Beber casualmente é pior do que beber com moderação todos os dias

Risco é maior para o primeiro caso, mesmo que a quantidade seja a mesma

O velho dilema de quem gosta de tomar umas ou outras parece que tem uma resposta, surpreendente. Pesquisadores da Universidade do Texas, EUA, concluíram que exagerar na bebida alcoólica de vez em quando é mais perigoso à saúde do que beber diariamente, mas com moderação.

O estudo aponta que isto acontece mesmo que a quantidade média de álcool ingerida em um determinado período seja a mesma nos dois casos. A pesquisa será publicadada no periódico de maio Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

O resultado mostra a importância de priorizar os padrões de consumo de bebida alcoólica mais do que na quantidade de álcool que uma pessoa ingere em um semana ou um mês, por exemplo.

Beber casualmente é pior do que beber com moderação todos os dias

“Episódios de consumo exagerado de álcool estão cada vez mais sendo reconhecidos como um importante problema de saúde pública”, diz Charles Holahan, professor de psicologia e coordenador do estudo.

O estudo se baseou em dados de um estudo feito ao longo de vinte anos sobre o consumo de bebida alcoólica e os problemas associados a ela. Ao todo, foram avaliadas 446 pessoas de 55 a 65 anos que consumiam álcool moderadamente, sendo que 74 delas exageravam na dose de vez em quando. E, segundo os resultados, foi esse grupo que apresentou um maior risco de morte ao longo do período do estudo.

“O risco de mortalidade aumentou entre adultos que têm episódios de consumo exagerado de bebida, mesmo se a média de ingestão de álcool deles é moderada”, diz Charles Holahan, professor de psicologia na Universidade do Texas em Austin e coordenador do estudo. “Essa conclusão demonstra que, entre pessoas com mais de 50 anos, os padrões de consumo de bebida devem ser considerados junto com a quantidade de álcool ingerida para entender os efeitos da bebida sobre a saúde.”

Por isso, beba todo dia e moderadamente e evite os porres ocasionais de fim de semana.

Fonte: BBC

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »