Como fazer um churrasco: Tudo o que você precisa saber

Confira as dicas para fazer (e não fazer) um churrasco perfeito

Você pode encarar como a opção mais prática para reunir os amigos em um fim de semana, ou como um ritual especial quase religioso, onde só os caras fodas conseguem dominar. Mas, nos dois distintos momentos você terá que saber fazer um churrasco.

O grande segredo para proporcionar uma boa experiência é tentar pensar no evento o churrasco vai além da carne. Organizar uma boa recepção, pensar nos comes e bebes, música, ambiente são tão indispensáveis quanto o tipo de carne que você vai comprar.

Para que você não sirva carvão aos seus convidados ou deixe-o passar fome à tarde inteira, reunimos dicas de como fazer um churrasco do começo ao fim. Confira esses conselhos preciosos e proporcione um evento inesquecível a seus convidados.

Convidados e planejamento

Item primeiro para poder organizar a porra toda. Faça uma lista de convidados, marque itens fundamentais e gostos de cada pessoa (tipo o cara beberrão, o vegetariano, a que só toma destilados, etc). A partir disso, você pode ter uma noção do que comprar e o que pode ser dispensável.

Planeje o tipo de evento que quer fazer. Pode ser um churrasco só regado a picanha, cervejas artesanais e buffet completo ou um com cerveja barata, carne de segunda e farofa. Com este target, você consegue enxergar o quanto cada pessoa vai custar, direcionar a elas este valor ou mesmo planejar-se para não gastar mais do que imaginava.

Tudo que você precisa comprar além da carne

Como fazer um churrasco perfeito

Se você pensa que o churrasco se resume a cerveja e carne, saiba que não é um anfitrião bem visto pelos seus convidados. A proteína e gordura da carne não são suficientes para saciá-los, e o carboidrato, vegetais e legumes são boas opções.

Para fazer um evento digno de respeito é preciso pensar nos itens para fazer as saladas, batatinhas, vinagrete, maionese, arroz, farofa e pães. Queijo coalho e pães de alho são mais que bem-vindos também.

Peça a ajuda de uma mulher para organizar uma lista de compras, elas conseguem ter a visão de todo o resto e podem contemplar aquilo que você esqueceu ou deixou de lado.

Qual o cálculo de bebida que faço?

heineken

Para montar isto você precisa pensar em duas coisas: tempo de duração do evento e tipos de convidados. Se vai chamar somente seus amigos beberrões, o cálculo de cerveja, destilado e carne será muito maior do que um churras de amigas de sua namorada.

Um cálculo médio com folga para um evento de 4 horas deve ser de meia dúzia de latinhas por pessoa. Destilados como vodka e cachaça são bem vindos, mas limite-se a 1 garrafa para cada 10 pessoas.

Eu considero a cerveja um item essencial para qualquer churrasco. Por isso, é preciso té-la gelada desde o início. Compre gelo em cubos, use táticas para resfriamento rápido de breja e coloque-as em tanques e baldes. Não seja idiota ao ponto de colocar na máquina de lavar, pois além de danificar o eletrodoméstico, você não terá como tirar os vestígios da bebida, álcool e sal de lá dentro.

Quantidade de carne para um churrasco

Como fazer um churrasco perfeito 5

Este talvez seja um dos grandes problemas de todo o churrasco, saber comprar a quantidade certa de carne. Você precisa calcular isto como um todo, contando frango e linguiça. Neste caso, 500 gramas de carne é o suficiente para um evento de 4 horas.

Eu costumo usar esta medida que funciona bastante: 60%, 25% e 15%, sendo respectivamente a porcentagem de carne, linguiça e frango (o último só compre se tiver alguém que saiba temperar).

Tipos de carne

Como fazer um churrasco perfeito 6

Se você é um marinheiro de primeiras-viagens, a recomendação é apostar em carnes mais clássicas e fáceis de fazer, como alcatra, contra-filé e picanha. Caso já tenha alguma experiência, cupim, costela (bovina e suína), cordeiro. Estas últimas merecem uma preparação mais elaborada, demandam ais tempo e por isso, exigem um cuidado especial.

Compre as carnes em lugares de confiança e qualidade. Prefira carnes com capa de gordura, que darão mais gosto ao seu churrasco.  A tonalidade é importante observar, optando sempre pelo vermelho vivo ao roxo (sinal de carne já passada, velha, com deterioração).

Uma picanha, por exemplo, dificilmente possui mais de 1,1 kg (excessão feitas a gados nobres). Se a peça vendida é mais pesada do que isso, provavelmente traz uma parte de coxão duro.

Utensílios necessários

Como fazer um churrasco perfeito 3

O kit básico de qualquer churrasqueiro deve conter: 1 faca grande de churraco (bem amolada), garfo de churrasco, pinça para carne, grelhas, espetos e tábuas para cortar.

Como acender a churrasqueira

Como fazer um churrasco perfeito 10

A forma mais simples e rápida é com o acendedor de churrasqueira, que não cria labaredas e deixa a coisa mais uniforme. Caso não tenha, terá que recorrer ao álcool líquido (com 90% de volume alcoólico) embebido no papel ou no pão.

Com a churrasqueira limpa, pegue um pacote de carvão de 5kg e faça uma pirâmide  com os pedaços maiores em uma parte da churrasqueira. No meio, deixe um pedaço de papel percorrendo o caminho de baixo até em cima embebido no álcool (no caso do acendedor, é só colocar no meio da pirâmide.

Quando o carvão já estiver pegado brasa, espalhe e acrescente o resto do pacote, para preencher todo o espaço. Mantenha regiões com duas temperaturas diferentes: uma mais alta para dourar a carne, próxima ao carvão, e outra mais baixa, no canto oposto, para cozinhar lentamente.

Para saber se a temperatura da churrasqueira está boa, você deve colocar a mão uns 15 cm acima da grelha e contar até cinco. Se tirar antes desse tempo, está muito quente. Se aguentar depois do cinco, o fogo está baixo. Se tiver, dê preferência a cinza do churrasco para abaixar o fogo. Caso esteja frio, verifique se não está usando carvão úmido, que não pega fogo e nem mantém a brasa.

Como temperar um churrasco

Como fazer um churrasco perfeito 11

Com carnes bovina (exceto costela), use apenas sal grosso. Espalhe na carne e na gordura, mas retire o excesso. Faça instantes antes de ir a churrasqueira, caso contrário a carne absorverá muito sal e perderá água. Em pedaços menores, use grãos menores ou triturados.

Já em carnes de porco, costela, frango e cordeiro, o tempero usado pode ser mais variado, com uso de limão, pimenta, ervas finas, mostarda, etc.

Ponto certo da carne

Como fazer um churrasco perfeito 12

“Para pedaços de carne em bifes, a altura da grelha deve ser de uns 15 cm. Para as carnes em pedaços, a altura é de 40 cm”, segundo o chef e especialista em churrasco Marcos Bassi. O chef também aponta o tamanho e tempo correto para alguns tipos de carne.

“A picanha pode  ser cortada em postas de 3 cm de espessura e por aproximadamente sete minutos de cada lado, na grelha a 15 cm de distancia do fogo. Se for assar em peça, ela deve ser colocada com a gordura virada para cima, por 40 minutos. Depois, basta virar a gordura para baixo e deixar mais 15 minutos para dourar”.

“Já o contrafilé deve ficar oito minutos de cada lado. A peça de fraldinha pode ser colocada no espeto com a camada de gordura para baixo. Depois de selada, pode assar cada lado por 20 minutos com a grelha a 60 cm de altura”.

Logística dos alimentos

Como fazer um churrasco perfeito 2

Não basta colocar no espeto, tem que ter volume de carne para servir. Se você não quiser seus convidados todos envolva da churrasqueira esperando um pedaço de carne assar, planeje com um tempo de antecedência o churrasco, inicie pelo menos 1 hora antes dos convidados chegarem. Assim, você terá como serví-los decentemente.

No caso de refeição, arrume uma panela com tanta e deixe os pedaços no ponto lá dentro, assim facilitará as coisas na hora de cortar e ninguém comerá arroz puro com farofa.

Opções para vegetarianos

Como fazer um churrasco perfeito 13

Se você convidou vegetarianos para seu churrasco, é preciso pensar no cardápio para eles. Alguns contam com dieta ovolacto e podem se beneficiar do queijo coalho. Outros, você precisa incluir nas compras opções que satisfaçam.

Abobrinha, cebola, tomate, pimentões e palmitos são algumas opções que podem ir na churrasqueira. Na dúvida, fale diretamente com o vegetariano.

 

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »