Confira um raio X das seleções do Grupo A e conheça as cervejas que representam cada time:
+ Confira as cervejas de outros grupos da Copa
Brasil
A seleção com participação em todas as Copas e com maior quantidade de títulos mundiais aposta novamente na “Família Scolari” para levar a taça em seu país.
Cerveja escolhida: Colorado Índica (7,5%)
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Justificativa de Luís Celso Jr.: As cervejas Colorado traduzem a alma brasileira. Uma das cervejarias artesanais mais tradicionais do país, apostou na brasilidade desde sua criação, fazendo cervejas que seguem estilos tradicionais, muito bem feitas, mas com ingredientes nacionais, como rapadura, café, mandioca. Assim como os jogadores da seleção, as cervejas da Colorado fazem um belo time em campo, ao melhor estilo Família Scolari, cada uma com suas características. Escolho a Colorado Índica, uma IPA com rapadura, cerveja de ataque forte (alto amargor) e decidido (final seco), como o craque Neymar.
Croácia
Safra de qualidade, não é o melhor time que a Croácia já teve, mas tem grandes chances de passar da primeira fase. O destaque é o craque Mandzukic, que joga no Bayern de Munique.
Cerveja escolhida: Ožujsko Pivo (5%)
Estilo: Bohemian Pilsener
Justificativa de Luís Celso Jr.: é a lider no mercado croata de cervejas. Uma Pilsener bastante simples, sem grandes atrativos e diferenciais (como a seleção da Croácia). Segue a Lei da Pureza alemã, assim como o craque que joga no Bayern.
México
A seleção foi mal nas Eliminatórias e na Copa das Confederações. Poderíamos pegar uma cerveja menos marcante, com baixo teor alcoólico, como uma Corona, para fazer o paralelo com a má postura defensiva do time. Ou pegar uma cerveja que tenha tequila em sua composição.
Cerveja escolhida: Corona (4,6%)
Estilo: Standard American Lager
Justificativa de Luís Celso Jr.: Esta American Lager mexicana deve chegar pela Ambev no Brasil nos próximos meses. Assim como a seleção, não é tão marcante e joga mal no ataque – não tem muita personalidade -, mas é rápida e refrescante, dando um jogo bom quando está em forma. Quem sabe o time não surpreende?
Camarões
Em sua sétima disputa de Copa, os Leões Indomáveis é a seleção africana com maior número de participações em Copa do Mundo. Embora seja a mais tradicional, o país chega à competição em má forma, com atrito entre jogadores, incluindo seu capitão Samuel Eto’o.
Cerveja escolhida: Kadji Beer Blonde (5%)
Estilo: Pale Lager
Justificativa de Luís Celso Jr.: a África não tem muita tradição cervejeira, assim não tem um estilo característico. Mesmo assim, escolhi a Kadji Beer Blonde, a Pale Lager melhor classificada no Rate Beer do país.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso