Existe diferença entre cerveja de lata e garrafa?

erá que a bebida na garrafa é realmente mais gostosa?

Uma polêmica comum que ronda as mesas de boteco é quanto ao tipo de embalagem que conserva a cerveja. Será que realmente existe diferença entre cerveja de lata e garrafa? Se positivo, será que a lata leva desvantagem na conservação do fermentado?

Desculpe, mais uma vez, decepcionar os considerados ‘expert’ cervejeiros, mas as diferenças existentes entre um produto e outro são quase imperceptíveis aos leigos.

“Uma cerveja de uma determinada marca tem a mesma receita, seja ela armazenada em lata, garrafa ou barril. Há uma pequena variação na quantidade de gás carbônico, pois, dos três, o barril é o mais resistente, e a lata, a menos”, explica a beer sommelier Cilene Saorin ao site Uol.

Confira algumas razões para você abandonar de vez o mito de que uma cerveja é melhor do que outra só pelo recipiente.

1# Elas têm o mesmo tempo de maturação

Existe diferença entre cerveja de lata e garrafa 2

Tanto a cerveja de garrafa, lata ou barril tem o mesmo tempo de maturação. O líquido da garrafa ganha mais carbonatação do que a lata só por causa do material que veda as tampinhas ser mais permeável aos gases que o alumínio. Isto é feito somente para manter a carbonatação ao longo do prazo de validade.

O resultado é a cerveja na latinha e no chope levemente mais suaves ao paladar. Mas, mesmo assim, essa diferença não é notada pelo consumidor comum.

2# Os processos de pasteurização são quase o mesmo

Para aumentar o prazo de validade da bebida, é realizado a pasteurização da cerveja. Ela é feita tanto no alumínio quanto na garrafa.

3# Materiais que não proporcionam sabores à bebida

A liga metálica de alumínio, assim como a garrafa, foram escolhidas para guardar sua cerveja por não deixarem sabor ou gosto particular.

“À exceção acontece nas latas de 5 litros — mais comumente conhecidas como KEG — as quais utilizam ligas de ferro em sua composição e podem deixar a cerveja com sabor metálico ou oxidado”, aponta o mestre cervejeiro Paulo Schiaveto ao site Brejas.

4# Por incrível que pareça, na latinha pode ser até melhor

Existe diferença entre cerveja de lata e garrafa

Diferente de alguns tipos de garrafa, que fazem o líquido sofrer com ação da luz (causando o famoso efeito de gambá), na latinha isto não acontece. Ou seja, além de não interferir no sabor, protege ainda mais do que o vasilhame.

Por isso, esqueça o preconceito da latinha de uma vez por todas. E, se você ainda duvida, faça o teste cego e conte o resultado para a gente!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »