10 Desculpas que você precisa parar de dar para si mesmo

shutterstock

Enquanto você gasta tempo arranjando desculpas para suas falhas e tudo aquilo que não conquistou, outras pessoas usam para pensar em soluções criativas e sair da inércia. Como já falei por aqui, as desculpas podem se transformar em um grande comportamento autodestrutivo.

+ Pare de arranjar desculpas

As pessoas recorrem a elas, basicamente, para encobrir o medo de falhar, de mudança, de encarar a responsabilidade ou da incerteza de alcançar algo maior e desconhecido. Este é um erro terrível que você comete em vida, porque tudo o que você está fazendo é, basicamente, praticar a auto-sabotagem.

Arranjar desculpas é só uma forma de interromper seu progresso pessoal e suas conquistas. Se você quer alcançar grandes metas e não viver de forma medíocre, pare de inventar desculpas. Foque em seus objetivos e trabalhe duro para alcançá-los.

Comece, a partir de hoje, deixando de lado essas desculpas que eu listo abaixo:

1. Eu não tenho sorte

Reprodução

Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade. A sorte não cairá no seu colo se você ficar parado, então é necessário criar condições para que ela chegue até você. Você precisa ser proativo, buscar oportunidades e fazer acontecer.

2. Estou confortável aqui, não há motivos para tentar qualquer outra coisa

A vida é tão imprevisível quanto um filme de Quentin Tarantino: você nunca sabe o que virá a seguir nas próximas cenas. O conforto e a estabilidade podem ser seu pior inimigo pois te impedem de evoluir e correr atrás. Se você se sente satisfeito e realizado, é porque está fazendo coisas que você já conhece, não está aprendendo nada de novo ou não está se arriscando o suficiente para conquistar o que quer.

Como você pode se sentir feliz e realizado se você passar a vida repetindo as mesmas coisas, dia após dia? Procure novos desafios, faça algo fora de sua zona de conforto e sinta-se vivo.

3. Eu não tenho tempo agora

shutterstock

Aprenda de uma vez por todas, o tempo nunca sobra, nós que acabamos por arranjá-lo de acordo com as necessidades. Se você continuar usando a desculpa para a falta dele, vai aprender a lamentar todas as oportunidades que passou por diante dos seus olhos.

Se surgiu uma boa chance na sua vida, agarre com todas as forças, que sua agenda automaticamente se adaptará para executá-la. As mesmas oportunidades quase nunca aparecem novamente, então você precisa tirar o máximo proveito delas quando surgirem.

4. Alguém já vai fazer isso

Esta é uma desculpa que os preguiçosos costumam dar diversas vezes. Não deixe algo para alguém para fazer depois se você pode fazer do seu jeito agora e tirar o máximo proveito disso.

Todos nós já ouvimos o ditado, “Se você quer algo bem feito, então você tem que fazer você mesmo!”. Se você puder tomar a dianteira de uma situação, enxergar algo que precisa ser feito ou criado, não espere que outro tome a sua frente. Pare de ser apático e faça o que você precisa ser feito.

5. Eu faço isso depois

shutterstock

A procrastinação é um problema terrível que muitas pessoas acabam se envolvendo. Ao executar suas atividades somente no último minuto, você se força a fazer as coisas tomado pela pressa, executa sem a mesma precisão, peca pela falta de planejamento e tende a cometer muitos mais erros.

Jogando as suas tarefas para depois, você está empurrando suas responsabilidades para o último instante e, aí, pode ser tarde demais para executá-lo.

6. É muito tarde agora

Independente da sua idade, das más experiências que teve ou do quão difícil é o objetivo final, nunca é tarde demais para ir atrás do que você quer.

Talvez você ainda não esteja com o nível de preparo necessário para o campo em que deseja trabalhar, mas você sempre pode voltar para a faculdade, fazer uma especialização ou um curso preparatório; a esmagadora maioria não há limite de idade para a inscrição.

Muitas pessoas, não têm ideia do que querem estudar no momento e, como resultado, preferem ficar frustrados no seu emprego a dar um up no currículo e planejar uma guinada na carreira a médio e longo prazo.

7. Não é culpa minha

shutterstock

Pare de culpar os outros pelos seus problemas e más decisões. À medida que envelhecemos, é cada vez mais importante perceber que você precisa assumir a responsabilidade por si mesmo.

Talvez você teve uma educação ruim, não teve condições financeiras e de preparo semelhantes aos seus concorrentes mas, uma vez que atingem a idade adulta, o futuro está em suas mãos e ninguém vai dar um tapinha nas suas costas e oferecer uma ‘mãozinha’ pelas suas desvantagens.

Ninguém mais pode ser responsabilizado por suas ações, exceto para você. Quanto mais cedo você perceber isso, melhor para você será.

8. É muito difícil

Nada que valha a pena vem fácil e de mão beijada. O trabalho duro gera sucesso e rentabilidade. Pare de subestimar suas habilidades, você é muito mais capaz do que você pensa que é.

Se você parou de arranjar desculpas e começou a tomar ações, vai se surpreender com a sua capacidade e potencialidade.

9. Agora não é o momento certo

Reprodução

O tempo é o seu recurso mais precioso e valioso. Todos temos a mesma quantidade de tempo durante o dia, mas a maneira que você escolhe para gastá-lo é inteiramente de responsabilidade sua. Se você sabe e tem os recursos fazer, agora o melhor momento para realizar seus objetivos.

10. Estou com muito medo

Ter medo é importante, mas ficar refém dele paralisa as pessoas e impede de alcançarem todo seu potencial. Você nunca sabe se você pode ter sucesso se você nunca tentar.

Mantenha-se com pensamentos e ações positivas (lembre-se que a vida é o que você faz dela) e, embora a vida possa te derrubar muitas vezes, você é totalmente capaz de superar as adversidades, aprender com elas, levantar-se e seguir em frente.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »