainda não foi ouvido completamente. Não sofra sozinho, deixe que os outros se toquem e sofram as consequências dos seus atos também.

4# Você não deve explicar a ninguém que precisa de um tempo só para você

15 Satisfações que você não deve a ninguém 2

Você até pode se preocupar em não ser grosseiro ou avisar de antemão sobre planos e obrigações que venha a cancelar, mas não precisa justificar o motivo de querer ter um tempo só seu. Pode ser para descansar, pensar em planejamentos de vida, priorizar coisas particulares, ler um livro ou simplesmente NÃO FAZER NADA.

Ficar sozinho é uma prática totalmente normal, natural e que você deveria ter em alguns momentos em sua vida (principalmente os turbulentos). Não é porque você casou, fez compromissos com seus amigos ou tem familiares muito apegados que vai deixar sua vida de lado só para agradar aos outros.

5# Você não precisa justificar a ninguém sobre suas crenças pessoais

15 Satisfações que você não deve a ninguém 16

Não é porque alguém compartilha suas crenças pessoais apaixonadamente que você precisa concordar e aprovar tudo que ele diz.

Suas crenças pessoais e os motivos que levaram a ela não diz respeito a ninguém a não ser você. Você não precisa explicá-las como se estivesse em um interrogatório. Seja livre para discordar e manter seu pensamento sem influência de amigos, familiares ou parceira.

6# Você não deve concordar com tudo que dizem

15 Satisfações que você não deve a ninguém 13

A sua aprovação é algo pessoal e você deve usá-la como bem entende. Não é porque alguém está em uma posição superior a sua na empresa ou na vida que tem que dizer como você deve fazer e agir, enquanto você assiste tudo passivamente dizendo sim.

Não tenha medo de recusar coisas que não concorda e que fujam de seus princípios e objetivos de vida. Você até pode estar errado, mas agirá de forma condizente consigo mesmo. Isso, dinheiro nenhum paga.

7# Você não deve a ninguém uma explicação sobre sua aparência física

15 Satisfações que você não deve a ninguém 7

Você pode ser magro, gordo, alto, baixo, bonito, feio, qualquer coisa, mas não tem que explicar a ninguém o que você faz e porque está assim. Sua aparência física só diz respeito a você e sua personalidade não pode ser julgada por isso.

8# Você não precisa explicar suas preferências alimentares

15 Satisfações que você não deve a ninguém 10

Chocolate, Coca, comida vegetariana ou baby beef. Existem certos alimentos que você adora e outros que odeia, por preferência de gosto ou problemas de saúde. Você não precisa explicar a ninguém as suas preferências alimentares. Comida é algo que só te afeta e ninguém precisa se preocupar com isso.

Se alguém te importunar porque você come (ou não) determinados alimentos (de churrasco mal-passado a uma dieta ovo-lácto-vegetariana), simplesmente dê com os outros e diga que você se sente melhor assim. Da mesma forma, não tente evangelizar os outros com suas opções alimentares.

9# Você não deve a ninguém uma explicação sobre sua carreira ou escolhas pessoais

15 Satisfações que você não deve a ninguém 12

Em muitos momentos, as circunstâncias nos obrigam a escolher entre uma dedicação no trabalho a curtir mais a vida. Não é uma decisão fácil e isso não quer dizer que você não se importe com a família e priorize o emprego, mas que, provavelmente, você vá escolher a primeira só para, lá na frente, ter uma vida mais confortável para desfrutar.

De qualquer forma, você não deve explicações para quem não é afetado diretamente com seus atos (no caso sua parceira ou familiares). Se você montou sua estratégia e está confiante no que está fazendo, siga em frente e boa sorte.

10# Suas opiniões políticas ou religiosas só dizem respeito a você

15 Satisfações que você não deve a ninguém 11

Se você é de esquerda ou direita; republicano ou democrata; católicos, evangélico ou espírita, não deve a ninguém uma explicação no que você acredita e porque você optou por isso. Se alguém não pode aceitá-lo do jeito que você é, que se mude ou corte relações. Este é o seu dogma e só diz respeito a você mesmo.

11# Você não deve satisfação da sua solidão e nem ficar com alguém só porque te pediram

15 Satisfações que você não deve a ninguém

Se você está sozinho, por escolha própria ou dos outros, isto não é da conta de ninguém. Ficar sozinho não é uma doença ou um transtorno de personalidade. Você é livre para ter um relacionamento, ou não. Você é muito mais do que o seu status de relacionamento e ficar solteiro é apenas um desses rótulos sociais que ninguém deveria realmente se preocupar.

Além disso, você pode até encontrar uma boa pessoa, de boa aparência e que até teria um pouco interesse nela, mas não deve ficar com ela só porque te pedem ou forçam a situação. Se você se sentir à vontade de ter um envolvimento com a pessoa, vá em frente. Caso contrário, fique na sua. Sua masculinidade ou virilidade não serão afetados com isso. O importante é você fazer o que quiser e quando quiser.

12# Você não precisa se explicar porque resolveu casar

15 Satisfações que você não deve a ninguém 8

Se você escolheu alguém para se casar e ter filhos ou quer ficar solteiro e não ter nenhum herdeiro para o resto da vida, esta é uma decisão pessoal que só lhe cabe. Mesmo que a sua mãe, amigos e família estão morrendo de vontade de verem seus filhos surgirem. O resto deve respeitar a sua decisão sobre isso, não importa o quão difícil seja para engolir.

13# Você não deve satisfação das suas escolhas de relacionamento

15 Satisfações que você não deve a ninguém 9

Às vezes, as pessoas têm por costume fazer comentários inapropriados sobre a escolha da sua parceira ou o seu relacionamento em si, sem ao menos ter sido perguntada. Você pode ouvir comentários como: “ela não foi feita para você”, “vocês não são o ‘casal perfeito'” ou “é melhor encontrar outra pessoa”.

No entanto, isso só diz respeito a você e, talvez, a outro alguém, caso você pergunte a opinião. Viva a sua vida e nunca saia de um relacionamento ou deixe de ficar com uma pessoa só porque outra diz que você tem que fazer. Se for preciso, cometa seus próprios erros, mas aprenda com eles sempre.

Inspirado em The Open Mind

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »