Por que a cerveja congela se pegarmos no meio da garrafa?

Descubra a ciência explicando o que está por trás das suas mãos

Crédito: Shutterstock - Descubra a ciência explicando o que está por trás das suas mãos

Você deixou estrategicamente aquela cerveja no fundo do freezer para gelar rápido e saciar sua sede. Na vontade, você acaba pegando a garrafa de qualquer jeito e o resultado não poderia ser diferente. O líquido dourado rapidamente vira gelo, ou sorvete de cevada.

Quer saber a mágica que está por trás da cerveja congelada só pelo contato de suas mãos? O nome disso é superfusão.

Confira o passo a passo até o congelamento:

Motivo do Congelamento

Por que a cerveja congela se pegarmos no meio da garrafa? - Crédito: Shutterstock


Em sua fabricação, a cerveja ganha adição de gás carbônico (CO2), que aumenta a pressão dentro da garrafa. A pressão e as baixas temperaturas fazem com que uma quantidade maior de gás carbônico permaneça no líquido. Com temperaturas pouco abaixo de 0º, a bebida encontra-se em um estado bem instável e qualquer alteração de temperatura é suficiente para congelá-la.

Quando a mão entra em contato com o meio da garrafa, causamos um desequilíbrio em seu interior. O calor faz com que mais gás carbônico dissolvido na cerveja passe do estado líquido para o gasoso, sendo liberado. Isso reduz ainda mais a temperatura da bebida. Um único cristal se forma, e vai dando origem a muitos outros, que originam outros… transformando toda água em gelo.

Como evitar o Congelamento

Por que a cerveja congela se pegarmos no meio da garrafa? - Crédito: Shutterstock


Para evitar que isto ocorra, a dica é pegar pelo gargalo, pois a alteração é mínima, a cerveja não está em contato direto com o espaço e permanece líquida. Outra dica é pegar pelo fundo, já que o vidro é mais grosso e dificulta a transferência de calor.

Dica Nº1:

Se um garçom trouxer uma cerveja e ela congelar no seu copo, pode pedir para trocar sem cobrança pois isto é erro de serviço. Se ele ainda alegar que ela não estava congelada quando serviu, o problema continua sendo do estabelecimento, por deixar a cerveja chegar a esta temperatura. Isto pode ocorrer pois no choque com o copo em temperaturas mais altas, a cerveja tende a formar cristais e congelar.

Dica Nº2:

Em todo caso, temos que dar o nosso conselho. Cerveja gelada é boa, mas estupidamente gelada não contribui nada para sua experiência. Pois, abaixo dos 2 graus Celsius, a bebida amortece nossas papilas gustativas e impede que sintamos o gosto da cerveja que tomamos. Procure a temperatura ideal para apreciar a sua cerveja da melhor forma.

Cervejas Especiais para Experimentar

Fonte: UFRGS, Brejas e Super Interessante

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso