Música pode mudar o gosto da cerveja

Música pode mudar o gosto da cerveja

Em 2015, uma pesquisa desenvolvida por um brasileiro (é claro) e realizada na Bélgica (obviamente) buscou traçar um paralelo entre o paladar humano e a música. Resumidamente, o estudo quis provar que a trilha sonora pode influenciar nossa percepção dos sabores da cerveja.

+ 9 Cervejas Alemãs que você precisa Beber
+ Cerveja dá barriga: Mito ou Verdade?

O pesquisador Felipe Reinoso Carvalho é doutorando nas Universidades Vrije Universiteit Brussel e Ku Leuven, na Bélgica e seu estudo foi publicado no periódico Food Quality and Preference. Nele, os pesquisadores explicam que, no geral, as trilhas influenciaram na forma que os participantes avaliaram os sabores das cervejas. “Os resultados demonstram que os sons que foram desenvolvidos para ressaltar um sabor específico podem ser utilizados para influenciar a experiência dos participantes ao saborear a cerveja”, afirmam.

Música pode mudar o gosto da cerveja

Um dos testes foi o seguinte: no Museu dos Instrumentos, em Bruxelas, os voluntários deveriam classificar três cervejas. A degustação foi acompanhada de estímulos sonoros diferentes que mudavam de acordo com a mudança das notas de cada cerveja. Por exemplo: um piano tranquilo acentuava sabores doces, instrumentos metálicos destacavam notas azedas e um baixo bem grave para intensificar os sabores amargos.

Os participantes acreditavam que estavam experimentando três cervejas diferentes quando, na verdade, bebiam a mesma cerveja – o que mudava era a música: “Mesmo assim, eles transferiram a experiência doce do piano, a melancolia dos sons graves e seu sentimento sobre as músicas para as percepções do paladar”, ressalta Felipe Reinoso Carvalho em uma entrevista para a revista Superinteressante.

Música pode mudar o gosto da cerveja

Felipe Carvalho também explicou que frequências mais baixas (os sons graves) acentuam os sabores amargos, e as frequências altas (sons agudos) realçam a doçura dos alimentos e bebidas.

Experimente fazer o teste em casa – com alguém que desconheça a pesquisa, é claro – e veja se o resultado se confirma.

Além dessa análise, Felipe realizou outros experimentos que envolveram chocolates e músicas do Jorge Ben Jor.

É claro que é necessário um estudo mais aprofundado para traçar a relação e compreender o fenômeno mas, pelo menos, Felipe enxergou a ponta do iceberg, resta saber o quão grande ele é!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »