A receita das cervejas de Barack Obama, fabricada na Casa Branca

Da mesma forma como Lula não rejeitava uma ‘marvada’ no palácio da Alvorada, o presidente norte-americano é tão fanático pelo fermentado de cevada e lúpulo que comprou, por conta própria, uma mini-cervejaria e a instalou na Casa Branca, para produção artesanal das cervejas de Barack Obama.

Conheça as cervejas de Barack Obama

Não só isso, ele faz questão de usar a bebida em diversas ocasiões na sua carreira de estadista. Já usou ela para fazer as pazes entre um professor negro e o policial branco que o prendera; tomou chope escuro na cidade de onde a família da mãe dele; e, em uma feira popular, a multidão em vez de desejar a ele mais quatro anos na presidência (four more years), cantou four more beers (mais quatro cervejas).

Depois que foi revelado que Barack Obama não só curtia cerveja como tinha uma produção própria dentro da Casa Branca, grande pressão popular se formou para conhecer o segredo e a receita da cerveja produzida artesanalmente por lá.

Para não comprometer a campanha de reeleição do presidente, e saciar o questionamento que teria ido parar até na justiça, no sábado, 1 de setembro, foi revelado a tão esperada receita da “White House Honey Ale”, fabricada por iniciativa de Obama, feita a partir do mel das abelhas criadas nos jardins da residência presidencial. São três tipos de cerveja, para consumo exclusivo de Obama e seus convidados.

“Inspirado no fato de que todos os países produzem suas próprias cervejas domésticas, o presidente Obama comprou no último ano um equipamento de fabricação para a cozinha”, indicou a mensagem do principal chef da Casa Branca, Sam Kass. “Depois dos primeiros barris, ganhamos algumas receitas excelentes de uma cervejaria local. Também recebemos sugestões de alguns empregados da Casa Branca que fabricam suas próprias cervejas, os quais nos ajudaram a corrigir e melhorar a nossa”, completa.

As cervejas, chamada White House Honey Ale e White House Honey Porter, iniciaram sua fabricação em 2011. Confira como são feitas duas das cervejas de Barack Obama

White House Honey Porter

Ingredientes:
1,5 kg de extrato de malte sem lúpulo
320 g de Munick Malt
450 g de malte 20 crystal
168 g de malte preto
84 gramas de malte chocolate
450 g de mel
280 gramas de amargor de lúpulo
20 g de lúpulo com aroma Hallertaur
1 pacote de fermento seco Nottingham
3/4 xícara de açúcar de milho para o engarrafamento

Modo de preparo
1. Em uma panela, adicione os grãos para 2,5 litros de água a 75 graus. Misture bem e baixe a temperatura para 68 graus. Deixe a mistura no fogo por 45 minutos. Enquanto isso, esquente dois litros de água a 75 graus, em uma panela grande.
2. Coe a mistura e depois, acrescente dois litros de água quente.  Descarte os grãos e leve a mistura para o fogo.
3. Adicione as 2 latas de extrato de malte e mel no pote. Mexa bem.
4. Deixe ferver durante uma hora. Adicione metade do amargor de lúpulo na marca de 15 minutos, a outra metade deverá ser adicionada aos 30 minutos. Quando já estiver perto da marca de uma hora, acrescente o aroma de lúpulo.
5. Separe e deixe descansar por 15 minutos.
6. Pegue 2 litros de água gelada e adicione o fermento seco. Depois, junte o mosto quente. Se necessário, cubra complete até chegar à marca de 5 litros. Colocar num banho de gelo para que a temperatura baixe para 23 graus.
7. Deixe fermentar à temperatura ambiente de 3 a 4 dias.
8. Para engarrafar faça uma mistura no fogão com uma xícara de água estéril e ¾ de uma xícara de açúcar priming. Deixe ferver por 5 minutos. Despeje a mistura na cerveja fermentada, coloque o líquido em garrafas e deixe descansar por uma ou duas semanas a 23 graus.

Veja a receita das cervejas de Barack Obama

White House Honey Ale

Ingredientes
1,5 kg de extrato de malte luz
450 g de extrato seco de malte
370 g de malte crysta lâmbar
250 g Bisquit Malt
450 g de mel
50 g de Kent Goldings Hop
50 g Fuggles granulados
2 colheres de chá de gesso
1 pacote de fermento seco Windsor
¾ xícara de açúcar de milho para o priming

Modo de preparo
1. Em uma panela, coloque os grãos em 1,5 litros de água estéril a 68 graus. Deixe ferver por meia hora e depois, retire os grãos.
2. Adicione as duas latas de extrato de malte e extrato seco e deixe ferver.
3. Para o primeiro aroma, adicione a  50 g Kent Goldings e 2 colheres de chá de gesso. Deixe ferver por 45 minutos.
4. Para o segundo aroma, adicionar os 20 g de granulados Fuggles perto dos 45 minutos.
5. Adicione o mel e deixe ferver por mais 5 minutos.
6. Coloque 2 litros de água gelada estéril no fermentador primário e adicione o mosto quente. Cubra com mais água para o total de 5 litros.
7. Deixe fermentar à temperatura ambiente cerca de 7 dias
8. Passe para um fermentador secundário, e deixe fermentar por mais 14 dias.
9. Para engarrafar, dissolva o açúcar de milho em 2 litros de água fervente por 15 minutos. Despeje a mistura em um balde de engarrafamento vazio. Sifão a cerveja do fermentador por cima. Distribua uniformemente o açúcar priming. Deixe descansar de  duas a três semanas em temperatura ambiente.

Fonte: Exame e Terra

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »