Oktoberfest Munique: 17 coisas que você não sabia

APTOPIX Germany Oktoberfest

A Oktoberfest de Munique talvez seja o destino do sonhos de todo apaixonado por cerveja. São duas semanas de celebração da cultura alemã regada a muita, muita, muita cerveja da boa. Porém, apesar de colecionar admiradores ao redor do mundo, muita gente desconhece alguns dos detalhes cruciais ao redor do evento.

Por isso, o MHM veio aqui te contar 17 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Oktoberfest de Munique:

O nome engana.  Muitos estrangeiros se confundem por causa do nome, mas a maior parte da Oktoberfest de Munique acontece em setembro. O evento começa nas duas últimas semanas do mês e termina no primeiro domingo de outubro.

Mais de 200 anos de idade. A primeira edição do evento data de 1810. Até hoje a Oktoberfest acontece no mesmo lugar: o parque Theresienwiese,

oktoberfest-in-germany

No começo não tinha cerveja. A Oktoberfest começou como um casamento na verdade. E sem goró. A festa começou como uma forma de celebrar o casamento do rei da Baviera e teve como ponto alto uma corrida de cavalos.

Você também pode chamar de Wiesn. Os habitantes de Munique não chamam o evento pelo nome que ele é reconhecido mundialmente, mas sim de Wiesn (algo como “Vaisne”). A palavra vem de uma redução de Theresienwiese, local onde acontece a Oktoberfest.

Não é só sobre a bebedeira. Apesar de toda a magia do evento rolar ao redor da cerveja, os alemães mantém uma série de formalidades ao redor da cerimônia. Todo ano a Oktoberfest começa com um desfile de carruagens carregando barris de cerveja, garçons e os donos das tendas do evento. Além disso, o primeiro barril de cerveja só pode ser aberto pelo prefeito de Munique na tarde do primeiro sábado do eventos.

Germany Oktoberfest

24 edições canceladas. Os motivos foram mais do que justos: Ou foram os anos das grandes guerras ou por causa de uma surto de cólera.

Eficiência alemã. Um bartender da Oktoberfest precisa de apenas 1.5 segundos para encher uma caneca de cerveja.

Equipe médica preparada. Todo ano, cerca de 800 pessoas sofrem de coma alcoólica por beber demais. Por causas disso, uma tenda da Cruz Vermelha precisa estar montada próxima ao evento. Cerca de 7 mil pessoas são atendidas com outras tipos de ocorrências. Já a polícia costuma ser ativada cerca de 2 mil vezes por evento.

Mulheres de negócios. Munique tem cerca de 500 a 800 prostitutas trabalhando nas ruas da cidade em dias normais. Durante a Oktoberfest o número triplica.

Oktoberfest

14 tendas de cerveja. Para servir os mais de 6 milhões de pessoas que passam no evento, são montada 14 tendas que servem cerveja para seus clientes. A maior delas, a Hofbräu-Festhalle, tem lugar para 11 mil pessoas sentadas. No total, o evento possui mais de 110 mil lugares para pessoas sentadas.

O evento acaba cedo. Nada de varar a madrugada bebendo. A festa oficial da Oktoberfest acaba as 23h30. Porém, muitas baladas locais promovem diversas festas paralelas para quem continuar no rolê.

Você pode levar sua família. O evento começa cedo e possui mais de 80 brinquedos onde você pode levar seus filhos. Além disso, você vai poder comer em um dos 140 restaurantes montados no local que servem tudo quanto é tipo de comida.

Negócios locais. Apesar da fama da Oktoberfest ao redor do mundo, apenas 20% dos visitantes são de fora da Alemanha.

reuters_germany_oktoberfest_22Sep12-975x557

Gênio cervejeiro. Em 1896, o físico Albert Einstein, trabalhava na cidade como eletricista e foi responsável por montar uma das tendas de cervejas da Wiesn daquele ano.

Esqueça as linguiças e salsichas. O prato mais servido durante a festa é o Frango. Cerca de 500 mil frangos assados são servidos durante a Oktoberfest, contra apenas 100 mil linguiças.

Achados e perdidos. Todo ano mais de 5 mil itens são perdidos durante o evento. E quase sempre um deles é uma dentadura.

Roubos de canecas. Todo ano, a segurança impede cerca de 100 mil tentativas do visitantes levarem as canecas das tendas para casa.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »