10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir)

Confira os principais pretextos que estão boicotando sua vida

“A pior mentira é a que contamos a nós mesmos. Quando nos escondemos da nossa própria verdade, renegamos nosso próprio potencial”.

A maneira mais fácil para viver de forma cômoda e não assumir riscos é arrumar desculpas. Culpar o outro ou a situação por uma falha no trabalho, um vacilo no relacionamento ou uma não conquista no campo pessoal é quase automático. Até o mais idiota é capaz de arrumar uma desculpa convincente.

+ 20 Ensinamentos de vida de Stallone
+ 11 Dicas surpreendentes de Arnold Schwarzenegger
+ Coisas que você diz para si mesmo e não deveria

Mas, ao fazer isso, você só está jogando a sujeira para debaixo do tapete. Ela ainda continuará lá, acumulando, até ficar insustentável. Posso afirmar, por experiência própria, que toda desculpa arranjada para um insucesso é nada menos do que um pretexto para evitar um desafio, que poderá ocasionar em sangue, dedicação, suor e lágrimas. Mas, acima de tudo, a realização ou a certeza da luta por algo que você acredita.

Nem todo mundo foi feito com um perfil ousado. Mas, se você não sair da sua zona de conforto, sua vida será uma grande perda de tempo, sem nada para ser orgulhar e razão pela qual viver.

Desculpas nada mais são do que barreiras que criamos para evitar o sucesso e realização. Se você duvida disto, confira abaixo 10 mentiras que você diz a você mesmo e que não te fazem evoluir.

Eu não posso falhar

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 2

“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso… ” (Michael Jordan)

As pessoas têm muito medo do fracasso. Fato. Ele pode estragar tudo. Mas, se não existirem as falhas e os obstáculos, as experiências de aprendizagem não aconteceriam para assim, alcançar o sucesso.

Por mais bem-sucedida que seja, a trajetória de Richard Branson, dono do grupo Virgin, é recheada de fracassos – pessoais e profissionais. Por duas vezes, por exemplo, ele quis dar a volta ao mundo de balão e acabou caindo no mar. Nos anos 1990, tentou competir com a Coca-Cola e viu sua empresa, a Virgin Cola, ruir.

“Toda pessoa, e especialmente todo empresário, deve receber o fracasso de braços abertos. É somente através dele que nós aprendemos. Muitas das mentes mais excelentes do mundo aprenderam isso do pior jeito”. (Richard Branson)

Eu não tenho o perfil

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 3

“Ele é tímido e introvertido e muitas vezes não parece muito quente para as pessoas que não sabem, mas ele é quente,” (Sheryl Sandberg falando de Zuckerberg para o The New York Times)

Se você acha que a personalidade é tão importante, repense isso! Olhe para as maiores histórias de sucesso neste planeta. Bill Gates é um introvertido, Barack Obama tem sido descrito como um cara solitário, enquanto Mark Zuckerberg é tímido.

Há alguns insights fascinantes sobre as personalidades de pessoas que tiveram enorme sucesso. O livro de Susan Cain “Silêncio: O Poder dos introvertidos em um mundo que não posso parar de falar” vale bem a pena uma leitura. Independentemente de ser um introvertido ou extrovertido, meça a sua autoestima. Isto é o que realmente conta para a vida.

Eu só preciso de um golpe de sorte

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 5

“É impossível viver sem falhar em alguma coisa, a menos que você viva tão cautelosamente a ponto de que você poderia muito bem não ter vivido seus sonhos. Prefiro falhar por padrão.” (JK Rowling)

Outra crença comumente divulgada é que a diferença entre uma pessoa bem sucedida de outra fracassada é a tão querida sorte.

J.K Rowling, a autora dos livros de Harry Potter, estava a ponto de se suicidar por não ter dinheiro suficiente para alimentar seus filhos. Sua persistência em algo que ela realmente acreditava fez com que sua obra se tornasse um fenômeno na literatura mundial, com mais de 400 milhões de livros vendidos, além de torná-la a mulher mais rica do Reino Unido.

Você realmente acredita que a trajetória de Rowling foi algo que surgiu da noite para o dia e foi transformada por um golpe de sorte? Tente enxergar quanto tempo de dedicação, entrega e noites em claro a autora passou até que seu projeto realmente desse certo.

Um sucesso não pode depender de um golpe de sorte, pois a chance de isso acontecer é a mesma de você ganhar na loteria. A maioria das pessoas que venceram na vida não contaram com sorte e tiveram que lutar muito até chegar a algum lugar.

Pobreza, concorrência desleal, trabalho duro e NÃOs serão coisas que você precisa conviver para ter sucesso. O golpe de sorte pode até vir, mas não será para quem ficar sentado e esperando.

Eu não tenho coragem suficiente

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 6

“Você ganha força, coragem e confiança por cada experiência em que você realmente parar para olhar o medo na cara. Você é capaz de dizer para si mesmo: “Eu vivi com este horror. Eu posso tomar a próxima coisa que vem junto”. (Eleanor Roosevelt)

O medo é um grande empecilho para você sair do automático e resolver apostar em algo que acredite e sonhe. Nessas horas, o medo pode acorrentá-lo na sua zona de segurança. Se você está em uma empresa, um conflito pode evitar que você suba degraus no seu cargo.

Em um relacionamento, o medo de perder a pessoa pode impedi-lo de expressar seus verdadeiros sentimentos e emoções. O medo deve existir na sua vida, só para que você supere ele.

Eu preciso esperar o momento certo

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 9

“A procrastinação é o mau hábito de adiar até o dia depois de amanhã o que deveria ter sido feito antes de ontem”. (Napoleon Colina)

A situação e o momento perfeito não existem. Acostume-se com este fato. Se você acha que haverá a área ideal e o instante certo para atacá-la para obter sucesso, pode tirar seu cavalinho da chuva. Sempre haverá uma dificuldade ou empecilho para procrastinar seus projetos.

Se Gutenberg tivesse esperado a situação perfeita, jamais teriam surgido os livros e a imprensa; Zuckerberg, o facebook; Steve Jobs, o iPhone; e Bill Gates, com a Microsoft. Muitas vezes é preciso dar um start no seu projeto, mesmo que em uma versão beta, e ir afinando de acordo com o mercado, o tempo e a procura.

Eu não sou inteligente (ou capacitado) o suficiente

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 10

“A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades”. (Alexis Carrel)

Você acredita que as pessoas de sucesso são realmente inteligentes? Saiba que o seu QI é responsável por apenas 25% do seu sucesso. Outros 75% vem das suas redes ou contatos, seu otimismo e inteligência emocional.

Antes de culpar a sua falta de capacidade ou inteligência, avalie as suas verdadeiras habilidades e qualificações. Enquanto isso, busque concertar ou reduzir seus defeitos e falhas.

Eu não tenho o dinheiro

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 8

“O gerente que surge com a solução certa para o problema errado é mais perigoso do que o gerente que surge com a solução errada para o problema certo.” (Peter Drucker)

É cômodo justificar os frutos de uma pessoa bem-sucedida apontando que ela teve uma grande quantidade de dinheiro para realizar os seus sonhos. Mas, existem inúmeros projetos que provam que investimento financeiro não é suficiente para fazer algo funcionar.

Como exemplo, cito Carlos Wizard Martins. Conseguiu estudar inglês pelo contato com uma igreja mórmon, aos 12 anos. Com a mesma ajuda, foi estudar ciências da computação em uma universidade de Utah, nos EUA. Lá, deu aulas de português e desenvolveu o próprio método de ensino. No Brasil, passou a dar aulas de inglês e em 1987 fundou a Wizard, já com a ideia de transformar o negócio em uma franquia. Em 2014, ele entrou para a lista dos bilionários da revista “Forbes”.

Em vez de culpar a falta de financiamento, cerque-se de todos os outros fatores que podem fazer um projeto tornar-se viável. Isso pode incluir planejamento, estabelecimento de metas e objetivos, formação de equipes, apenas para mencionar alguns.

Eu sei bem como funciona, por isso continuarei a fazer assim

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 7

“Inovação é o que distingue um líder de um seguidor” (Steve Jobs)

Uma mentira perigosa que leva a estagnação é esta. O mundo está em constante mudança. Isto reflete nos mercados e concorrentes. Uma solução que hoje parece eficiente, tempos depois pode se tornar obsoleta. O mundo dos negócios é assim, e se você ficar preso em uma ideia, nunca alcançará o sucesso a longo prazo.

A Microsoft dominava o mercado de navegadores até surgir o Google, com projeto e visão inovadores, e tomou seu lugar. A Nokia nadava de braçadas no campo dos celulares, até a Apple surgir com uma ideia exclusiva e desbancar a empresa. Napster, Orkut, MSN Messenger… Exemplos não faltam de quem estava na sua zona de conforto e acabou ficando para trás.

Se um dia você chegar lá, não se acomode. Determinação, persistência, coragem, visão e pensar fora da caixa são o que realmente contam no sucesso.

Eu tenho que fazer tudo sozinho

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 11

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”. (Michael Jordan)

Se você realmente acreditar que é especial e que não pode confiar em outras pessoas, não conseguirá seguir com qualquer projeto. Para montar uma equipe, é preciso reunir um conjunto de habilidades que uma pessoa dificilmente terá (ainda que tiver, faltará disponibilidade e tempo para exercer, frente às diversas decisões diárias).

Sem confiança no outro, jamais você vai ganhar lealdade, confiança e entrega. Isto não se resume apenas a sua empresa, mas aos contatos de negócios que você precisará fazer.

Eu não consigo fazer, isto é impossível

10 Mentiras que você diz a você mesmo (e que te impedem de evoluir) 12

“O único jeito de possibilitar o possível é tentar o impossível. E daí se você fracassar? É o que todo mundo espera mesmo. Se conseguir, vai fazer do planeta um lugar melhor.” (Schwarzenegger)

É preciso ler uma biografia ou história de vida inspiradora para mudar sua mentalidade que pensa assim, já que o mundo está repleto de pessoas que ultrapassaram suas possibilidades e deram certo.

Schwarzenegger é um desses caras. Quando o austríaco tentou a carreira no cinema, muitos agentes falaram para desistir, que seria loucura, já que o corpo extremamente musculoso, o sobrenome impronunciável e o sotaque eram muito estranhos para Hollywood. Ao invés de ficar chorando pelos cantos, Schwarza emagreceu mais de 20 quilos, focou em treinar o seu inglês e sua atuação da mesma forma com que se dedicou para se transformar no campeão do fisiculturismo.

Graças a isto, ele deu um novo rumo à indústria cinematográfica de Hollywood e, sem ele, Conan, o Exterminador do Futuro e este formato de filmes de ação que acompanharam as produções seguintes não teriam saído do papel.

Diariamente, pessoas alcançam o impossível. Elas fazem isso em todas as épocas, independente da etnia e da condição social. Elas desafiam as normas e estabelecem novos horizontes. Ninguém tem que te dar permissão para que possa viver os seus sonhos. Por que você está esperando permissão, então?

Decida, você mesmo, se o seu sonho é prático ou não, viável ou não. Então, pare de arranjar desculpas e vá fazer isso acontecer!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »