Lançamento da cerveja do Mussum Biritis

Cerveja biritis 2 ok
“O personagem tomava cachaça, mas o Antônio Carlos gostava mesmo era de uma cervejinha com os amigos. Para ele, era a cervejinha de fé!” (Sandro Gomes)

Três amigos de infância resolveram homenagear o pai de um deles, já falecido, e que havia alegrado a muita gente, além dos próprios. Depois de muitas sugestões, a de fazer uma cerveja foi à escolhida. Foi dessa forma que Sandro Gomes, Diogo Mello e Leonardo Costa mostraram sua admiração por Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente conhecido por Mussum, e lançaram a cerveja Biritis.

+ Conheça a cerveja Biritis 
+ Confira uma seleção com os melhores momentos do Mussum

A notícia da criação da cerveja Biritis, uma homenagem ao Mussum, dos Trapalhões, causou reboliço nas redes sociais. Enfim, o personagem que curtia uma ‘água que passarinho não bebe’ recebia um reconhecimento à sua altura. O rótulo, no estilo Viena Lager, com 4,8% de álcool, entrou nas prateleiras a partir de 21 de agosto, em 16 pontos de venda – cinco em São Paulo e 11 no Rio de Janeiro (confira embaixo os locais).

Tivemos o privilégio de falar com o filho do Diplomata, Sandro Gomes, com o sócio Diogo Mello e com o mestre sommelier André Cancegliero, na noite de lançamento da cerveja em São Paulo, no Empório Alto de Pinheiros. Com o sorriso e a alegria do pai, além de uma camiseta com o rosto do Trapalhão, parecia estar satisfeito com o resultado da homenagem, um projeto que demorou dois anos para sair do papel.

Confira os pontos importantes da nossa conversa!

Escolha do estilo
Cerveja biritis 3 ok

Perguntamos para eles o porquê de criar a primeira cerveja em um estilo não tão popular por aqui, já que o Mussum era um personagem botequeiro, que curtia uma branquinha e manguaçava bastante.

A resposta de Diogo veio de prontidão. “A grande homenagem que queremos fazer para o Mussum é com uma cerveja boa”. Sandro, por sua vez, complementou. “Por ser uma homenagem, queríamos fazer algo diferente e não fazer uma coisa comum e mais uma pilsen no meio de muitas. Fazendo uma Viena Lager, não foge tanto do estilo consumido por aqui e não vai assustar o pessoal que gosta de cerveja”.

De acordo com André Cancegliero, a escolha também teve um quê de estratégica. “Temos mais de 100 rótulos de pilsen no mercado. Não tinha porque pegar um nome legal, uma história legal para brigar com tudo isso. Escolhemos o Viena porque tem apenas dois rótulos brasileiros (Bierland e Eisenbahn 5). É uma lager, de fácil acesso, com um gosto um pouco mais tostado e vai andando para o lado de uma cerveja diferente, uma coisa mais rebuscada”.

De acordo com o mestre cervejeiro, apesar de ser um estilo europeu, a inspiração veio da escola americana, com as cervejas Boston Lager, da Samuel Adams, e Brooklyn Lager.

Planos para o futuro
Cerveja biritis 10

O planejamento para a cerveja Biritis é um crescimento responsável e sustentável. “Vamos com calma, ver como o mercado reage, para não atropelar as coisas”, aponta Sandro.

Porém, o objetivo do projeto é bem ousado. “Com a aceitação e carisma que o personagem Mussum tem com o público, queremos fazer uma ponte entre as pessoas que estão acostumadas com cervejas de massa e abrir as porta de cervejas especiais”, revela Diogo. De acordo com os dois, outros rótulos já estão sendo pensados, cada um associado ao estilo e a personalidade do Mussum.

Além disso, copos personalizados e camisas entram no mercado para construir a marca.

Preferência do Mussum: Cachaça ou cerveja?
Cerveja biritis 0 ok

Como o personagem interpretado por Antonio Carlos tinha uma predileção pelo mé, branquinha e água que passarinho não bebe, questionamos Sandro pela escolha por homenageá-lo com cerveja.

“O personagem tomava cachaça, mas o Antonio Carlos gostava mesmo era de uma cervejinha com os amigos. Para ele, era a cervejinha de fé!”, resume o filho.
Perguntado ainda sobre a lembrança que Sandro tem do pai, depois de muito pensar, ele responde. “Não vou conseguir de falar um porque fica difícil definir em um único momento. Na verdade, são tantos momentos tantos momentos inesquecíveis, felizes e alegres que prefiro ficar com todos aqui comigo, na cabeça”.

Confira abaixo onde encontrar a cerveja do Mussum Biritis

São Paulo
Aconchego Carioca
Alameda Jaú, 1.372 – Jardim Paulista
Telefone: 3062-8262

Empório Sagarana
Rua Marco Aurélio, 883 e 887 – Vila Romana
Telefone: 3539-6560

Rua Aspicuelta, 271 – Vila Madalena
Telefone: 3031 0816

Almada’s Beer Store
R. Pres. Antônio Cândido, 305 – Lapa
Telefone: 3647-8441

Empório Alto dos Pinheiros
Rua Vupabussu, 305 – Pinheiros
Telefone: 3032-5514

Rio de Janeiro
Aconchego Carioca
Rua Barao de Iguatemi, 379 – Praça da Bandeira
Telefone: 2273-1035

Beerjack Hideout
R. Martins Ferreira, 71 – Botafogo
Telefone: 2226-0267

Delirium Cafe
Rua Barão da Torre, 183 – Ipanema
Telefone: 2502.0029

Botequim Itahy
Rua Barão da Torre, 334 – Ipanema
Telefones: 2522-2919 / 2287-7041

Rua Maria Quitéria, 74-A – Ipanema
Telefones: 2247-3356 / 3684-5093

Av Ataulfo de Paiva, 1060 – Leblon
Telefone: 2259-1999 / 2512-7446

Lapa Cafe
Avenida Gomes Freire, 453/457 – Lapa
Telefone: 3971-6812

Empório Santa Terezinha
Av. das Américas, 13280 -Recreio dos Bandeirantes
Telefone: 2498-8799

Benditho Bar
R. Baltazar Lisboa, 47 – Andaraí
Telefone: 2208-2346

Armazém São Jorge
Rua Nóbrega – Jardim Icaraí – Niterói
Telefone: 3628 8666

Armazém Granel
Av. Almirante Tamandare, 184 – Piratininga – Niterói

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »