11 Lições que aprendi com ‘How I Met Your Mother’

Reprodução

Eu confesso que acompanhei a série How I Met Your Mother (Como conheci a sua mãe) dois anos depois do seu término. Mesmo assim, conferi com o mesmo entusiasmo daqueles que assistiram durante sua exibição da TV. E não foi pouca coisa. Foram nove anos de bebidas no MacLaren, de apostas, high fives, “O Código Bro,” Robin Sparkles, Laser tag, truques de mágica, “The Playbook”, entre outras coisas.

+ 17 Teorias de relacionamento com How I Met Your Mother

Você até pode não ter curtido o final da série. Mas não vamos falar sobre isso. How I Met Your Mother foi indicado para 24 prêmios Emmy, ganhando sete. A turma do Ted, Barney, Robin, Lily e Marshall proporcionou momentos marcantes, ensinou muitas lições sobre a vida, relacionamentos, amor, amizade e profissão.

Abaixo, cito alguns dos principais aprendizados que tirei de ‘How I Met Your Mother’. Já garanto para você que ela é Legen — espere um pouquinho — Dária!

Alerta de spoiler: Este artigo contém spoiler de muitas temporadas da série. Não continue a ler se você não quiser saber!

1. Relacionamentos não são sobre quem leva a melhor, mas sobre caminhar juntos

Reprodução

“Eu acho que às vezes você apenas tem que deixar o seu ego de lado…” Marshall

“… E lembre-se de que o amor que você tem para essa outra pessoa é muito mais importante do que ganhar uma discussão.” Lily

Em um episódio na quarta temporada de How I Met Your Mother, Lily e Marshall tem uma grande discussão sobre pratos sujos. Barney consegue convencer Marshall que ele não deveria lavar os pratos sujos na pia só porque a Lily pediu.

Depois de uma grande desavença, Lily e Marshall percebem que ambos excederam e erraram. Eles concordam que no fim das contas, não importa que um ganhe a discussão de relacionamento, se a outra parte sai inconsolada. Em uma vida a dois, o compromisso de ambos é o mais importante.

Para uma relação ser saudável e durar um bom tempo, ambos devem aprender a fazer concessões. Como Lily e Marshall disse, o amor que você tem por essa pessoa é muito mais importante do que ganhar uma disputa. No fim das contas, você tem que aprender a chegar a um acordo com o seu parceiro para poderem seguir juntos.

2. Você não vai encontrar o amor na sua vida, se estiver constantemente procurando por ele

Reprodução

“Você não pode forçar o destino. Se tiver que acontecer, vai acontecer. “Ted

Se tem uma qualidade que Ted nos ensinou, é a persistir sempre. E a maior lição que podemos sempre aprender com o protagonista é que você não vai encontrar o amor, se estiver obsessivamente procurando por ele.

Não importa o quão duro Ted tentou, ele lutou para encontrar o amor e seu final feliz com diversas pessoas diferentes e de diversas formas. No entanto, no final, ele só encontrou o amor quando não estava procurando por ele.

Quando ele conheceu sua futura esposa e a mãe dos seus filhos, ele não correu atrás dela como nas outras tantas vezes, não declarou seu amor logo no primeiro dia. Em vez disso, ele decidiu deixar isso acontecer e, como todos sabemos, ele conseguiu.

Ted, assim como muitas pessoas, passou anos de sua vida à procura de amor, da pessoa ideal, em vez de divertir-se simplesmente em curtir o momento, sem preocupação. Você não precisa gastar toda sua energia e seu tempo procurando por sua cara metade. Viva sua vida, curta cada momento e história. No momento certo, as coisas acontecem.

3. Amar alguém exige coragem e maturidade

Reprodução

Na vida há dois tipos bem conhecido de pessoas: aquelas que estão constantemente se apaixonando (no caso o Ted) e outras que estão fugindo da paixão e amor (como Robin e Barney). A série ilustra vários motivos pelos quais os relacionamentos dão ou não dão certo.

Ted teve várias desilusões ao longo de nove temporadas; envolveu-se com pessoas que não tiveram o mesmo comprometimento que ele. Mas, uma coisa é verdade, ele (quase sempre) deu seu melhor e se entregou da forma mais completa em busca do seu amor verdadeiro.

Ted não sabia disso (como você pode não saber neste instante), mas ele precisava crescer e ganhar maturidade antes de conhecer “A Mãe”, sua companheira por um longo tempo. Ele passou pelo inferno para chegar lá, mas se ele fez isso é porque ele teve a força para se levantar N’s vezes, aprendendo com seus erros, até acertar.

4. Suas Exs (e seu passado) são importantes

Reprodução

Muitas comédias românticas ou séries de TV contam a mesma história: dois dos personagens principais têm uma química, ficam juntos, acabam por um motivo previsível e clichê, e eles passam o resto do programa odiando um ao outro.

A história que não é dita nestes sitcoms e que tem muito mais a ver com o mundo real é que os relacionamentos passados têm histórias e, muitas vezes, elas tomam parte importante na sua vida. Terminar um envolvimento é muito mais complexo do que parece. Em alguns casos, você pode ficar amigo da sua ex, continuar saindo com ela mesmo que ela vá envolver-se com outra pessoa do seu grupo.

Não dá pra apagar o seu passado por completo, seus envolvimentos anteriores, mesmo que você queira. Às vezes, vai ficar uma mágoa logo no término? Sim, provavelmente. Mas, depois, pode sobrar um sentimento de gratidão e, porque não, amizade, por tudo que passaram juntos.

E se você realmente gosta de alguém, quer ver esta pessoa sendo feliz. Seja ao seu lado ou ao lado de outra pessoa que ela escolher.

5. Relacionamentos nunca são fáceis

Reprodução

Muita gente vê casais como o de Lily e Marshall e acham que são perfeitos, nunca têm problemas. São tipos de relacionamento que faz você acreditar que seu verdadeiro amor vai chegar e vale a pena esperar por ele. Você até coloca toda a sua fé no amor verdadeiro nessas duas pessoas – se elas não fizerem funcionar, ninguém mais pode.

Mas, se não está perto ou vivendo o dia-a-dia, não sabe que até mesmo os melhores relacionamentos passam por um monte de problemas.

Eles se conheceram cedo demais e não tiveram outras experiências sexuais. Namoraram, noivaram, terminaram, juntaram-se novamente, casaram e tiveram filhos. O pai de Marshall morreu. Lily contraiu uma grande dívida de cartão de crédito por excesso de consumismo. O relacionamento esfriou, o tesão acabou, passaram por crises profissionais, tiveram grandes brigas, ficaram desempregados.

Mas, mesmo nas piores discussões ou tragédias, eles acabaram resolvendo as coisas e ficando juntos. Por obra do destino, por amor ou pelas duas coisas somadas. O que faz um relacionamento bom e saudável não é a ausência de conflitos, mas a forma como os conflitos são resolvidos.

6. Nada de bom acontece depois das duas horas da manhã

Reprodução

A série revela um grande ensinamento que a vó do Ted deu a ele: “Quando der 2h da manhã, apenas vá para sua casa e durma. Porque as decisões que você faz depois de duas horas são as decisões erradas”.

O sitcom mostra, por diversas lições, que a regra das 2h da manhã funciona. Seja com aquela garota que ele tanto gosta chamando-o para a casa dela; seja para uma saída cilada do Barney ou outras tantas situações.

Não tome a lição ao pé da letra. Às vezes, 2h da manhã pode significar: aquela sexta que você bebeu demais e está prestes a ligar para uma ex; ou está na iminência de ficar com alguém que pode se arrepender profundamente; ir para aquele rolê que sabe que vai dar merda. Tem momentos na vida que a situação não é favorável, você não está legal e a melhor coisa que você faz é ir para casa e dormir.

7. Projete seu próprio edifício

Reprodução

Ted olhou para o projeto de edifício de seu chefe e sentiu que poderia fazer melhor. Agarrou a oportunidade e o momento certo e teve sua grande chance como um arquiteto projetando seu próprio edifício.

Passava os dias fazendo árvores de isopor inúteis para seu chefe, e trabalhava nas horas extras e em casa para criar seu próprio modelo que vingou. Esta foi a primeira vez (e a maior) que Ted transferiu a coragem e dedicação que tinha na sua vida amorosa para sua vida profissional.

Ted nos ensinou a ter a coragem de executar as ideias que você acredita, porque se você simplesmente ficar parado, reclamando da falta de condições ou de oportunidade, ela não virá. Você nunca sabe o que vai acontecer, e se Ted não acreditasse em si mesmo e em seu projeto, sua carreira não teria ganho este trampolim.

Se você quiser conquistar algo ou mostrar-se relevante no que faz, acredite naquilo e corra atrás. Dificilmente a oportunidade vai bater à sua porta e, mesmo se fizer isso, de nada vai adiantar se você não estiver preparado para ela.

8. Planeje a vida mas, acima de tudo, viva ela

Reprodução

Um emblemático episódio da série é o da trilogia, “Trilogy Time”, sobre como Barney, Ted e Marshall se reúnem para assistir Star Wars a cada três anos. Cada vez que isso acontecia, Ted formulava projeções e sonhos para o próximo encontro. Só que ele começou a perceber que esses sonhos não se concretizavam, especialmente quando se trata de amor.

Durante toda série, vemos o sonho de Marshall evoluir de um advogado ambiental, a um advogado corporativo, até chegar a um (quase) juiz. Lily transita entre dar aulas infantis para fugir e realizar seu sonho de se tornar um artista. Ted se esforça para se tornar um arquiteto, e Robin sobe degraus importantes com o objetivo de se tornar uma âncora de notícias.

Marshall e Lily tem idas e vindas. Barney, Robin e Ted entram em relacionamentos loucos e inimagináveis, entre si e com outras pessoas. A vida acontece como uma grande confusão que nunca poderíamos antecipar, nem se quiséssemos. Ao invés de perder tempo tentando roteirizá-la, que tal simplesmente vivê-la?

9. As amizade vêm e vão

Reprodução

“E é assim que ele vai crianças. Os amigos, vizinhos, amigos bebendo e parceiros no crime que você ama tanto quando você é jovem, como o passar dos anos, você simplesmente perder o contato.” Ted

Ao longo dos nove anos da série How I Met Your Mother, descobrimos que, eventualmente, as pessoas seguem em frente e perdemos o contato com os amigos. O grupo aprende isso quando todos estão debatendo se Gary Blauman deve ir no casamento de Robin e Barney. Quando a discussão faz com Gary para sair, nossa turma favorita percebe que eles nunca podem ver Gary novamente.

Ted enfatiza: “Você vai ficar chocado quando descobre como é fácil na vida se separar de pessoas que gosta para sempre. É por isso que quando você encontra alguém que deseja manter ao seu redor, você precisa fazer algo para que isto aconteça”.

Com o tempo, as pessoas mudam, as prioridades se transformam e, com ela, amizades fracassam. Vemos isso com o mesmo grupo no fim da série. A maior lição que aprendemos é que o tempo muda as pessoas, e devemos aproveitar ao máximo o tempo que temos com os amigos e as pessoas que amamos.

10. Às vezes você precisa estar sozinho para se conhecer melhor

Reprodução

Na série, Ted sempre está em busca de um grande amor, mas descobre só depois que a melhor forma de encontrá-lo é estando sozinho. Apesar de Barney sempre buscar estar ao lado de um bróder para a pegação, seus momentos de maiores aprendizados acontecem quando ele se encontra sem ninguém. Robin precisa se afastar do grupo e das pessoas que gosta para descobrir o que realmente sente.

Ficar ou ter momentos sozinho não é uma tarefa fácil. Mas, é nestes momentos que somos capazes de conhecer nossos medos, anseios, desejos e necessidades de verdade. E é consigo mesmo que podemos reunir forças para apreciar a real companhia de quem nós gostamos.

11. Aprenda a aceitar o inevitável

Reprodução

Você pode lutar contra tudo, tentar de todas as chances mudar o rumo das coisas e o final da história, mas sempre vai ter coisas inevitáveis, perdas, lutos, que precisamos aceitar.

Ted, Robin, Marshall, Lily e Barney conviveram com isso de diferentes formas na série. Pode ser o término de um relacionamento com uma pessoa que você ainda ama; a morte de um ente querido, um fim de um sonho que acredita; a descoberta de um segredo que você quer enterrar.

Não adianta ficar com raiva, se amargurar pelo resto da vida por isso. Tente lembrar das coisas boas que aconteceram, do quanto foi importante para você. E siga em frente. Sempre.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »