Restaurante Essen: o alemão sem cara de taberna

Quando se fala em restaurante alemão por aqui, pensamos logo naqueles bares com jeito de taberna, vendendo porções gigantes para acompanhar as grandes canecas de chopp. Tirei essa impressão da cabeça ao visitar o restaurante Essen, recém-aberto em São Paulo. A casa, idealizada pelo chef e sócio Marcelo Vieira, busca mudar o rótulo das tradicionais […]

Quando se fala em restaurante alemão por aqui, pensamos logo naqueles bares com jeito de taberna, vendendo porções gigantes para acompanhar as grandes canecas de chopp. Tirei essa impressão da cabeça ao visitar o restaurante Essen, recém-aberto em São Paulo.

A casa, idealizada pelo chef e sócio Marcelo Vieira, busca mudar o rótulo das tradicionais cozinhas bávaras e oferecer ao público uma gastronomia alemã moderna e diferente, própria de Berlim e Munique.

Tudo começa pelo ambiente, feito com um design contemporâneo, de chão de cimento queimado e onde uma grande lousa oferece ao público a possibilidade de deixar uma mensagem.
Restaurante Essen 2

No cardápio, não poderia faltar espaço para o tradicional. Como toda gastronomia alemã, o Eisbein (joelho de porto), o Kassler (pedaços suínos) e as salsichas (Trio Essen – Lombo, Salsicha Cervela e Salsicha Weisswurst e Batata Dauphinoise) fazem-se presentes. Porém as porções são servidas individualmente e na quantidade certa.

Mas as surpresas aparecem mesmo nas apostas contemporâneas. A Sopa de Beterraba com Quinelle de Queijo é uma boa entrada, e o Duo de Peixes Defumados agrada tanto na apresentação quanto no paladar.

Para finalizar com muita tradição, o strudel de maçã com sorvete de creme é a mais indicada sobremesa, para fechar com toda pompa uma refeição alemã.
Restaurante Essen

Como não poderia ser diferente, a carta de bebida é seleta e tem a cerveja como ponto forte. A premiada Warsteiner Premium Verum é uma das opções, junto com chopp Erdinger, H.B, 8.6 Blond, as La trappes Blonde e Quadrupel.

A nossa grande dúvida quando fomos conhecer o espaço é que se podíamos levar uma garota para uma refeição alemã sem ser tachados de ogros e insensíveis. Depois de conhecer o Essen, descobrimos que não só isso é possível, como ainda podemos surpreender positivamente e ainda fazer uma moral.

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso