10 mitos masculinos desvendados por estudos

Confira como pesquisas contrariando pensamentos comuns

Homem dirige melhor do que a mulher, odeia cozinhar e é sempre a cabeça no relacionamento. Passamos, boa parte da vida, reproduzindo frases clichês sem ao menos parar para pensar se as afirmações realmente são verdadeiras.

Para transformá-lo em um cara melhor, resolvi correr atrás de estudos e pesquisas para desmistificar algumas das principais falácias masculinas. Confira!

1# Eles não dizem Eu Te Amo primeiro?

10 mitos masculinos desvendados por estudos 3

De acordo com os estudos, a coisa não é tão assim. A psicóloga Marissa Harrison, da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), entrevistou 172 estudantes da faculdade para saber se eles já se apaixonaram e, caso tenham se apaixonado, quanto tempo levaram para dizer “Eu te amo” ao companheiro(a).

O número de homens que se declararam primeiro foi três vezes maior que o de mulheres. Marissa descobriu também que, enquanto eles levam apenas semanas para se apaixonar, elas levam meses.

2# Homens não gostam de afazeres domésticos

10 mitos masculinos desvendados por estudos 5

Não é bem assim. A professora Jacqueline Scott, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, concluiu em seu estudo com mais 30 mil pessoas em 34 países europeus que maridos e namorados se sentem culpados quando não dividem as tarefas domésticas como faxina da casa, lavar roupas, cozinhar, e que ficam felizes em cooperar.

A pesquisa indica que mais homens apoiam uma divisão igual dos afazeres e que cada vez mais mulheres passam a deixar claro a insatisfação com companheiros preguiçosos.

3# Cozinha é lugar de mulher?

10 mitos masculinos desvendados por estudos 2

Nem de homem, nem de mulher. “Foi-se o tempo em que as mulheres das casas eram escravizadas na frente de um fogão quente”, afirma Anne Claypole ao jornal Daily Mail. Gerente de marketing da Ross Burgers, a empresa do ramo de alimentos conduziu uma pesquisa com 2 mil pessoas em 2012.

O resultado mostrou que 44% dos homens consultados preparam todas as refeições familiares porque gostam. Além disso, 2/3 das mulheres ouvidas enxergavam no ato de cozinhar, uma tarefa e se desesperavam ao pensar sobre o que iriam preparar para o jantar.

4# Elas escolhem o sobrenome do marido no casamento?

10 mitos masculinos desvendados por estudos 6

Se você acha que é a maioria das mulheres escolhem usar o sobrenome do homem no casamento, está completamente equivocado. Segundo dados da Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais), apontam que, desde 2002, há um crescimentos de 178% no número de homens que adotam os sobrenomes das esposas. Já elas, estão justamente deixando o sobrenome deles de lado.

5# Homens estacionam melhor que elas?

10 mitos masculinos desvendados por estudos 7

Não, de acordo com um estudo realizado em 2012 pela NCP, empresa britânica que gerencia estacionamentos. Segundo pesquisa, elas até levam mais tempo para estacionar o carro, mas encontram vagas de maneira mais rápida, fazem melhor e são muito mais perfeccionistas que eles.

6# Homens dirigem muito melhor do que as mulheres?

10 mitos masculinos desvendados por estudos

Ledo engano. Entre 2005 e 2009, 80% dos acidentes de trânsito de Nova York com vítimas fatais ou em estado grave tiveram motoristas do sexo masculino envolvidos.

Vale lembrar ainda que os homens pagam até 30% a mais no seguro veicular do que as mulheres. A justificativa é a de que este grupo provoca mais acidentes e, potencialmente, se coloca mais em risco do que o feminino.

7# A mulher se desespera com os preparativos do casamento e o homem nem se importa?

10 mitos masculinos desvendados por estudos 8

A neurose dos preparativos para o casamento não é exclusividade feminina. A Austin Reed, especializada em trajes para a ocasião, consultou 2 mil pessoas que se casaram nos últimos cinco anos e revelou que o estereótipo de que o mito do homem despreocupado com a ocasião se foi há muito tempo.

Mais da metade dos ex-noivos afirmaram que escolheram a data e o local, e um terço disse também que deu a palavra final no bolo. Outros deveres incluem contratar a banda, escolher a roupa dos padrinhos, fornecedores e o carro.

8# Elas gostam de ir ao supermercado, eles odeiam

10 mitos masculinos desvendados por estudos 9

Apesar de ter abordagens diferentes quando o assunto é compras no supermercado, homens e mulheres tem gostos diferentes dos clichês. De acordo com uma pesquisa feita pela Co-operative Food, com 2 mil pessoas consultadas, 1/3 das mulheres afirmaram que se atrapalham, enquanto 3/4 dos homens dizem se divertir enquanto selecionam os produtos.

Para Helen Nunn, da rede britânica de supermercados responsável pelo levantamento, elas tentam terminar a tarefa o quanto antes, já eles procuram por ofertas. Os principais motivos de estresse feminino é perceber que se esqueceu de comprar algo, se irritar com filhos dos outros clientes, se sentir apressada pelo caixa que passa os códigos de barra rapidamente e passar horas à procura de itens básicos.

9# Homens só pensam em sexo?

10 mitos masculinos desvendados por estudos 10

Não é tão assim quanto elas pensam. Pesquisa realizada na Universidade de Ohio, EUA, concluiu que o homem comum pensa, em média, 19 vezes por dia em sexo. Especialistas da Universidade de Duke revelam que tanto homens quanto mulheres tendem a superestimar o apetite sexual.

Para descobrir isto eles recrutaram 101 pessoas de cada sexo e todos tiveram que responder, durante um mês, um questionário diário com perguntas sobre sua vida sexual, incluindo dizer o nível, 0 e 5, do quanto elas pensavam em sexo naquele dia. Ao final do mês, os entrevistados passaram por um novo questionário, agora para falar dos últimos 30 dias.

Comparando as respostas no final do mês, pesquisadores descobriram que as 202 pessoas aumentaram, em média, 0,7 pontos quando questionadas sobre o quanto elas pensavam em sexo todos os dias, ocorrência observada mais entre os homens. Especialistas acreditam que eles tendem a fazer isso porque acreditam que prova sua masculinidade. Porém a realidade é bem inferior.

10# Homens solteiros não pensam em filhos?

10 mitos masculinos desvendados por estudos 11

O mito dos solteirões convictos e sem responsabilidade também cai por terra. A Universidade de Rutgers, EUA, entrevistou 5,2 mil norte-americanos entre 21 e 65 anos. A ala masculina entre 21 e 35 anos comprovou que mais da metade quer ter filhos, contra 46% da ala feminina.

Já para o público mais velho, a coisa se repete com uma vantagem masculina. Enquanto 27% dos homens entre 35 e 44 anos deseja um rebento, apenas 16% delas querem.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »