12 shows marcantes da história do Rock In Rio

Queen Rock In Rio

O Rock In Rio completa 30 anos de festival em 2015, aniversário que coroa sua consolidação como um dos principais festivais de música do país. Ao longo dessas três décadas, grandes artistas e bandas gringas já tocaram na Cidade Maravilhosa, além de apresentações nacionais memoráveis.

Relembre alguns dos shows mais marcantes das cinco edições anteriores do Rock In Rio, com direito a duas menções honrosas para participantes que não necessariamente entraram na história por apresentações antológicas.

Queen (1985)


Falando em apresentação antológica, essa foi uma delas e provavelmente a grande atração de toda a história do festival. Os shows do Queen na primeira edição do Rock In Rio, em 1985, foram simplesmente fantásticos.

Freddie Mercury contou com a ajuda de um público inspirado para embalar sucessos da banda, com destaque para “Love Of My Life”, que arrepia até a alma com o vocalista regendo a plateia durante a canção.

James Taylor (1985)

Talvez quem não tenha acompanhado a primeira edição do Rock In Rio e leia sobre James Taylor estranhe o fato de o cantor estar na lista. Normal. O público também estranhou há 30 anos quando o norte-americano entrou no palco com seu violão para cantar o seu country habitual.

Inicialmente vaiado, James Taylor saiu aplaudidíssimo, uma prova de que o cantor foi capaz de driblar a desconfiança e fazer um grande show, o que foi reconhecido pelos brasileiros ao final da apresentação.

Paralamas do Sucesso (1985)

Não é só de grandes shows internacionais que vive o Rock In Rio. Entre as memoráveis performances nacionais temos a dos Paralamas há trinta anos, considerada por muita gente a principal entre todas as bandas brasileiras que já pisaram no palco do festival.

Guns N’ Roses (1991)

Ao contrário do show de 2011, com Axl Rose gordo, uma formação de banda totalmente desfigurada e os atrasos e problemas habituais da história recente do vocalista, a apresentação do Guns em 1991 entrou para a história.

Eles eram na época uma das maiores bandas de rock do mundo e trouxeram uma formação pra lá de respeitável, com a adição de Dizzy Reed aos teclados e ainda com o gênio Slash nas guitarras. Esse era um Guns N’ Roses inesquecível. O de 2011 não.

Faith No More (1991)

Se o Faith No More tem carinho pelo Brasil e se o público brasileiro cativa esse mesmo carinho pela banda, isso se deve muito ao Rock In Rio de 1991. O show foi épico (com o perdão do trocadilho, teve seu auge em “Epic”) e a performance do vocalista Mike Patton, histórica. Esse show marcou demais a trajetória do grupo, que adora o país.

Iron Maiden (2001)

O Iron Maiden veio ao Rock In Rio de 2001 para encerrar sua turnê Brave New World, nome do mesmo álbum lançado em 2000 e que marcou o retorno de Bruce Dickinson à banda. O grupo já havia se apresentado no festival em 1985, e conseguiu voltar 16 anos depois com uma grande apresentação.

Red Hot Chili Peppers (2001)

O Rock In Rio de 2001 representou para o Red Hot Chili Peppers a segunda vinda ao Brasil, mas de fato a primeira grande apresentação da banda em solo brasileiro. Depois de alguns anos sombrios nos anos 90, os Chili Peppers se recuperaram do fracassado álbum One Hot Minute (1995) com o excelente Californication (1999).

Sucessos do lançamento recente e também do passado da banda embalaram um grande show. Destaque para John Frusciante, que voltava ao grupo depois de se afundar na heroína e sumir do mapa. A apresentação de 2001 foi bem melhor (e mais carismática) que a feita por Anthony Kiedis e cia dez anos depois, em 2011.

Coldplay (2011)

Em turnê com o álbum Mylo Xyloto, o Coldplay fez provavelmente a principal performance de 2011, a quarta edição do Rock In Rio. Efeitos visuais, bolas jogadas na plateia e muita energia por parte de Chris Martin e dos outros integrantes fizeram com que o público fosse contagiado pelos hits do trabalho novo da banda.

Skank (2011)

O show do Skank não foi tão histórico como o dos Paralamas em 1985, mas certamente os mineiros fizeram um dos grandes shows brasileiros da história do Rock In Rio. A plateia acompanhou todas as músicas da banda com uma sintonia incrível.

Grandes sucessos do Skank embalaram a apresentação, que foi muito ajudada pelo carisma de Samuel Rosa ao longo de todo o setlist, composto por 13 canções.

Bruce Springsteen (2013)

Quase 3h de show. Carisma, energia, simpatia, fôlego… O incansável Bruce Springsteen fez o melhor show do Rock In Rio de 2013, apresentação que tranquilamente pode entrar para o hall de melhores da história do festival.

Bruce voltava ao Brasil depois de 25 anos da sua primeira e única apresentação no país, que havia acontecido em São Paulo. Feliz do público que teve a oportunidade de assistir a esse show épico.

Menção honrosa I: Carlinhos Brown (2001)

Nossa primeira menção honrosa de show marcante vai para o baiano Carlinhos Brown, que não entrou para a história pelo bem. Sua apresentação foi simplesmente esculachada pelo público, que aproveitou o hit “Água Mineral” para arremessar copos d’ água no cantor.

Menção honrosa II: Lobão (1991)

Nossa segunda menção honrosa vai para o show de Lobão em 1991. Foi inesquecível também pelo lado negativo, pois o roqueiro teve problemas com o público, que queria mesmo era escutar o Sepultura no mesmo dia. Lobão mandou a galera à m… e interrompeu o show, deixando o palco ainda na segunda música.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »