Cervejas da Oktoberfest que você precisa beber

Reprodução

Maior festa cervejeira do mundo, a primeira Oktoberfest foi celebrada há pouco mais de 200 anos, durante o casamento do príncipe Ludwig da Baviera (mais tarde rei Ludwig I) com a princesa Teresa da Saxônia, em 12 de outubro de 1810.

+ Confira a seleção com 13 cervejas alemãs que você precisa experimentar
Um guia prático para sobreviver a um Festival de Cerveja
Saiba tudo sobre a Oktoberfest de Blumenau

Apesar da fama brejeira da festa, as cervejas da Oktobesfest só apareceram oficialmente no evento oito anos depois. Nas primeiras edições, no lugar da farra etílica estavam corridas de cavalos e feiras agrícolas.

Somente em 1896 foram montadas as primeiras tendas de cervejas, que hoje são gigantescas e se tornaram símbolo da festa. Apesar de ser um grande atrativo para turistas, apenas 15% dos visitantes da Oktoberfest são de fora da Alemanha. A maioria dos bebedores de cerveja que se reúnem em Munique são da própria cidade, ou do estado da Baviera.

Com o sucesso do evento alemão, não demorou até que as cidades formadas por imigrantes germânicos começassem a realizar festas parecidas. No Brasil há uma das maiores delas, a Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, que se diz a maior festa fora da Alemanha. Ela surgiu em 1984, depois de uma enchente que destruiu a região. A celebração teve como objetivo arrecadar fundos e motivar a população local.

Cervejas do estilo Oktoberfest

Reprodução

Esse estilo de cerveja surgiu somente para atender a demanda da famosa festa alemã. São seis cervejarias presentes na Oktoberfest de Munique: Paulaner, Augustiner, Hofbräu, Spaten-Franziskaner, Hacker Pschorr e Lowenbrau.

O estilo também é chamado de Märzen, pois é feito no mês de março, estocado à frio no verão para ser consumido na festa, que inicia em meados de setembro e vai até outubro. O evento é uma forma de celebrar a chegada do outono no hemisfério norte.

Os rótulos são de baixa fermentação, e sua coloração vai de amarelo intenso a laranja-avermelhado. O teor alcoólico é um pouco maior do que as cervejas comerciais (entre 5% a 6% ABV), tem corpo médio, aroma de malte bem ressaltado. O amargor de lúpulo também é mais elevado do que o das cervejas comerciais.

Já que você não pôde celebrar a festa em Munique, fizemos uma seleção de Cervejas do estilo Oktoberfest. Como todos são edições sazonais, reunimos também outros rótulos com a pegada alemã para você experimentar. Confira!

Cervejas do estilo Oktoberfest

Erdinger Oktoberfest (5,7% ABV)

Reprodução

Erdinger especialmente produzida para as comemorações do Oktoberfest, é leve e refrescante. Bebida turva, tem sabor frutado leve de banana e cravo. É produzida com malte de trigo e cevada e refermentada na própria garrafa.

Paulaner Oktoberfest

Reprodução

Uma das cervejas oficiais da celebração de Munique, a Paulaner Oktoberfest leva um amarelo claro, com bastante formação de espuma e aromas de malte e cereais. Tem o amargor médio e um equilíbrio entre malte e lúpulo no paladar. Fácil de beber, você pode tranquilamente consumir nos clássicos copos de 1 litro, outra tradição Alemã.

Eisenbahn Oktoberfest (5,7% ABV)

Reprodução

A primeira cerveja brasileira do estilo Oktobesfest tem coloração dourada mais forte e sabor intenso e adocicado de malte, acompanhando um amargor evidente de lúpulo.

Brooklyn Oktoberfest (5,5% ABV)

Reprodução

A versão norte-americana para a festa foge um pouco das características do estilo. A coloração é âmbar com espuma de curta duração. O aroma revela malte torrado e caramelo.

Hofbräu Oktoberfestbier (5,7% ABV)

Reprodução

Dourada e com boa formação de espuma, o rótulo lembra bastante uma pilsen alemã, mas com uma presença forte de lúpulo. Uma bebida bem encorpada e refrescante.

Bamberg Oktoberfest Die Wiesn (5,7% ABV)

cervejas oktoberfest 10 bamberg oktoberfest
De coloração âmbar, cristalina, com boa formação e persistência na espuma, a cerveja traz no aroma de casca de pão, caramelo, frutas secas e biscoito. No sabor, biscoito e caramelo, provenientes do malte, são equilibrados pelo amargor do lúpulo.

Horny Goat Oktoberfest (5,6% ABV)

cerveja october

A cervejaria norte-americana Horny Goat fez um rótulo para a festa alemã mais popular do mundo. Com notas de caramelo e biscoito, uma grande quantidade de lúpulo alemão foi adicionada na receita, deixando ela com maior potencial de amargor e bem equilibrada.

Cervejas para celebrar o Oktoberfest:

Oettinger Pils (4,7% ABV)

Reprodução

Estilo – German Pilsner
Essa é a pilsen Alemã e, assim como cá, também o tipo de cerveja mais consumido no país. Conservando as leis de Pureza Alemã, ela é um puro malte, com amargor pronunciado e servida em copos de tulipa. Na Alemanha, ela é muito popular por ser vendida a 35 centavos de euro a garrafa de meio litro.

DAB Original Dortmunder (5% ABV)

DAB Original Cervejas da Oktoberfest

Estilo – Dortmunder Export
Do estilo Dortmunder Export (produzido na cidade de Dortmund), é um símbolo da cultura cervejeira alemã. Tem a cor dourada brilhante, amargor pronunciado e notas de lúpulo.

Wernesgrüner Pils (4,9% ABV)

Reprodução

Estilo – German Pilsner
Outra clássica do estilo pilsen, esta tem coloração dourada, delicadamente amarga, refrescante, com um acentuado sabor de lúpulo. É uma cerveja mais amarga e encorpada que as cervejas comerciais que se dizem pilsen no Brasil.

Rasen Bier Dunkel (4,8% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo – Dunkel
Seguinda a Lei de Pureza Alemã, é uma cerveja escura que possui 4 tipos diferentes de maltes e 2 de lúpulo em sua receita. Tem aroma torrado e de caramelo, no paladar um café pronunciado, um leve amargor de lúpulo e dulçor no final.

Bamberg Rauchbier (5,2% ABV)

Leonardo Filomeno

Estilo – Rauchbier
A premiada cerveja brasileira entra na lista por representar um estilo alemão e estar presente na Oktoberfest de Blumenau. O grande destaque é o aroma e sabor defumado da cerveja, que domina a bebida e encaminha para acompanhar pratos fortes, como feijoada, embutidos e carnes de porco.

Hofbräu Original (5,1% ABV)

Reprodução

Estilo – Munich Helles
Fabricada em uma das cervejarias mais famosas do mundo, o rótulo traz a atmosfera de Munique. Refrescante, levemente amarga e picante, é produzida de acordo com a Lei de Pureza, sem aditivos químicos, corantes, conservadores ou cereais não maltados.

Aecht Schlenkerla (5,2% ABV)

Reprodução

Estilo – Rauchbier
Fabricada desde 1678, na cidade de Bamberg, é considerada a mais tradicional do estilo rauchbier da Alemanha. Cerveja bem escura, aromática, de fermentação inferior, feita 100% de maltes defumados. Por seu sabor que divide opiniões, já ganhou prêmios em categorias que variam de “a mais esquisita cerveja do mundo” a “melhor especialidade culinária”.

Bierland Vienna (5,4% ABV)

Reprodução

Estilo – Vienna Lager
Com o prêmio de melhor Amber/Vienna Lager no World Beer Awards 2013, a cerveja é presença garantida na Oktoberfest de Blumenau. Ela conta com três tipos de malte de cevada, conferindo uma coloração avermelhada e notas de caramelo. Aroma floral e cítrico do três lúpulos utilizados, sabor de malte e persistente amargor.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »