Pela volta da Kaiser Bock, nossa primeira cerveja de inverno

Heineken decide não comercializar a nossa cerveja carisma. #Voltakaiserbock!

Em 1993, quando no Brasil cerveja era sinônimo de loira gelada e pensavam-se que existiam apenas dois tipos: as claras e escuras, este rótulo sazonal chegou ao mercado no período do inverno como a primeira bock (lager avermelhada) com escala comercial para ser consumida nos meses frios.

+ Confira nossa seleção de 9 cervejas para inverno

Anualmente, essa breja entrava nas gôndolas sempre este período, pelo menos até 2013. Com mudanças estratégicas, a Cervejaria Heineken, produtora da Kaiser Bock, decidiu não fabricar o rótulo este ano.

Seguindo o post sobre o assunto de Mauricio Beltramelli, do site Brejas, engajamos na campanha #Voltakaiserbock.

Por que #Voltakaiserbock?

– Primeiro, pois ela foi a pioneira no assunto, com produção comercial e sazonal.

– Está no imaginário de muito cervejeiro, que contava com poucos e raros rótulos diferentes nos anos 90.

– Possibilitou que a cerveja tivesse uma receita própria para temperatura mais baixas, fugindo da loira gelada.

– Apesar de ter uma produção comercial, a Kaiser Bock é uma cerveja puro malte, tem um cuidado especial com a produção e um teor alcoólico de 6,2%.

– Com um baixo custo-benefício, proporciona uma boa experiência cervejeira, em um universo de cervejas claras, fracas e estupidamente geladas.

– Contava com o carisma das propagandas com o ‘baixinho’ da Kaiser, da clássica música ‘Ôooooh Kaiser Bock’ destoando das propagandas das outras cervejarias que apostavam em belas mulheres e mais nada.

– Criada pelo holandês Paul en Dubb, quando ele morava no Brasil, a receita da Kaiser Bock leva três tipos de malte, entre eles o munich vienna, que lhe rende a coloração avermelhada. Ela é puro malte e não tem corante na fórmula.

– Diferente do que acontecia com as cervejas nacionais populares, que se auto-intitulavam Pilsens (erroneamente), a Kaiser Bock é uma boa representante do estilo Bock. Criado no século XIV, na cidade de Einbeck na Alemanha, o estilo apresenta maior corpo e teor alcoólico e tem no aroma e dulçor elevado (porém equilibrado) do malte suas maiores características.

– Ela faz parte da história cervejeira brasileira e, retira-la da produção é apagar um pouco dessa história cervejeira.

Campanha #voltakaiserbock

Pela volta da Kaiser Bock, nossa primeira cerveja de inverno 2

O especialista em cervejas Mauricio Beltramelli e autor do livro Cervejas, Brejas & Birras, entrou em contato com a Heineken para descobrir os motivos da ausência da Kaiser Bock neste ano.

A resposta foi a cerveja não seria distribuída nesta temporada. Com a negativa, Maurício emplacou a campanha #voltakaiserbock que, não só apoio, como aproveito para divulgá-la para quem quiser.

Vamos tentar trazer de volta aquela cerveja carisma, que esteve na formação de muito cervejeiro e apresentou o início de um mundo novo que ainda estava por vir.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »