12 lições de vida que aprendi com Scarface

12 lições de vida que aprendi com Scarface 4

Assim como Poderoso Chefão, Scarface é um dos filmes mais épicos já produzidos. Todos se lembram da história de Tony Montana, um imigrante cubano que galgou seu caminho até o topo do submundo de Miami. Vindo de outro país e forçado a sobreviver em território desconhecido, sua tarefa não foi nada fácil.

+ Confira os conselhos do Poderoso Chefão
+ Veja as lições com o Clube da Luta

Mas Tony Montana sabia que ele queria alcançar algo grande quando ele pisou nos EUA. Ele não se acomodou e viu o sucesso dos outros ao seu redor. Ele pôs as mãos sujas e trabalhou duro e de maneira inteligente até o topo. Nada deteve este homem de alcançar seus objetivos.

Ele usou seus talentos e trabalhou através de inúmeros obstáculos para obter o que queria. Sabemos que sua empreitada não foi pelo meio legal, mas você há de convir que Tony é uma personalidade e tanto e podemos aprender muito sobre a vida pessoal e profissional com este cara.

Reuni aqui as 15 Lições da vida que aprendemos com Scarface. Preste a atenção no que o empreendedor ‘Motherfucker’ pode passar para você!

12. Diga sempre a verdade


Quando você fala o que você quer dizer e é sincero, as pessoas vão confiar em você. A verdade nem sempre é agradável. Pode não ser sempre o que você quer ouvir, mas se você quiser ter sucesso em qualquer empreendimento na vida ou em relacionamentos, você tem que enfrentar a verdade, doa a quem doer.

“Bom? Você não é bom. Você só sabe como esconder, como mentir. Eu não tenho esse problema, eu sempre digo a verdade”.

11. Trabalhe duro, mas para você

12 lições de vida que aprendi com Scarface 7
Você pode trabalhar duro para si mesmo, construir algo que dure e seja autossustentável, em vez de simplesmente trabalhar de sob a sol, cavando valas. Para um simples negócio on-line será necessário trabalhar duro e por longas horas. Mas trabalho duro só compensa se ​​você trabalhar de forma inteligente e para você.

Vai demandar trabalho e esforço, mas não há necessidade de trabalhar 80 horas por semana por um salário mínimo. Use o seu trabalho duro para si mesmo. Comece o seu próprio negócio e veja-o prosperar.

10. Mantenha a sua palavra

12 lições de vida que aprendi com Scarface 8
Ser um imigrante não deu Tony muitas opções quando começou. Ele só tinha a determinação e a sua palavra. Você deve manter a sua palavra, não importa o quê aconteça. É a única maneira que as pessoas vão querer fazer negócios com você ou mesmo se relacionar. Se não puder sustentar o que disse, não siga adiante.

“Tudo o que eu tenho nessa vida é a minha coragem e a minha palavra e eu nunca abro mão disso, está entendendo?”

9. Tenha a coragem de tentar algo diferente

12 lições de vida que aprendi com Scarface 16
Você nunca terá grandes conquistas se não assumir os riscos. Risco é o combustível que mantém as pessoas realmente ativas. Tudo, porém, devem ser calculados e você deve saber e arcar com as consequências de suas ações. É preciso correr riscos para ser capaz de promover a si mesmo e crescer na vida, bem como manter o relacionamento bem.

Então, quando as coisas parecem estagnadas, é porque você está levando a coisa no automático. Viva na margem e saiba que não importa o quão duro a vida pode ser, se você assumir os riscos, você pode atingir seus objetivos.

8. Aproveite as oportunidades

12 lições de vida que aprendi com Scarface 6
Existe uma infinidade de oportunidades disponíveis para nós diariamente. Para percebê-las é preciso ser vigilantes e dispostos a aproveitar. Faça o máximo proveito de qualquer oportunidade. Como provado no filme, Tony pode facilmente dizer que as melhores oportunidades são geralmente as que surgem sem aviso prévio.

“É melhor atirar e perder do que nunca pegar a arma a vida toda”.

7. Conheça o seu lugar

12 lições de vida que aprendi com Scarface 18
Em qualquer organização existem níveis de hierarquia, bem como os níveis de responsabilidade. Ao iniciar qualquer coisa, conheça o seu papel e o que exigem de você. Complete cada tarefa com o melhor de suas habilidades, mas nunca se sinta confortável.

Pense sempre fora da caixinha e lembre-se de estar sempre olhando para fora para aumentar o seu papel e responsabilidades. É a única maneira que você vai ser notado e subir na vida.

6. Faça o trabalho a todo custo

12 lições de vida que aprendi com Scarface 14
Mesmo que algo não vá do jeito que você planeja para cumprir uma obrigação, segure a bronca e termine o que você tem que fazer. Terceirizar, se você realmente precisar, mas você nunca deve deixar chegar a este ponto. Ninguém vai para fazer melhor do que você.

E, se você tiver que pedir ajuda a alguém, tenha certeza que é uma pessoa confiável e organizada.

5. Saiba quando cortar os laços

12 lições de vida que aprendi com Scarface 5
Se um relacionamento ou algum negócio está indo para o vinagre, não se apegue a eles para sempre. Saiba lidar com as perdas. Chegará uma hora para terminar um relacionamento, um negócio ou qualquer outra coisa.

Se uma oportunidade mais rentável surgir em outro lugar, vá para ela. Se o seu chefe não está disposto a compensá-lo por você se matar no trabalho, alguém o fará. No final, tudo se resume em saber o que você merece.

4. Cerque-se das pessoas certas

12 lições de vida que aprendi com Scarface 10
Tony alcançou a maior parte de seu sucesso através de seus próprios meios e trabalho duro. Mas ele nunca poderia ter conseguido um pouco de seu sucesso sem a ajuda de sua bela esposa Elvira, ou sem a ajuda de seu braço direito, Manny.

“Ok, aqui vai a história. Venho de sarjeta. Eu sei disso. Eu não tenho educação … mas tudo bem . Sei que a rua, e eu estou fazendo todas as conexões certas. Com a mulher certa, não há como me parar, eu quero ir direto para o topo”.

3. Saiba quando parar

12 lições de vida que aprendi com Scarface 17
Você não querer se prender a algo que faça você perde todos os seus amigos e as pessoas mais próximas a você.  Quando as coisas não estão indo bem, você sempre vai querer aqueles mais próximos apoiando e motivando. No entanto, não seja o único a obter todos os louros de seu trabalho e não se esqueça das pessoas mais próximas a você.

A maior culpa de Tony era que ele não sabia quando parar. Tony ficou muito fora de controle e as pessoas mais próximas a ele o deixou. Ele vendeu sua alma por dinheiro e poder.

2. Lute pelos seus objetivos

12 lições de vida que aprendi com Scarface 15
Alcançar um objetivo vem com muitos obstáculos. Nada neste mundo será entregue a você. Se você realmente quer algo, você vai trabalhar duro em torno dos problemas. Você será capaz de encontrar soluções para os seus obstáculos. Nada vai impedí-lo de alcançar seu objetivo se você focar sua mente nisso.

1. Nunca fique satisfeito

12 lições de vida que aprendi com Scarface 11
“The World is Yours” … literalmente. Sempre nos esforçamos para melhorar a si mesmo e aqueles ao seu redor. Nunca se contentar com menos. Sempre trabalha para tornar-se o melhor. Uma vez que você comece a ficar confortável, que é quando você começa a falhar e perder o controle das coisas.

Seja esforçado, mas não se sobrecarregue. Qual é o benefício de se tornar bem sucedido se você não poderá desfrutar dos frutos do seu trabalho?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »