Cervejas Especiais: Elas estão tomando o país!

Nosso colunista fala sobre o crescimento do consumo das cervejas artesanais
E aquele chopinho de sexta após o expediente? É a hora de tirar o paletó, sentar a mesa do bar e entornar um bem refrescante para dentro não é tarefa das mais difíceis. Logo, qualquer movimento que se faça em elevação da palavra cerveja, chopp ou afins, torna-se um tanto mais fácil. E no país algo está mudando! A cultura que aprecia, degusta e harmoniza a bebida nossa de cada sexta depois das 18h e que também está no sábado, domingo, segunda… parece que ganha uma proporção de importância muito superior.

Ao passo que chegam novas marcas de cervejas feitas de forma artesanal alguns costumes tendem a se adaptar. E o que são cervejas artesanais ou especiais? Não se trata de algo de outro mundo, o que seja totalmente revolucionário. Para ser artesanal podem seguir receitas antigas, seguindo a Lei de Pureza da Cerveja – Reinheitsgebot e não pode superar a marca de 2,4 hectolitros por ano, são muito tradicionais em países da Europa como Bélgica e Alemanha.

O mercado de cervejas especiais no Brasil

cervejas especiais 3
Com um crescimento que hoje já supera incríveis 15% anuais, o mercado de cervejas especiais supera expectativas de anos anteriores. Já há uma expectativa de competição com as grandes marcas em menos de cinco anos. Hoje, o crescimento proporcional já está maior, uma vez que a procura ainda é não proporcional. O retrato de crescimento do país é que no Pará, norte do país e que não há consistência de mercado, a Amazon Beer, investe cerca de 12 milhões de reais em um novo parque industrial.

Nessa linha de mercado o que se mostra é um novo tipo de consumidor que quer experimentar coisas novas e criar novas tradições. Afinal, as cervejas  especiais, além do apelo funcional da bebida que já exerce no consumidor, ainda existe um apelo gastronômico que, inclusive, iremos abordar em nossas próximas aparições. Ainda é um processo, mas a qualidade começa a suplantar a quantidade.

Degustar, a nova mania!

cervejas especiais 2
Como já ressaltamos, essa é um apanhado geral do que é e de como anda o mercado e o crescimento no território nacional. Nos próximos textos iremos mostrar todo o apelo gastronômico que existe por trás desta nova mania nacional. A degustação de cervejas especiais tende a se equiparar em quantidade e glamour com a de vinhos, amplamente divulgada e respeitada. Além disso, começaremos a ver a questão da harmonização e outros itens como copos ideais para se degustar, colarinho, coloração etc. Um abraço e até a próxima.

>> Texto colaborativo de Rafael Monteiro, jornalista formado pela UVA, Rio de Janeiro, com consulta ao beersommelier Rodolfo Mendes da Beer & Bier http://www.beerbier.com.br/

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »