Por que as pessoas parecem mais atraentes quando você está bêbado?

Por que as pessoas parecem mais atraentes quando você está bêbado

Você já deve ter passado por isso pelo menos uma vez na vida. Chega na balada e sai em busca da garota mais interessante. Bebida vai, bebida vem, você observa que quanto mais álcool consome, mas interessante e atraentes ficam as pessoas com quem você está conversando. Ainda que, em um primeiro momento, você tenha julgado-as lá não muito interessantes, fisicamente falando, elas se transformam e, você fica atraído cada vez mais por elas.

Este fenômeno tem um nome: chama-se Óculos de Cerveja. Por mais que negue, se você consume bebidas alcoólicas, já passou por isso pelo menos uma vez na vida. A primeira coisa que vem à sua mente é se a pessoa que você está olhando é de fato atraente para você, ou se seu julgamento está comprometido devido ao álcool.

A verdade é uma só: quando bebemos, o álcool aumenta nosso desejo por sexo, no mesmo instante que suprime as nossas inibições.

Diversos estudos feitos nas últimas décadas comprovam que não é somente sobre ficar excitado e menos seletivo. Uma pesquisa realizada pelas universidades de St. Andrews e Glasgow, só como exemplo, descobriu que “…homens e mulheres que consumiram uma quantidade moderada de álcool acharam os rostos de membros do sexo oposto 25% mais atraentes do que suas contrapartes sóbrias”. Isto sem maquiagem, sem truques estéticos e sem mudança no outfit.

Um estudo realizado na Universidade de Bristol com 84 pessoas mostrou também que, na média, elas atribuíram notas 10% maiores à atratividade das pessoas apenas 15 minutos depois de beberem uma quantidade moderada de álcool, cerca de 700 ml de cerveja. Além disso, o sexo dos indivíduos não importou muito. Os homens deram notas maiores tanto para mulheres quanto homens depois da bebida, independente da orientação sexual.

Quanto mais bêbado, menos simétrico

Por que as pessoas parecem mais atraentes quando você está bêbado 3

Uma série de estudos, como um feito pela Universidade de Roehampton, em Londres, sugere que o álcool prejudica a nossa capacidade de perceber a simetria e isso pode potencialmente ser a razão para que outras pessoas pareçam mais atraentes para alguém que está bêbado.

Os pesquisadores concluíram: “a reduzida capacidade das pessoas inebriadas em perceber a assimetria talvez seja um importante mecanismo por trás das notas altas de atratividade que eles deram a membros do sexo oposto e, consequentemente, sua maior frequência de escolhas de parceiros.”

E os Óculos de Cerveja funcionam de duas formas. O álcool não só faz aqueles ao seu redor ficarem mais atraentes para você, mas também faz com que você se sinta incrível… pelo menos na sua cabeça. Dito isso, o álcool em si, nesse caso, não é necessário; você só precisa achar que bebeu alguma coisa.

Efeito placebo

Por que as pessoas parecem mais atraentes quando você está bêbado 4

Laurent Begue, da Universidade de Pierre Mendes-France, conduziu um experimento para explorar o fenômeno da Síndrome do Quanto Mais Bêbado Estou, Mais Gostosão Sou. Ela pediu a 19 homens em um bar francês para avaliarem a si mesmos com uma nota que ia de um a sete. Seus níveis de álcool foram, então, analisados com a ajuda de um bafômetro. O resultado não poderia ser outro: os participantes mais chapados foram também os mais cheios de si.

Em seguida, Begue conduziu um equilibrado teste placebo com 96 homens voluntários. A eles foi dito que estavam participando de uma pesquisa de mercado para uma bebida de frutas; metade do grupo consumiu bebida alcoólica e outra metade, uma versão sem álcool. Depois de dar um tempinho para o álcool surtir efeito, todos os caras gravaram um comercial falso para a empresa de bebidas falsa. Imediatamente depois, eles assistiram à gravação e deram nota para seu próprio desempenho.

Dito e feito: não só aqueles que beberam a versão alcoólica, mas também aqueles que acreditaram tê-la ingerido se deram as melhores notas. Os que não beberam nada foram os mais humildes de todos. O que aprendemos? Nos sentimos mais felizes e mais atraentes depois de alguns drinks porque, aparentemente, assumidos de antemão que ficaremos assim.

Procure os iguais

Por que as pessoas parecem mais atraentes quando você está bêbado 5

Existe um efeito negativo aqui, para essa atração feita através do álcool. Quando um grupo de jurados imparciais e sóbrios deu uma olhada nos vídeos, aqueles gravados pelos caras que se deram as maiores notas foram votados como os menos legais. Isso, talvez, explique por que é tão difícil impressionar aquela pessoa especialmente atraente que entra no bar depois que você já perdeu as contas de quantas garrafas virou. É preciso ir atrás de quem esteve no bar o mesmo tempo que você – e também está usando os famosos Óculos de Cerveja.

No fim, embora o fenômeno ainda não seja totalmente compreendido, os efeitos dos Óculos de Cerveja parecem que são reais. Os nossos padrões e inibições diminuem enquanto a nossa libido aumenta, e acabamos ficando com alguém que, em outro estado (o sóbrio), não ficaríamos. Por isso, pense bem antes de chegar em alguma garota depois de virar alguns drinks. Pois, além da ressaca alcoólica, você terá que conviver com a ressaca moral no dia seguinte.

Fonte: Today I Found Out

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »