13 Coisas que ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio

Saiba tudo o que fazer antes de largar seu emprego por um projeto pessoal

Você já leu em diversas publicações ou recebeu conselhos de como largar aquele seu emprego rotineiro e metódico de anos para empreender, apostar em seu projeto pessoal, pois é ele o que realmente faz sentido e vale a pena. Não quero ser o estraga prazeres neste momento, mas preciso falar ‘uma real’: montar seu próprio negócio não é este paraíso todo que pintam por aí.

+ 8 Dicas para aprender com seus fracassos e dar a volta por cima
+ 11 Conselhos de Arnold Schwarzenegger
20 Incríveis ensinamentos de Sylvester Stalone

E, ao menos que você tenha um grande investidor, uma boa reserva financeira ou tire a sorte grande de ser um Neymar dos negócios (ou Mark Zuckerberg), terá que desdobrar sua atenção em diversas áreas, dedicar até o dobro do tempo em que trabalharia para outra pessoa, só para tentar fazer com que sua ideia vire, ou valha a pena.

Não foi diferente aqui no MHM. Jamais teria aberto um blog sem o ‘time’ e visão de Edson Castro. Nos dois juntos, por sua vez, não teríamos durado muito tempo sem a inteligência e dedicação e Weslley Alves. Como um time, brigamos, trabalhamos juntos, viramos noites em claro porque acreditávamos no projeto. Porém, ao longo desses quase três anos, tivemos que ouvir muitos nãos, olhares de desconfiança e, principalmente, deixar de lado momentos preciosos pessoais com filhos, parceiras e famílias, tudo para fazer essa porra virar.

Longe de querer que você engavete seus sonhos para nunca mais. Pretendo apresentar, nos argumentos abaixo, tudo aquilo que ninguém falou antes e que gostaria de ter ouvido antes de decidir abrir meu negócio.

1# Não existe receita de sucesso fácil

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 12
“O preço do sucesso é trabalho árduo, dedicação ao trabalho em mãos, e a determinação de que quer ganhemos ou perdemos, aplicamos o melhor de nós na tarefa em questão.” (John V. Lombardi)

Quem já teve um negócio próprio que deu relativamente certo sempre acaba recebendo algumas perguntas clássicas: Qual é a receita de sucesso? Como você chegou lá? O que eu preciso fazer?

Mas, a cada instante que você apresenta as variáveis de fracasso e todos os pontos negativos a se observar, percebe que o questionador vai desmotivando-se, como que se esperasse uma receita mágica e rápida de sucesso, tal qual o tempo de preparo de um miojo.

Até conheço pessoas que deram certo de maneira instantânea, mas a proporção de ideias que foram para o lixo ou de projetos que precisaram de anos para virar é infinitamente superior. Gosto de usar um exemplo futebolístico: todo mundo sonha em ser um Neymar ou Messi na vida, mas poucos se dão conta que a realidade do futebol não são eles, e sim milhares de jogadores lutando por uma chance no futebol amador ou em clubes pífios, com salários miseráveis. Você só enxerga a ponta do iceberg.

2# Você trabalhará muito mais

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 9
“Empreendedores estão dispostos a trabalhar 80 horas semanais para não terem que trabalhar 40 horas semanais.” (Lori Greiner)

Você acha estressante seu trabalho das 9h às 18h, de segunda a sexta, com horas extras sendo pagas pelo seu empregador? E se eu te falar que, com sua empresa, você pode trabalhar o dobro deste tempo, sem direito a uma recompensa financeira, isto incluindo finais de semana, feriados e todos os horários possíveis e inimagináveis?

Basta pensar que fazer o seu negócio virar vai depender do seu esforço, dedicação e empenho, acima de tudo. Se você tocar o projeto como se fosse um trabalho qualquer para outra empresa, você estará fadado ao fracasso.

3# Você não terá vida social

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 8
“A persistência é o menor caminho para o êxito.” (Charles Chaplin)

Poucos, e verdadeiros, serão os amigos que sobrarão depois e receberem inúmeras negativas de convites para sair, futebol, viagens e passeios. Apesar deles apostarem em seu projeto e te incentivarem, com o tempo, muitos vão achar que você ficou arrogante e não lembra mais dos comparsas.

A realidade é que você está tão atolado em coisas por fazer, problemas para resolver, que mal consegue ter um tempo para respirar sozinho e aliviado, quanto mais encontrar uma brecha na agenda para reunir-se na companhia de outros. O lazer terá que esperar.

4# Tenha uma parceira compreensiva ou você vai perde-la logo menos

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 7
“Se você não é solteiro(a), certifique-se de que a pessoa que está com você saberá que às vezes é normal não esperar nem mesmo um simples beijo. Sim, um simples beijo na boca.” (Ali Mese)

Sem tempo para você (e muito menos para sua parceira), e com N problemas na cabeça, sua mente logo ficará ocupada com milhares de coisas e nem mesmo sua parceira será capaz de saber o que passa por dentro de sua caixola.

Não é difícil imaginar que o seu relacionamento vai precisar de muitas raízes fortes e compreensão para se manter. Do contrário, o que normalmente se vê são discussões, brigas, onde problemas pessoais, financeiros e do casal acabarem atropelando os dois e causando o término.

5# Você ficará solitário e depressivo

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 4
“Só aqueles que arriscam ir longe demais podem descobrir até onde é possível chegar.” (T. S. Eliot)

Por mais empenho que você dê, é difícil prever todas as variantes do negócio quando está començando algo novo. O progresso da sua empresa tende a ser bem mais lento do que a sua projeção, por melhor que seja.

Isto vai causar frustrações, tristezas e preocupações. Ou seja, o campo perfeito para você se isolar e ficar depressivo. Tire alguns minutos do seu dia para fazer uma atividade que te afaste totalmente do trabalho para não mergulhar em parafuso nos seus problemas.

6# Esteja preparado para encarar a pressão

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 3
“Eu nunca falhei. Apenas encontrei 10,000 maneiras que não funcionam.” (Tomas Edison)

Virar empreendedor não é fácil. Pesquisas apontam que 80% das empresas no Brasil abrem falência no primeiro ano. Se você não estiver com uma estrutura legal, uma ideia realmente boa e ótima execução, as coisas vão para o vinagre rapidamente.

No meio do caminho, você terá que conviver com a pressão de pessoas próximas, familiares, parceiros e amigos que não vivem esta realidade inconstante de empreendedor. Sem um preparo para conviver com esta pressão (e a sua própria), você acaba não aguentando o tranco. Não se cobre demais e nem dê tanta importância ao que os outros pensam neste momento.

7# Faça um planejamento financeiro

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 13
“Quando mais duro eu trabalho, mais sortudo me torno. Quando você sentir o impulso, jogue com ele.” (Donald Trump)

Não adianta somente ter uma boa ideia, é necessário um planejamento, estruturação e aporte financeiro para que seu projeto saia do papel e não vá de água abaixo. Considere o tempo para seu negócio maturar e começar a dar frutos e guarde dinheiro para manter-se neste período, pois você vai precisar.

8# Mantenha o ritmo

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 10
“Ando devagar, mas nunca ando para trás.” (Abraham Lincoln)

No começo, você facilmente virará noites em seu projeto, tomará grande parte do seu tempo e da sua vida só para ‘fazê-lo virar’. Com o tempo e insucessos, é normal você perder o tesão e a dedicação inicial. Para que algo dê certo, você precisa manter um ritmo constante.

Encare a sua empresa como uma corrida. Se não houver um planejamento adequado, você vai gastar todo seu fôlego nos primeiros metros e se arrastar na reta final (se é que vai conseguir chegar lá). Divida melhor esta disposição e tente não abandonar o barco nos momentos difíceis.

9# Saiba delegar funções

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 6
“A função da liderança é produzir mais líderes não mais seguidores.” (R. Nader)

Você pode ser extremamente bom e eficiente, mas se não souber delegar funções e não encontrar parceiros ou pessoas certas, não vai poder extrair o máximo das diversas áreas do seu negócio. Cerque-se de pessoas confiáveis e eficientes para que possa fazer isto.

Centralizar todas as responsabilidades não é garantia de sucesso, muito pelo contrário, ela é a chave para o fracasso.

10# Saiba vender seu negócio

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 11
“Você pode ser um ótimo poeta, um grande escritor, um gênio de laboratório. Pode fazer o melhor trabalho do mundo, mas, se ninguém souber, não vai adiantar em nada!” (Arnold Schwarzenegger)

Arnold destacou-se entre os fisiculturistas porque tinha tino para negócios e divulgava o esporte. Tanto como ator e político, usou a mesma estratégia de venda para obter sucesso. Aprenda, desde já, a vender seu projeto e apresentá-lo as pessoas da maneira correta. Se você não souber fazer isto, ninguém fará.

11# Estabeleça metas e objetivos

Saiba tudo o que fazer antes de largar seu emprego por um projeto pessoal
“Ser o homem mais rico do cemitério não é o que mais importa, ir para a cama de noite pensando “fizemos algo maravilhoso” é o que realmente me preocupa.” (Steve Jobs)

Você quis montar seu próprio negócio pela oportunidade de ganhar muito dinheiro ou por realmente acreditar naquilo que você quer fazer? Se foi só pelo primeiro item, digo que há uma grande possibilidade de você fracassar.

Isto porque você não terá o tesão suficiente para encarar as situações adversas que sua empresa vai passar e não terá motivação para criar coisas e inovar. Saiba estabelecer metas e objetivos de vida e não tenha medo de redesenhá-lo com o tempo.

12# Saiba ouvir um não

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio
“É bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção às lições do fracasso.” (Bill Gates)

Steve Jobs foi demitido da própria empresa que fundou, voltou a ser acionista majoritário da mesma e criou o iPod e o iPhone. O jogador Cafu foi reprovado em 12 peneiras (quatro no São Paulo) e só conseguiu um lugar no futebol quando um olheiro do próprio São Paulo o viu jogando pelo Itaquaquecetubense, e o convidou para um teste.

Exemplos de pessoas que tomaram um não, tiveram fracassos e deram a volta por cima, são muitos. Tente aprender com suas falhas e não tenha medo de errar.

13# Mas, afinal, vale a pena investir em seu próprio negócio?

Coisas ninguém fala para você antes de apostar no seu próprio negócio 5
“Você tem que ser irracionalmente apaixonado pelo seu negócio. Este é o seu bebê. É algo que você entende mais do que ninguém. Você não pode esperar que outra pessoa sinta da mesma maneira, da mesma forma que ninguém pode entender como você se sente sobre o seu filho, porque isso é parte de você. Está em seu sangue. Está em seu DNA”. (Sylvester Stallone)

Se você estiver disposto a suportar todos os itens acima, digo que sim. Considero o fato de empreender como o de ter um filho. Por mais trabalho que dê, esforço e dedicação hercúleo, ver aquilo crescendo com suas próprias pernas, sem algum chefe louco para te cercear ou concorrente para passar a perna em você acima de tudo, algo que não tem preço.

Garanto que, a cada conquista ou reconhecimento, você garante muito mais energias para continuar sua empreitada até o final. Não desista, persistência é a alma do negócio.

Ps: gostaria de dedicar cada suor, conquista e reconhecimento a todos aqueles que acreditaram na gente desde o começo. Nossas parceiras, famílias e amigos são os pilares básicos que nos deram força para continuar este projeto. Vocês são parte dele.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »