Por que você paga mais por uma cerveja especial?

Saiba os motivos pelos quais vale a pena desembolsar mais

Saiba os motivos pelos quais vale a pena desembolsar mais

Você, que está começando a descobrir o mundo das cervejas especiais, em um primeiro momento assusta-se com o preço e logo pensa: Por este preço eu posso tomar duas ou três cervejas da marca Y!

+ Aprenda a ler (e escolher) um rótulo de cerveja

Sim, tratando-se de rótulos comerciais, você sempre vai encontrar uma infinidade de marcas, com marketing bem agressivo e muito mais disponíveis do que a das artesanais. Mas, o que queremos propor a você é uma pergunta: será que vale a pena pagar por algo sem identidade, sem sabor, aroma agradável ou alma, somente para consumir uma bebida alcoólica?

Para quem ainda tem dúvidas, vamos apresentar os motivos pelos quais você deve pagar mais por uma cerveja especial.

1# Experiência de provar uma cerveja peculiar


Faça um pequeno teste. No bar, peça uma cerveja comercial e outra cerveja especial (indico uma de trigo para quem está começando ou uma IPA para os mais ousados). Tome a primeira e depois, prove a outra. A experiência que você terá será completamente diferente, desde o aroma (a artesanal possui e vai fazer você viajar a partir daí) passando pelo sabor e terminando no afterstaste (sensação que a bebida provoca depois de ser consumida na boca).

Enquanto o rótulo mainstream promete somente o estupidamente gelado e refrescante, a cerveja especial proporciona uma viagem de sabores e aromas que a primeira jamais conseguirá entregar

2# Uma cerveja com alma

Diferente de uma cerveja comercial, preocupada massificar seu produto para atingir o maior número de pessoas, a cerveja especial tem alma. Em sua maioria, a escolha dos ingredientes tem uma função primordial para criar a identidade, a marca da cerveja e a impressão que o mestre cervejeiro quer passar para seu público. Uma cerveja artesanal tem na preocupação da escolha das matérias primas, pode recorrer a ingredientes mais incomuns. O foco não é na venda, mas na qualidade do produto que vendem.

3# Beba menos, beba melhor

Por que você paga mais por uma cerveja especial (4)


Quanto você para no bar para tomar uma cerveja comercial, o volume acaba sendo mais importante do que a qualidade do que está bebendo. Ao invés de tomar uma caixa de cerveja mainstream, pagando R$ 9 o rótulo, experimente tomar 2 ou 3 cervejas mais complexas, com aromas e sabores mais potentes. A quantidade será bem menor, mas a sensação, prometo, é totalmente diferente.

4# Cuidado e preocupação

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Na Cerveja mainstream, a preocupação é fazer você tomar por volume, estupidamente gelada, congelando suas palipas gustativas e impedindo que aprecie sabores e aromas (pois eles quase não existem). Uma cerveja especial tem, por princípio, oferecer uma experiência única, que começa no aroma, onde você pode perceber os nuances do lúpulo e malte.

Passa pelo paladar, onde você verifica se o aroma acompanha ou caminha para outra percepção. Termina no aftertaste ou retrogosto, podendo perceber um amargor crescente ou decrescente, os sabores que permanecem na sua boca mesmo depois de consumir uma cerveja.

5# Maturidade no paladar

“Quanto se tem 18/19 anos, o prazer é ir para a balada, beber à vontade e beijar meia dúzia de bocas. Chegando próximo aos trinta, o cara ou a garota começam a achar mais interessante encontrar uma pessoa para a noite inteira, bebendo e comendo muito menos e com muito mais critério. Isso é uma mudança natural, irreversível. Com a bebida também é assim”, resume a mestre cervejeira Cilene Saorin.

Esta mudança acontece porque, com o tempo, o corpo pede menos álcool e você, com uma vivência maior e mais poder aquisitivo, prefere buscar experiências mais complexas e que deem significado, do que simplesmente ficar na mesmice. Você não quer comer qualquer coisa, você não quer ficar com qualquer pessoa. Porque você deveria beber a mesma cerveja?

6# Incentivar a indústria cervejeira brasileira

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Apesar do consumo de cervejas especiais no Brasil beirar 1%, a quantidade de microcervejarias brasileiras que surgiram nos últimos anos comprovam que este mercado veio para ficar e tem muito potencial de crescimento.

O resultado já podemos comprovar em diversos festivais cervejeiros, muitos lançamentos de qualidade e rótulos artesanais nacionais conquistando prêmios e o respeito de estrangeiros. Que tal incentivar estes nobres aventureiros provando seus produtos ao invés de destinar seu dinheiro às grandes corporações?

7# Fator Brasil tributação

A tributação para cervejas especiais ainda é bem alta, transferindo para o preço final dos rótulos esta carga maior. Quando você fala em cervejas artesanais brasileiras, os impostos só aumentam. Para você ter ideia, muitos rótulos especiais importados acabam contribuindo com taxas menores do que as próprias cervejas fabricadas por aqui.

Diferente de uma Alemanha, onde a cerveja tem baixas tributações e é considerada um alimento. Este pode ser uma das justificativa pela diferença nos preços.

8# Processos delicados

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Algumas cervejas passam por processos delicados que fazem com que o produto acabe custando muito mais do que um rótulo comercial.  Uma cerveja como a Deus, por exemplo, passa por um processo de champenoase, no qual ocorre uma refermentação na garrafa, na França, e o rótulo tem que ser girado a cada período determinado.

Cervejas envelhecidas em barris, passam por um longo período de maturação antes de ir para o consumidor final. Outras cervejas ultra alcoólicas, como algumas da Brewdog (Sink the Bismarck), tem a bebida congelada para extrair a água e potencializar a carga alcóolicas, resultando em um tempo maior de produção e mais uso de matérias primas sofisticadas.

Isto justifica o preço mais elevado de rótulos finais.

9# Faça disso uma experiência coletiva

A dica para quem não quiser pagar muito para experimentar algumas cervejas especiais é muito simples. Convide seus amigos para ir a um bar ou mesmo a sua casa, peça 3 ou 4 rótulos e compartilhem a cerveja e a experiência (além da conta). Além de se tornar um evento social e bem mais interessante, você não sentirá tanto no seu bolso.

10# Cerveja cara é um desperdício de dinheiro?

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A cerveja é o resultado de, pelo menos, quatro ingredientes básicos, e possui variações que não são possíveis no mundo dos vinhos. O resultado disso é uma infinidade de sabores e aromas, estilos completamente diferentes entre si.

Enquanto que, com um vinho bom você acabe gastando cerca de R$ 60, existe uma infinidade de boas cervejas com preços entre R$ 10 e até R$ 40. Basta ficar de olho nas premiações internacionais e nacionais, e você vai perceber que nem sempre vai precisar gastar muito para beber bem.

11# Então, quanto mais cara, melhor?

Este é um outro problema que as pessoas que estão chegando no mundo das cervejas especiais passam. Normalmente associam preço a experiência de beber uma cerveja melhor, o que não é bem por aí. A primeira coisa que você precisa saber é quais os estilos e sabores mais te agradam e começar a variar os rótulos dentro destes parâmetros. Com nossa ajuda, de um sommelier ou especialista no assunto, você consegue isto.

É lógico que, no meio de ‘sua jornada em busca da cerveja perfeita’, você encontrará muitas boas cervejas, algumas que você não vai gostar, mas encontrará também rótulos picaretas, que não vale o que cobram. Quanto mais informação e ajuda, a tendência é entrar em ciladas menores. O importante é estar preparado para quando isto acontecer.

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

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