Cervejarias dinamarquesas Ugly Duck e Midtfyns Brewery chegam ao país

A Get Your Beer é a responsável por trazer os rótulos para o país

Apesar de não ser uma das escolas cervejeiras e de pouca popularidade com o assunto, a Dinamarca prova que pode, sim, produzir boas cervejas. Para provar isto, a distribuidora Get Your Beer acaba de trazer para o país duas cervejarias dinamarquesas: a Ugly Duck Brewery e a Midtfyns Brewery.

As duas são bem ranqueadas no Ratebeer, o site especializado em avaliações públicas de cervejas artesanais. Fomos conhecer de perto os rótulos que desembarcaram no país, em uma quase maratona de degustação, envolvendo 12 rótulos.

Conheça um pouco da história de cada uma das cervejarias e o que elas trouxeram para aqui:

Midtfyns Brewery

cervejas dinamarquesas 2
Fundada em 2004, foi instalado em um antigo açougue em Brobyvaerk. Em 2006, a cervejaria passou a ser dirigida por Eddie Szweda, que ainda é dono da cervejaria e revolucionou o mercado da Dinamarca com suas receitas Imperial Stout (Eleita a melhor cerveja do país em 2007), IPA, Double IPA, Påskebryg, Jule Ale e Jule Stout.

Sua popularidade cresceu através da sua qualidade e rótulos polêmicos relacionados a outros fenômenos culturais, como a cerveja do filme “Coração Valente”, em que aparece Mel Gibson mostrando a bunda. Eles foram obrigados a tirar do mercado devido á um processo judicial com o estúdio.

A cerveja do time de futebol Arsenal que é reconhecida pelo clube e servida em pubs na Inglaterra e também a cerveja “Ghost” com Bhut Jolokia do canal do especialista em pimenta “Chilli Klaus”.

No verão de 2013, Midtfyns Brewery foi transferida do açougue em Brobyvaerk, para instalações mais modernas em Årslev, que também incluiu a instalação de um novo e moderno sistema de fabricação de cerveja, nos últimos anos a cervejaria tem grande destaque no cenário internacional, diversos prêmios na Dinamarca e colaborativas com outras cervejarias como o caso da X-Porter feita com a holandesa “De Molen”.

Rótulos disponíveis no Brasil

Midtfyns Bryghus / De Molen X-Porter – Cerveja escura – Estilo: Imperial Baltic Porter – 99 RATEBEER
Teor alcoólico: 8%

Midtfyns Imperial Stout – Cerveja escura – Estilo: Imperial Stout – 99 RATEBEER
Teor alcoólico: 9,5%

Midtfyns Double Ipa – Cerveja Clara – Estilo: Double IPA (India Pale Ale) – 95 RATEBEER
Teor alcoólico: 9,2%

Midtfyns India Pale Ale – Cerveja Clara – Estilo: India Pale Ale – 86 RATEBEER
Teor alcoólico: 7.3%

Midtfyns Barley Wine – Cerveja escura – Estilo: Barley Wine – 93 RATEBEER
Teor alcoólico: 10%

Midtfyns Rough Snuff – Cerveja Clara – Estilo: Belgian Dark Strong Ale – 83 RATEBEER
Teor alcoólico: 9,3%

As minhas preferidas: curti muito a Imperial Stout, cerveja envelhecida em barris de carvalho por 8 meses. Outra que chamou a atenção foi a Barley Wine, uma cerveja de guarda com aroma de mel, coco, caramelo e figo. Um ótimo rótulo para ser apreciado em uma tarde tranquila, deixando o líquido ganhar a temperatura ambiente no copo.

Ugly Duck Brewery

cervejas dinamarquesas 3
Desde 1987 a Indslev Bryggeri é uma das cervejarias mais clássicas do mercado da Dinamarca, em 2006 inovaram decidindo fazer somente cervejas com trigo e insumos diferenciados, com isso chegaram a maestria neste estilo, mas após 2012 sentiram a necessidade de inovar, se recriar e abusar, adicionando uma nova marca e um novo portfólio.

Esta marca é a Ugly Duck Brewery que funciona como um playground para as ideias ousadas, que, até agora, eram impossíveis de realizar. Claro, algumas delas selvagem, mas de acordo com a cervejaria “essa é a beleza de tudo – não há limites!”, com grande referência a escola cervejeira e cultura norte-americana, seus rótulos homenageiam desde seriados de televisão dos anos 70, grandes atrizes como também critica figuras políticas unilaterais.

Rótulos disponíveis no Brasil

Amarillo & Citra – Cerveja clara – Estilo: American IPA (India Pale Ale) – 93 RATEBEER
Teor alcoólico: 5.9%

Hop Devil – Cerveja clara – Estilo Double IPA (India Pale Ale) – 95 RATEBEER
Teor alcoólico: 7,5%

Imperial Vanilla Coffe Porter – Cerveja escura – Estilo: Imperial Porter – 97 RATEBEER
Teor alcoólico: 10%

Putin – Cerveja escura – Estilo: Imperial Wheat Stout – 94 RATEBEER
Teor alcoólico: 8.9%

Miami Vice – Cerveja Clara – Estilo: American Pale Ale -88 RATEBEER
Teor alcoólico: 4.8%

Foxy Brown – Cerveja escura – Estilo: American Brown Ale – 81 RATEBEER
Teor alcoólico: 5.9%

As minhas preferidas: confesso que achei que os rótulos da Ugly Duck se destacaram mais do que o da Midtfyns. Além de serem bem sacados, fazendo referência a coisas da cultura norte-americana (filmes e seriados).

Fiquei impressionado com a Hob Devil, uma double IPA que tem um sabor cítrico, somado a notas de manga, com um leve condimentado. A outra que fiquei fascinado foi a Imperial Vanilla Coffe Porter, onde tive a impressão de estar tomando, literalmente, um café de expresso gelado. Chocolate e baunilha ainda são observados no aroma desta cerveja com 10% de álcool.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »