Oktoberfest Munique – por que você precisa estar lá?

Nossa colunista foi para Munique e dá seu relato do que rola por lá

Se a Oktoberfest Munique ainda não está na sua lista de coisas pra fazer antes de morrer, pode incluí-la já! E por que não já riscar este item da lista em 2014?

Quem se anima pra seguir este conselho (de quem acabou de voltar de lá), já pode ir se programando: a próxima acontece de 20 de setembro a 5 de outubro de 2014.

E por que é imperdível?
Oktoberfest Munique 6

Imagina um lugar onde a vibe é incrível, onde há uma concentração de milhares de pessoas felizes do mundo inteiro querendo compartilhar essa alegria com quem quer que seja que esteja ao seu lado. Quem não quer estar lá?

Não importa a sua idade ou seu estado civil. Se você gosta de se divertir, a Oktoberfest é pra você.

Se você já se convenceu de que sim, você precisa estar lá ano que vem, aqui vão algumas dicas de quem sobreviveu à Oktobersfest 2013 e já está se preparando para a próxima.

Preparativos
Oktoberfest Munique 7

Se você ainda não conhece Munique, planeje quantos dias você quer ir à festa e adicione alguns dias para turismo. Não se engane achando que você vai fazer turismo de manhã e depois ir para a festa. Dia de Oktoberfest é exclusivo para o evento!

Convença seus amigos a irem, porque é uma experiência que você vai querer dividir com quem você mais gosta.

Reserve seu hotel com muita antecedência porque os preços vão aumentando com a proximidade do evento. Recomendável ser perto de uma estação de metrô, porque você não vai aguentar andar muito na volta da festa…

Você pode reservar uma mesa em alguma das tendas previamente pelos sites das cervejarias, mas elas são caras e muito concorridas. É perfeitamente possível conseguir uma mesa sem reserva, se você chegar cedo.

Em Munique…
Oktoberfest Munique 10

Chegando no aeroporto você já vai perceber que TODO MUNDO usa o traje típico: dirndl (feminino) e lederhosen (masculino). Você pode achar ridículo e certamente vai achar caro (custam em media 150 euros), mas quando chegar na festa vai se arrepender se não estiver usando.

Um dia no maior evento cervejeiro do mundo
Oktoberfest Munique 11

Chegue cedo. A festa começa às 10h da manhã, e é neste horário que eu recomendo chegar, pra escolher uma tenda e garantir uma mesa antes das 12h, que é o horário que começa a lotar.

São 14 tendas, e é só lá dentro que é liberado o consumo de cerveja. Você pode visitar rapidamente cada uma das tendas pra escolher qual mais se encaixa no seu perfil, ou já dar uma pesquisada nas recomendações. Dizem, por exemplo, que a HB é a “party tent“ e é a mais freqüentada por turistas, e a Augustiner tem a maior concentração de alemães.
Oktoberfest Munique 8

A caneca de 1L custa 9,80 euros, e só dá pra pedir se você se estiver em uma mesa. Os 0,20 sempre ficam de caixinha. Tem que levar dinheiro, porque não é possível pagar com cartão.

A única cerveja vendida lá é a do estilo Oktoberfest, uma lager com mais ou menos 6% de álcool, então não dá pra ir esperando uma degustação. E o que conta na festa é quantidade, sim!
Oktoberfest Munique 3

Se ouvir uma gritaria concentrada, certamente alguém subiu em cima da mesa pra virar a caneca. Aconselho firmemente a não fazer isso se você não tiver certeza que dá conta de virar tudo.

E aprenda a cantar, ou pelo menos enrolar, ”Ein Prosit”- é a musica do brinde que toca centenas de vezes por dia!

Oktoberfest Munique 5

Essencial é fazer muitos “oktoberfriends“, aquelas pessoas que parecerão seus melhores amigos naquele dia mas provavelmente você só vai lembrar por uma foto no dia seguinte. As pessoas ali estão felizes e querendo socializar, então tem que entrar no clima, brindar com todos, cantar junto.

E também TEM QUE ficar até o final. Quando vai chegando a noite, as musicas alemãs são substituídas por clássicos daqueles de todo mundo cantar abraçado. É neste momento que todos já estão dançando em cima dos bancos.

Oktoberfest Munique 9

A festa acaba perto da meia noite, quando você vai pegar o metrô lotado de gente feliz, e ir pro hotel com um grande sorriso no rosto.

Sabe aquela felicidade tão grande que vira euforia? A Oktoberfest faz isso. Então viva o momento. Divirta-se sem moderação. Tenho certeza de que vai voltar recomendando pra todo mundo e já planejando o próximo ano.

Nos vemos lá, em 2014? Prost!

>> Texto colaborativo de Gisele Russano, Beer Sommelier e Mestre em Estilos de Cervejas. Largou a loucura da vida das agências de comunicação pra viver só da sua paixão: estudar, ensinar e divulgar o universo das cervejas especiais.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »